TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Limpeza

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A saúde do trabalhador, e particularmente a do gari, se constitui em caráter de atenção em nível de saúde pública. Um dos aspectos que deve ser avaliados no que diz respeito à saúde do gari é a exposição dos riscos de trabalho a que estes se encontram submetidos, assim como a disposição inadequada de resíduos sólidos que é uma das causadoras do aumento destes riscos.

Estes resíduos sólidos urbanos, ou lixos orgânicos e inorgânicos são acumulados de forma contínua no ambiente, isso favorece a proliferação de animais que podem se tornar focos de reservatórios de agentes causadores de doenças. Tudo que ameaçam a população, a degradação pela ação conjunta de mecanismos físicos, químicos e biológicos, resultando em vetores de poluição, como a contaminação de águas subterrâneas e superficiais e a contaminação do solo (Phillip Jr, 2005).

Embora não existam dúvidas de que é imprescindível a atividade de limpeza urbana para o meio ambiente e para saúde da comunidade, esta nem sempre é valorizada, o que reflete na ausência de ações efetivas para com os colaboradores da limpeza pública no que diz respeito à segurança destes. Nem sempre lhes são oferecidos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) adequados para a execução de seu trabalho, bem como o manejo ideal dos resíduos, o que é de suma importância para a prevenção de riscos.

No entanto, segundo Haag (2001), mesmo aqueles colaboradores que possuem a consciência dos prejuízos a sua saúde e de saberem como preveni-los, devido às más condições de trabalho e a política do fator nocivo como complemento salarial, eles freiam suas reivindicações e aceitam trabalhar em qualquer condição de trabalho que lhe são ofertadas, deixando de lado os riscos a que estão sujeitos e as consequências destes. Esses riscos são classificados, segundo a autora já citada, em físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e psicossociais. Entretanto, alguns autores ainda referem os riscos de acidentes, sendo estes aos que o exercício diário da atividade de gari está mais sujeito.    

Assim, a segurança do trabalho pode ser observada como um conjunto de medidas adotadas visando à minimização dos acidentes na rotina diária, as doenças ocupacionais e os acidentes, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho dos colaboradores.

Mediante a esses dados o projeto social denominado “Limpando com Saúde” propõe a conscientização dos colaboradores da limpeza pública à importância e adesão do uso de EPI’s e conhecimento em relação aos riscos de trabalho. Lança-se mão de exposição de temas e práticas voltadas para o esclarecimento e sensibilização do público alvo a partir de orientações como: riscos que envolvem a profissão de gari e o correto uso de EPI’s como forma de prevenção e promoção da saúde.  

O projeto promovido pela Profª e alunos da disciplina de Ecologia e Saúde Ambiental do sexto período do Curso de Enfermagem da Faculdade do Maranhão (FACAM) busca contribuir de forma significativa para a melhoria da Saúde Pública a partir conscientização dos colaboradores da limpeza pública do município de São Luís. O projeto será desenvolvido na LIMPEL, localizada na Estrada Velha Colégio Agrícola, nº 4, Vila Esperança, São Luís – MA, no dia 06 de maio do corrente ano.

 


2 OBJETIVOS

2.1 Geral

         Promover ações favoráveis à melhoria das condições de vida e saúde aos colaboradores da limpeza pública do município de São Luís, com o intuito de conscientizar estes quanto aos riscos a que estão sujeitos e a necessidade do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI’s).

2.2 Específicos

  • Desenvolver entrevista com os colaboradores da limpeza pública objetivando o conhecimento dos possíveis riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidente a que estes estão sujeitos;
  • Promover a educação e a sensibilização do público alvo;
  • Orientar sobre assuntos referentes, como: riscos de trabalho e uso de EPI’s;
  • Quantificar e avaliar os dados obtidos;
  • Avaliar posteriormente o projeto desenvolvido;
  • Identificar doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho;
  • Realizar aferição de pressão arterial e glicemia capilar, bem como das medidas antropométricas.

3 PÚBLICO ALVO

Compreende colaboradores da limpeza pública da LIMPEL, localizada na Estrada Velha Colégio Agrícola, nº 4, Vila Esperança, São Luís – MA.

4 MATERIAIS E MÉTODOS

4.1 Área de Estudo

O Projeto “Limpando com Saúde” será desenvolvido na LIMPEL localizada na Estrada Velha Colégio Agrícola, nº 4, Vila Esperança, São Luís – MA, atendendo aos trabalhadores desta empresa. A LIMPEL é uma empresa especializada em limpeza urbana e comprometida com a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.

4.2 Metodologia

        O desenvolvimento do projeto (Limpando com Saúde), de cunho social, sem fins lucrativos, contará com a colaboração de 6 alunos de graduação em enfermagem, assim como da Profª orientadora do projeto, Flávia Helena Cabral Silva (Bióloga).

         


5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

        

Atividade

Mês

Março

Abril

Maio

10

15

16

15

18

19

06

09

10

13

Definição da temática do projeto

Levantamento Bibliográfico

Visita a LIMPEL

Organização do projeto

Montagem das palestras

Aplicação de questionário

Análise dos dados obtidos

Construção do artigo científico


 

REFERÊNCIAS

 

ABEQ, Associação Brasileira de Engenharia Química. Lixão afeta meio ambiente em todo o estado de Alagoas, 2001. Disponível em: Acesso em: 17 mar. 2011.

CASTRO, A. G.; DUARTE, A.; SANTOS, T. R. O ambiente e a saúde. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.

IDEC, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Lixo: um grave problema do mundo moderno, 2001. Disponível em: http://www.idec.org.br/biblioteca/mcs_lixo. Acesso em: 17 mar. 2011.

HAAG, G. S; LOPES, M. J. M.; SCHUCK, J. S. A enfermagem e a saúde dos trabalhadores. 2 ed. Goiânia: AB, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com