TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Limpeza Urbana

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA

KELLI MOREIRA

Estudo de caso:

Liderança Feminina e equidade de gênero: O que leva uma organização engajada em política de equidade de gênero a não conseguir implementá-la?

VITORIA DA CONQUISTA

ABRIL 2017

Desafios do estudo de caso:

  1. A empresa pública XPTO possui políticas de valorização da diversidade e equidade de gênero e está fortemente engajada em programas de empreendedorismo feminino e geração de trabalho e renda. Como essas ações refletiram na seleção do empregado para ocupar a vaga de Gestor Regional do Sudeste?

Resposta:

Pelo que se pode observar as políticas de equidade de gêneros da empresa publica XPTO, não saiu do papel e não refletiu muito na seleção do empregado. Pode se observar que já começa com o maior numero de homens na bancada avaliadora, deveria ser igual ambos os sexos.

O João Souza, Raimundo Braga e o Alfredo Lima, talvez todos os funcionários e colaboradores da empresa, deveriam passar por um processo de reciclagem sobre missão, valores, visão e políticas da empresa, a partir do momento que um colaborador toma uma decisão de inserir na empresa outro colaborador, que não seja tão apto, com os pré-requisito da empresa, levando em considerações questões como : (ser mulher, ser mãe de dois menores, esta recém separada, pretensão de ter filhos, recém casada) eles não  estão  pensando no desempenho da  empresa, e sim em ter mais uma pessoa do sexo masculino nos cargos altos da empresa, podendo futuramente vim a trazer danos para a empresa.  

  1. Considerando o compromisso do Banco XPTO com a valorização da diversidade e com os programas que incentivam o empreendedorismo feminino, o que você faria para assegurar a presença igualitária de homens e mulheres nos cargos de liderança? Justifique.

Resposta:

É preciso desconstruir os estereótipos de gêneros ( desfazer a imagem fragilizada e sensível da mulher). Prevenção a piadas de cunho sexista, é importante que as empresas assegure a integridade física moral e intelectual das mulheres ocupantes de cargos superiores, transmitindo segurança e empoderamento as mesma, o que certamente gerara  resultados  positivos para a empresa.

Facilitar o ingresso feminino em qualquer setor cuja as  mesmas são  habilitadas para liderar, trazendo uma política igualitária para ambos os sexo de desde que sejam capacitados para realização do quer for proposto.

  1. Qual o candidato que você escolheria para assumir o cargo de Gestor Regional do Sudeste, caso você integrasse a banca examinadora do processo seletivo? Justifique.

Resposta:

Escolheria a Ana Guedes.

Primeiro por ela ter obtido melhor colocação nos requisitos de avaliação (controle emocional, disponibilidade, educação continuada, foco nos resultados, inovação e criatividade, liderança, motivação negociação, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe,visão sistemática) para ocupação da vaga, por está concluindo um doutorado em gestão de empresas, mostra esta atualizada em relação à qualificação, tendências de marcado, negócios, diferente do escolhido que fez uma pós graduação há  dez anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com