TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR (PNHAH)

Seminário: PROGRAMA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR (PNHAH). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Seminário  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  1.695 Visualizações

Página 1 de 5

PROGRAMA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR (PNHAH)

Foi criado em 1997 pelo Ministério da Saúde um Programa Nacional de Educação Continuada em Dor e Cuidados Paliativos para os Profissionais da Saúde. Isso visava uma abordagem não apenas técnica, mas, sobretudo humana para a questão do sofrimento.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 4,5 milhões de pacientes em países em desenvolvimento e desenvolvidos morrem anualmente sem receber tratamento da dor e sem que lhes sejam considerados outros sintomas tão prevalecentes quanto à dor e que também causam sofrimento.

Em 2000, o Ministério da Saúde, sensibilizado pelo número significativo de queixas dos usuários referentes aos maus tratos nos hospitais, tomou a iniciativa de convidar profissionais da área de saúde mental para elaborar uma proposta de trabalho voltada à humanização dos serviços hospitalares e de saúde. Estes profissionais constituíram um Comitê Técnico que elaborou um Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), com o objetivo de promover uma mudança de cultura no atendimento de saúde no Brasil.

O PNHAH propõe um conjunto de ações integradas que visam mudar substancialmente o padrão de assistência ao usuário nos hospitais públicos do Brasil, melhorando a qualidade e a eficácia dos serviços hoje prestados por estas instituições. Seu objetivo fundamental é aprimorar as relações entre profissionais de saúde e usuários, dos profissionais entre si, e do hospital com a comunidade como já foi mencionado.

A implantação do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar foi resultado do esforço integrado do Ministério da Saúde, Secretarias estaduais e municipais e entidades da sociedade civil. De 2000 ao final de 2002, o Programa deveria ter atingido um conjunto de cerca de quatrocentos e cinqüenta hospitais.

Através de normas e orientações o PNHAH se propunha a promover uma requalificação dos hospitais públicos, valorizando assim a dimensão humana e subjetiva presente em todo ato de assistência à saúde. Com este intuito, o Ministério da Saúde concederia o título de "Hospital Humanizado", pelo prazo de um ano, aos hospitais cujo padrão de assistência e funcionamento global esteja em conformidade com os indicadores de humanização e os princípios e diretrizes do PNHAH.

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais foi um dos primeiros hospitais a fazer parte, oficialmente e sistematicamente, do Programa Nacional de Humanização na Assistência do Ministério da Saúde. Ainda em 2000, foi formada no HC da UFMG uma comissão para sua viabilização e o Programa foi instituído pela Diretoria.

Por outro lado, a despeito das elogiosas iniciativas institucionais em relação à humanização do atendimento em saúde, a maiores esperanças e expectativas não estão na intervenção do governo, mas, sobretudo, nas escolas de formação dos profissionais da saúde.

A formação de profissionais da saúde deve contemplar uma visão antropológica do ser humano, muito além do aspecto fisiopatológico, muito além da formação técno-científica vigente.

7 O CUIDADO HUMANIZADO

O cuidar humanizado implica, por parte do cuidador, a compreensão do significado da vida, a capacidade de perceber e compreender a si mesmo e ao outro, situado no mundo e sujeito de sua própria historia.

O processo de cuidar é a forma como se dá o cuidado. Cuidar é mais que um ato, é uma atitude, portanto abrange mais que um momento de atenção e zelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.

O grande desafio dos profissionais da saúde é cuidar do ser humano na sua totalidade, exercendo uma ação preferencial em relação à sua dor e ao seu sofrimento, nas dimensões físicas, psíquicas, social e espiritual, com competência técno-científica humana. “Quem cuida e se deixar tocar pelo sofrimento humano tornando-se um radar de alta sensibilidade, se humaniza no processo, podendo ir além do conhecimento cientifico, a uma preciosa chance e o privilegio de crescer em sabedoria”.

O cuidado relacionado ao profissional de enfermagem refere-se às ações que ele dispensa ao paciente pelos diversos elementos da equipe da qual faz parte. Essas ações, de acordo com a sua natureza, classificam-se em ações da área técnica ou instrumental, que englobam os cuidados físicos e terapêuticos e que correspondem as atividades técnicas da assistência de enfermagem (higiene corporal, manutenção do conforto e integridade física, terapêutica), bem como as ações da área expressiva, que englobam atividades relativas à manutenção do equilíbrio emocional do paciente e dizem respeito ao aspecto humano do relacionamento enfermeiro-paciente.

O cuidado com o ser humano deve se manifestar em atitudes que valorizem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com