TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais seriam os sinais e sintomas clássicos da meningite meningocócica?

Por:   •  8/11/2021  •  Artigo  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Quais seriam os sinais e sintomas clássicos da meningite meningocócica?

A meningocócica é causada pela Neisseria meningitidis ou pelo meningococo e é uma das mais importantes do ponto de vista da saúde pública devido ao seu potencial epidêmico e a alta letalidade. A transmissão do meningococo ocorre por via direta mediata ou imediata, por meio de gotículas de secreções nasofaríngeas.

Os sinais e sintomas característicos no quadro são: febre, mal-estar, mialgia e anorexia, síndrome da hipertensão intracraniana (cefaleia intensa, náuseas e vômito em jato, zumbido, transtorno do equilíbrio, edema de papila), síndrome radicular (sinais de Kerning, Brudzinski e Leségue) e fotofobia

Qual seria o melhor método diagnóstico e qual a terapêutica utilizada nesta situação?

Além da anamnese e exame físico bem executado, deve-se realizar a punção liquórica (líquor), um hemograma completo, o coagulograma e avaliação da função renal.

O tratamento é composto por avaliação neurológica contínua, mantendo isolamento por gotículas, antibioticoterapia (penicilina, cefalosporinas de terceira geração), corticoterapia, reposição hidroelétrolítico, analgésicos e antipirético Suporte clínico: O manejo do paciente consiste em medidas de suporte (oxigenioterapia, ventilação mecânica, ressuscitação volêmica, drogas vasoativas, correção de distúrbios hidroeletrolíticos) Isolamento respiratório: Recomenda-se isolamento respiratório para gotículas por até 24 horas após início do tratamento.

Você, enquanto enfermeiro, teria quais cuidados com os acompanhantes e contactantes e com a equipe de enfermagem que está atendendo esta paciente?

Reforça a higiene das mãos, antes e após o contato com o paciente: EPI´s completos, óculos, máscara cirúrgica e avental.

O paciente deve ficar isolado em um quarto que só a equipe médica tenha acesso, se caso necessário movê-lo o paciente, ele deverá usar máscara o tempo todo, até que volte ficar sozinho.

Sobre os acompanhantes verificar e testar quem teve contato com o mesmo, para certificar se contraiu ou não, minimizando que a doença se espalhe, mantendo o acompanhante/contactantes em isolamento, ate que o resultado saia, e inclusive a equipe que fez o entendimento que constatou que o cidadão esta com Meningite.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com