TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA: VERIFICAÇÃO DA ASSITÊNCIA INTEGRAL À CRIANÇA PORTADORA DE DIABETES MELLITUS NA CIDADE DE VARGINHA - MG

Por:   •  28/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.712 Palavras (11 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA: VERIFICAÇÃO DA ASSITÊNCIA INTEGRAL À CRIANÇA PORTADORA DE DIABETES MELLITUS NA CIDADE DE VARGINHA - MG

 

Graduado em Enfermagem

Graduando em Administração

Varginha - MG

Outubro, 2014

RESUMO

O trabalho propõe discorrer sobre a análise epidemiológica de Diabetes Mellitus em crianças na cidade de Varginha - MG; correlacionando com a efetividade na implantação de políticas públicas de saúde com o fim de propiciar a melhora da qualidade de vida de seus portadores e de suas famílias. Além de analisar quais são as estratégias de intervenção utilizadas no âmbito da saúde pública no cuidado integral à criança portadora dessa doença. Pelo estudo pretende-se verificar se há detecção precoce do diabetes, preferencialmente na infância, e se há tratamento adequado que permita estabilizar a evolução do diabetes, prevenindo as complicações dele advindas, com vistas a concretizar o custo-efetividade no tratamento de maneira a garantir a distribuição, não só de medicamentos, como também de informação e acompanhamento a todos seus portadores. Para tanto, será utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo. Com isso, a conjugação dos raciocínios dedutivo e indutivo, o primeiro que passa tanto pelas leis e teorias existentes sobre assistência integral à criança portadora de Diabetes Mellitus já o segundo engloba os valores transparecidos pelos órgãos de saúde publica da cidade de Varginha somados aos das famílias dessas crianças.

Palavras-chave: Diabetes Mellitus. Assistência Integral. Criança. Igualdade. Saúde Pública.


1 INTRODUÇÃO

A saúde é direito de todos e dever do Estado, nos termos da Constituição Federal do Brasil, regulado pelos artigos 196 e seguintes. Cita-se, também, a Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/90 que preconiza o direito de todo cidadão de ser atendido pelo sistema público de saúde sempre que necessário para a proteção ou recuperação de sua saúde.

Pretende-se, assim, discorrer sobre a análise epidemiológica de Diabetes Mellitus em crianças na cidade de Varginha - MG; correlacionando com a efetividade na implantação de políticas públicas de saúde com o fim de propiciar a melhora da qualidade de vida de seus portadores e de suas famílias. Além de analisar quais são as estratégias de intervenção utilizadas no âmbito da saúde pública no cuidado integral à criança portadora dessa doença.

De forma que, o Diabetes Mellitus é uma doença crônica, marcada pelo comprometimento do metabolismo da glicose, cujo controle glicêmico impróprio resulta no aparecimento de graves complicações. Essa doença possui duas categorias: o tipo 1que é uma doença autoimune, isto é, que acontece quando o corpo passa a atacar o próprio organismo. Nele, o pâncreas deixa de produzir quantidade suficiente de insulina, o hormônio que ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue. E o tipo 2 que é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, seu portador pode ter uma resistência aos efeitos da insulina ou não produzi-la suficientemente para manter um nível de glicose normal.

Destarte, as intervenções terapêuticas do Diabetes visam ao minucioso controle da glicemia e de outras condições clínicas no sentido de prevenir ou retardar a progressão da doença. Por isso, a abordagem terapêutica deve ser multiprofissional, incluindo a assistência farmacêutica, o monitoramento da glicemia e outros parâmetros clínicos, como planejamento da atividade física e orientação alimentar.

Portanto, mister se faz a detecção precoce, preferencialmente na infância, e o tratamento adequado que permita estabilizar a evolução do diabetes, prevenindo as complicações dele advindas, com vistas a concretizar o custo-efetividade no tratamento de maneira a garantir a distribuição, não só de medicamentos, como também de informação e acompanhamento a todos seus portadores.

2 JUSTIFICATIVA

O Diabetes Mellitus é considerado um dos mais importantes males endócrino-metabólicos na infância, apresentando limitação e risco de vida ao portador por suas complicações cardiovasculares a longo prazo, de acordo com Rubin (2011).

Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) o panorama brasileiro para ocorrência de dessa doença é alarmante, uma vez que a estimativa para 2.030 no país era de 12,7 milhões de diabéticos. Em 2013, esse número já estava em 13,4 milhões de brasileiros com a doença, cujas principais causas são o sedentarismo, o aumento da obesidade e as dietas pouco saudáveis. Ao passo que o país é o quarto no mundo com o maior número de diabéticos, ficando atrás somente da China, Índia e Estados Unidos.

Ainda de acordo com a IDF, “o diabetes é um assassino global, rivalizando com o HIV/AIDS em seu alcance global. A doença mata mais de 4 milhões de pessoas por ano. Cada 7 segundos uma pessoa morre de causas relacionadas ao diabetes”.

Esse cenário demonstra a importância de intervenções preventivas que objetivem minimizar o aparecimento das principais complicações crônicas no diabético, por exemplo: cegueira, doença coronária, insuficiência renal, amputação de membros, etc. De modo a aumentar a expectativa e qualidade de vida do portador de diabetes.

Conforme consubstancia Vieira (2012), crianças e adolescentes são a faixa etária mais afetada pela Diabetes Mellitus tipo 1, sendo esta uma das doenças crônicas mais comuns da infância. Aproximadamente 20 de cada 100.000 crianças e adolescentes podem desenvolvê-la a cada ano.

Essa doença, por ser crônico-degenerativa, requer cuidados especiais e exige do paciente comportamento disciplinar que deve ser estimulado na criança com base na motivação para aprender, objetivando a educação continuada, já que requer tratamento por toda a vida.

Portanto, a verificação do trabalho de assistência integral à criança portadora dessa doença no Município de Varginha, preconiza a compreensão da integralidade do ser humano no processo saúde-doença.


OBJETIVOS

 Geral

Discorrer sobre a análise epidemiológica de Diabetes Mellitus em crianças na cidade de Varginha - MG; correlacionando com a efetividade na implantação de políticas públicas de saúde com o fim de propiciar a melhora da qualidade de vida de seus portadores e de suas famílias.

Específicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (200.8 Kb)   docx (306.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com