TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré-pojeto

Por:   •  3/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADES INTEGRADAS AVM

 COMISSÃO CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

PAULA ROSA DE OLIVEIRA DO NASCIMENTO

A importância da lavagem das mãos para redução da infecção hospitalar.

RIO DE JANEIRO

2014

FACULDADES INTEGRADAS AVM

 COMISSÃO CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

PAULA ROSA DE OLIVEIRA DO NASCIMENTO

A importância da lavagem das mãos para redução da infecção hospitalar.

          Projeto de pesquisa apresentado à AVM Faculdade Integrada como parte integrante do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica. Tendo como orientadora Denise Raposo.

Rio de Janeiro

2014

[pic 1]


1 – INTRODUÇÃO:

               A infecção hospitalar se caracteriza pelo desenvolvimento de microorganismos após a internação de um cliente no ambiente hospitalar. A forma mais comum de ocorrer a infecção hospitalar é através do contato pelas mãos e a forma mais fácil de evita-la é através da higienização das mãos.( ANVISA, 2002).

              A enfermagem é a equipe que mais tempo encontra-se à beira do leito do cliente e é da competência do enfermeiro a avaliação da assistência prestada, sendo que o resultado desta avaliação implica muitas vezes na decisão da assistência do dia seguinte, portanto, se no decorrer do dia houver falhas em uma decisão, isso poderá ocasionar uma situação grave, por isso o enfermeiro engloba o conhecimento profundo das necessidades dos clientes no que se refere a doença e suas consequências. Dessa forma, a equipe de enfermagem deve ser orientada pelo seu líder sempre que necessário, de maneira que esteja em sintonia com o mesmo e disposta a prestar uma assistência de qualidade e livre de riscos (MALIK, 2006).

             As mãos constituem a principal, via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos clientes, pois, a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele) ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados (ANVISA, 2002).

             Uma prevenção bem sucedida, livre de complicações e infecções requer um comprometimento da equipe multiprofissional de saúde, para o desenvolvimento e monitoração dos padrões de cuidados com foco preventivo. Padrões de cuidados baseados na unidade e abordagem preventiva são importantes para assegurar uma avaliação e intervenção precoce sejam realizadas para todos os clientes. A avaliação continua desses padrões através de monitoramento da melhora de qualidade é necessária para garantir que os resulta desejados aos clientes sejam obtidos.

Problema de pesquisa:      

  • Porque a lavagem das mãos é a principal forma de evitar infecção hospitalar? 

             

Justificativa:

             A opção por realizar uma pesquisa que aborde a necessidade da lavagem das mãos para evitar a propagação da infecção hospitalar surgiu por se tratar de um assunto que precisa estar sempre em evidencia entre os profissionais de saúde, pois, muitas vezes devido ao agito do plantão, as urgências, os imprevistos, ao cansaço devido uma carga horaria exaustiva de trabalho e entre outros motivos negligenciamos  atos como a lavagem das mãos. Uma atitude simples e barata que evita riscos ao cliente e aos profissionais de saúde, mas que requer técnica e a escolha da solução antisséptica adequada.

                  Acredito ser necessário que a abordagem da lavagem das mãos seja divulgada sempre, desde a formação acadêmica e por toda vida profissional, preparando profissionais para palestrar sobre o assunto dentro de sua unidade de trabalho, realizar cursos de atualização para os profissionais, demonstrar os microrganismos que se propagam quando entramos em contato com um meio contaminado e não realizamos a lavagem das mãos e  os riscos de infecção hospitalar cruzada.

                  A enfermagem é a equipe profissional que mais tempo está em contato com os clientes e precisam estar preparados para se protegerem de infecções hospitalares de contato e prevenir a infecção cruzada entre os clientes hospitalizados. Os enfermeiros como líderes devem aperfeiçoar seu aprendizado e levar o saber e orientações adequadas a todos aqueles que estão ao nosso redor, contribuindo para formar uma equipe multiprofissional com conhecimentos adequado. No entanto, devemos respaldar a assistência prestada pela enfermagem, baseados em bibliografias, pesquisa e no conhecimento técnico- científico.

                 Baseado no código de ética de enfermagem,  acredito que realizando essa pesquisa estarei cumprindo a responsabilidade profissional que inclui nos mantermos atualizados, ampliando nossos conhecimentos técnicos e científicos, em benefício da clientela e do desenvolvimento profissional. E prestar uma adequada assistência de enfermagem preventiva, diminui os riscos de complicações para os clientes.

Objetivo geral:

  • Identificar os principais agentes responsáveis pela contaminação de contato;
  • Identificar os principais produtos utilizados para lavagem das mãos no ambiente hospitalar;

Objetivo específico:

  • Identificar como a lavagem das mãos reduzem os índices de infecção hospitalar.  

2- Revisão de literatura

                     As infecções hospitalares (IH) são uma preocupação constante da equipe de saúde e principalmente da equipe de enfermagem, por ficar mais tempo em contato com o cliente e segundo Cintra, et al 2000, são definidas como infecções hospitalares adquiridas no hospital e que se manifestam durante a internação ou mesmo após a alta , desde que possam ser relacionadas a procedimentos realizados no hospital. Infecções em incubação no momento da admissão não são consideradas hospitalares a menos que sejam resultado de uma hospitalização prévia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com