TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA

Por:   •  23/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.158 Palavras (17 Páginas)  •  2.372 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD

AULA __1__

DATA:

__17___/_06_____/_2021___

VERSÃO:01

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA _ Aula 1

DADOS DO(A) ALUNO(A):

NOME: Rhaisa Suelen Bastos Rangel

MATRÍCULA:01459122

CURSO: Enfermagem

POLO: Paulista/PE

PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Luciano Melo

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
  • concisa;
  • O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
  • Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
  • Tamanho: 12;

Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;

  • Espaçamento entre linhas: simples;
  • Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 

 

TEMA DE AULA: ARTROLOGIA

RELATÓRIO:

A artrologia é estudo de como os ossos são unidos para permitir ou impedir o movimento. As articulações são o ponto de junção entre dois ou mais ossos, algumas com ampla mobilidade e outras com pouca mobilidade e desempenham um papel imprescindível nos movimentos do corpo humano, como caminhar e respirar.

As articulações são divididas de acordo com sua estrutura sendo elas:

  1. Articulações fibrosas: São caracterizadas pela presença de tecido fibroso unindo as estruturas ósseas que se articular. Essas articulações são divididas em 3 tipos, sendo eles:

  1. Suturas: É uma articulação restrita do crânio, nela os ossos são unidos por uma camada de tecido conjuntivo. [pic 2]
  1. Gonfoses: Serve para fixar os dentes em seus alvéolos dentários e quase não permite movimento. A Gonfose não é uma articulação que ocorre em duas estruturas ósseas.[pic 3]
  1. Sindesmoses: É uma articulação com dois ossos ligados por uma membrana ou ligamentos. São encontradas na tíbia e a fíbula e a rádio e a ulna.[pic 4]
  1. Articulações cartilagíneas: São articulações que fixa dois ou mais ossos através de um disco de cartilagem, permitem limitados movimentos, essas articulações podem ser:

2.1. Sincondroses: São articulações temporárias, um exemplo é a articulação que ocorre no osso em desenvolvimento como o crânio de um bebê que se articulam através das fontanelas que são espaços entre os ossos do crânio que permite no momento do parto, uma redução do volume da cabeça. Essa articulação desaparece após a ossificação dos ossos. [pic 5]

 2.2. Sínfises: São articulações que permitem poucos movimentos, porém são resistentes e permitem flexibilidade. Um exemplo é a articulação que ocorre entre as vertebras, que são unidas pelo disco intervertebral, que por sua vez é responsável por evitar o atrito e pela absorção de impacto. [pic 6]

  1. Articulações sinoviais: São articulações que permitem movimentos amplos e são diferenciadas pois possui: cápsula articular; cartilagem articular; cavidade articular; membrana sinovial e líquido sinovial.

A cápsula articular mantém as estruturas ósseas unidas e protege a articulação, é revestida por membrana sinovial, possui ligamentos que unem um osso ao outro. A cartilagem articular é denominada como menisco, que são fibrocartilaginosos e ajudam no amortecimento de impactos. O líquido sinovial é composto por ácido hialurônico e proteína e é responsável pela lubrificação da articulação.

Existem sete tipos de articulações sinoviais:

  • Articulações planas: As faces opostas são planas, possui o movimento de deslizamento. Exemplo: A articulação acromioclavicular.

  • Articulações em dobradiças: A cápsula é fina e frouxa, e os ligamentos sustentam a articulação, possui movimento de flexão e extensão. Exemplo: Articulação entre a ulna e o úmero (articulação do cotovelo).
  • Elipsoide: Consiste em uma superfície convexa oval que se articula com uma concavidade elíptica. Permitem o movimento em dois eixos: flexão-extensão, adução e abdução. Exemplo: Articulação radiocarpais e metacarpofalângicas.
  • Articulações selares: As faces opostas dos ossos têm forma de sela. Permite movimentos em dois eixos, exemplo: Articulação carpometacarpal do polegar.
  • Articulações bicondilares: Dois côndilos convexos se articulam com superfícies côncavas ou planas, possui o movimento de flexão e extensão. Exemplo: Articulação do joelho.
  • Articulações esferoideas: Ocorre entre a face esferoidal de um osso e um soquete de outro osso. Possui movimento de flexão, extensão, abdução, adução, rotação medial, rotação lateral e circundação. Exemplo: Articulação do quadril.
  • Articulações trocódeas: Um processo ósseo arredondado se articula dentro de um manguito, possui movimento de rotação. Exemplo: Articulação atlantoaxial[pic 7]

TEMA DE AULA: MIOLOGIA

RELATÓRIO:

O sistema muscular é o conjunto de músculos presentes no corpo que permite a capacidade de movimento. Tem a função de bombear sangue para o corpo (músculo cardíaco) e controlar o movimento de substâncias dentro das vísceras (músculo liso) promove a sustentação e mantém a postura do corpo, além de produzir calor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (473.3 Kb)   docx (600.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com