TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posições anatômicas, planos, eixos e aparelho locomotor humano

Por:   •  24/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  2.305 Visualizações

Página 1 de 5

Posições anatômicas, planos, eixos e aparelho locomotor humano.

 

 A posição anatômica do corpo é uma postura ereta, face para frente, braços dos lados, palmas das mãos para frente com os dedos e polegares em extensão, calcanhares unidos, olhos voltados para o horizonte. Essa é a posição que sempre vemos em todas as representações do corpo, independente do sistema ou órgão que esteja sendo abordado.

   A chamada "Posição Anatômica" é tomada na disciplina de Anatomia Humana como posição do corpo que permite o melhor estudo e a referência da posição de cada uma das estruturas presentes. Juntamente com os planos anatômicos, podemos ter a referência da localização de certo órgão, tecido, membro ou outra estrutura. São conceitos necessários como introdução ao estudo da Anatomia Humana, e somente pode-se partir para o estudo das estruturas após o entendimento das Posições e Planos Anatômicos.       A posição anatômica tomada como referência, sendo a base de todos os estudos do corpo.

  O corpo humano na posição anatômica pode ser dividido em conceitualmente em planos:

  Plano Sagital ou Medial - É aquele que dividiria o corpo em duas metades: esquerda e direita. Nome derivado da direção da sutura sagital do crânio. O movimento que o corpo faz nesse plano denomina-se flexão (para frente) e extensão (para trás).

  Plano Coronal ou frontal - É aquele que divide o corpo em partes anterior e posterior. Seu nome deriva da direção da sutura coronal do crânio. É o plano que realizam os movimentos visíveis de frente. Adução (linha mediana do corpo), Abdução (longe da linha mediana do corpo). Para o tronco e o pescoço, um movimento no plano frontal denomina-se inclinação lateral.

  Plano Transversal - É aquele que dividiria o corpo em partes superior e inferior.  O ponto no qual os três planos medianos do corpo interseccionam-se é o centro de gravidade. Movimento Rotação Lateral (para fora, lateralmente), Rotação Medial (para dentro, medialmente), Pronação e supinação (para o antebraço).

  Quando é observado o movimento do corpo humano, aplica-se o conhecimento de eixo. Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos. Lembrando que estes planos e eixos serão sempre aplicados nas partes do corpo humano que permitem graus de movimentos amplos.

  O conhecimento desses eixos e planos é importante na avaliação cinético-funcional, bem como na realização de testes e análise dos movimentos, o que torna mais precisa a base da elaboração do programa de atividades. É através também desses planos e eixos que melhor localizamos as partes do corpo.

  A principal importância da posição anatômica e do conhecimento dos planos e eixos para o estudo do corpo humano é a descrição e documentações de padronização, o uso destes termos possibilita a comunicação clara e objetiva entre os profissionais da área de saúde.

  O sistema locomotor é formado pela combinação de dois sistemas, que atuam juntos para garantir uma grande quantidade de movimentos: o sistema muscular e o sistema esquelético. Sem esses sistemas seria impossível nos alimentar, ir para novos ambientes, reproduzir, entre diversas outras funções importantes.

  O sistema muscular é formado por músculos, estruturas compostas por tecidos musculares. A principal característica desses tecidos é a capacidade de contração, que pode ser voluntária ou involuntária dependendo do tipo em questão. Existem três tipos de tecido muscular: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado.

  Apesar de existirem diferentes tipos de tecidos musculares, apenas um está relacionado com a movimentação do corpo e nossa postura: o tecido muscular esquelético. Os músculos esqueléticos constituem praticamente 40% de todo o peso do nosso corpo, sendo, portanto, a maior parte da musculatura do nosso organismo. O tecido muscular esquelético permite que façamos movimentos simples, como mover os olhos, e complexos, como os saltos graciosos, porém difíceis, dos ginastas.

  O tecido muscular esquelético está ligado aos ossos e só se contrai após estímulos desencadeados por terminações nervosas ligadas a cada fibra muscular. A fibra muscular, também chamada de miócito, é a unidade fundamental do músculo esquelético e é uma estrutura alongada formada por miofibrilas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com