TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula Pratica Anatomia Humana

Por:   •  22/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.308 Palavras (10 Páginas)  •  2.805 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD

AULA 01

DATA:

16/12/2021

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: ANATOMIA HUMANA_AULA 1

NOME: Ana Maria da Silva Galvão

MATRÍCULA: 01471988

CURSO: Fisioterapia

POLO: Natal

PROFESSOR ORIENTADOR: LUCIANO DE ALBUQUERQUE MELLO

TEMA DE AULA: ARTROLOGIA

  1. Identificar as articulações, estruturas e componentes articulares abordados em aula.

A Artrologia é o ramo da anatomia que estuda as articulações do corpo humano e o seu conjunto de movimentos. O sistema articular é formado pelas articulações, que são definidas como a região de união entre dois ou mais ossos. Todos os ossos do corpo, com exceção do osso hioide, apresentam articulação com pelo menos um outro osso.

As articulações podem ser classificadas de acordo com as estruturas ósseas. É a articulação que dá capacidade aos movimentos entre um osso e outro, pois ela permite a angulação desse movimento, ele junta um elemento ósseo a outro elemento ósseo. As articulações também chamadas de juntas, possuem duas funções principais: manter os ossos juntos e permitir a movimentação do esqueleto.

Existem vários tipos de articulação no nosso corpo, as mais básicas são as articulações fibrosa, cartilaginosa e sinovial.

Articulação fibrosa chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Cuja função principal é proporcionar a absorção de choque.

A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses. As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula.

Articulação cartilaginosa é conhecida como cartilagem fibrocartilaginosa é a sínfise, vai ser encontrada na área da articulação intercostal, ela dá o movimento da caixa torácica do corpo, apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso.

A articulação é dividida em três tipos: sinartrose que é uma articulação imóvel, ou seja, não permite movimentos, anfiartrose é uma articulação ligeiramente móvel e diartrose que é uma articulação móvel. A classificação morfológica considera o tecido que compõe a articulação e é dividida em três classes: Fibrosa composta por fibras colágenas. Cartilaginosas composta por cartilagens. Sinoviais que são articulações separadas por uma cápsula articular e unidas pelo líquido sinovial.

Portanto as articulações são muito importantes para o movimento do corpo, pois nos movimentamos de várias maneiras por meio da articulação, podemos fazer os movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, rotação, pronação, inversão, refração, elevação e depressão.

TEMA DE AULA: MIOLOGIA

  1. Identificar as estruturas anatômicas abordadas em aula, relacionando-as com suas posições funções.

A miologia é a parte da anatomia responsável por estudar os músculos e seus anexos. O músculo é definido como uma estrutura anatômica capaz de se contrair quando devidamente estimulado, em outras palavras, é  capaz de diminuir sua longitude mediante um estímulo. O sistema muscular corresponde ao conjunto de músculos presentes no corpo que permitem a realização dos movimentos, bem como garante a postura, estabilização e sustentação do corpo. Os músculos são formados por um conjunto de fibras musculares, o miofibrilhas, que são organizadas em feixes e envolvidas por um tecido.

Os músculos têm a capacidade de transmitir movimentos do corpo é através dos movimentos que conseguimos gerar nossa própria temperatura. Existem três tipos de músculos diferentes no corpo, musculo estriado esquelético que tem a capacidade de transmissão de movimento voluntario o qual ocorre através do sistema nervoso que se comunica com as áreas dos músculos voluntários. Músculo cardíaco é o músculo que recobre o coração e permite os movimentos desse órgão, favorecendo o transporte de sangue e oxigênio para outros órgãos e tecidos do corpo. E músculo liso responsável pela contração involuntária e lenta e pode ser encontrado na parede de órgãos ocos como o sistema digestório, bexiga e artéria, por exemplo. Diferentemente do músculo cardíaco, esse músculo não apresenta estrias e, por isso, recebe a denominação de liso.

        Os músculos podem ter vários formatos por exemplo: circunferencial, plano, em leque, esses músculos tem a capacidade de transmitir movimento e estabilizar o movimento ou uma posição. O sistema muscular é fundamental para que o corpo funcione corretamente, pois, esse sistema promove a estabilidade e a sustentação do corpo e atua permitindo a movimentação, o que é essencial para a respiração, funcionamento dos processos digestivos e circulação sanguínea. Além de atuar promovendo a circulação sanguínea, o sistema muscular também promove a regulação da temperatura do corpo.

TEMA DE AULA: SISTEMA DIGESTÓRIO

  1. Identificar as estruturas anatômicas abordadas em aula, relacionando-as com suas posições funções.

O sistema digestório é o sistema do corpo humano responsável por garantir o processamento do alimento que ingerimos, promovendo a absorção dos nutrientes e a eliminação do material que não será utilizado pelo corpo. Os órgãos que compõem o sistema digestório são a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, o intestino delgadoo intestino grosso e o ânus. Já as glândulas acessórias desse sistema são as glândulas salivares, o pâncreas e o fígado. As glândulas salivares produzem o fluido lubrificante encontrado na boca e na garganta, a saliva. A saliva contém enzimas que iniciam o processo de digestão dos alimentos. Ela também contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a evitar infecções da boca e da garganta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (335.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com