TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO ARTIGO DE REVISÃO ESTEATOSE HEPÁTICA E ESTILO DE VIDA ATIVO: REVISÃO DE LITERATURA

Por:   •  12/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE DA AMAZONIA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

RESUMO: DO ARTIGO DE REVISÃO                  ESTEATOSE HEPÁTICA E ESTILO DE VIDA ATIVO

JOSILENE NASCIMENTO DO LAGO

SIDIANE ALVES

BELÉM - PA

2017

RESUMO DO ARTIGO DE REVISÃO ESTEATOSE HEPÁTICA E ESTILO DE VIDA ATIVO: REVISÃO DE LITERATURA

              A esteatose hepática ou fígado gorduroso ocorre quando o acumulo de lipídios nos hepatócitos representa mais de 5% do peso desse órgão. É considerado como uma das causas mais comuns das doenças hepáticas crônicas em países desenvolvidos e países emergentes.

             O fígado normal contém aproximadamente 5% de lipídeos em 100g de peso, dos quais 14% são triglicérides, 64% fosfolípides, 8% colesterol e 14% ácidos graxos livres. A DHGNA é precursora da EH, e de modo geral, os pacientes acometidos em ambos os casos são assintomáticos. Porem em quadros mais avançados de EH é observado sensações de mal estar, fadiga aguda e desconforto abdominal na região superior direita.

              O estilo de vida é fator significativo no desenvolvimento de EH, uma vez que pode favorecer o aumento de peso, e como consequência a obesidade. Os dados mostram que a prevalência de alterações hepáticas chegou a 90% dos casos em pacientes com obesidade mórbida, observando que prevalência não associada ao consumo de álcool aumentou de 16,4% em indivíduos entróficos para 78,8% em pacientes obesos.

              O presente estudo demonstrou a relação entre a prevalência e EH e outras doenças metabólicas, em especial pelo aumento de peso e baixo nível de atividade física. Além do mais, sugere que o diagnostico da EH muitas vezes ocorre ocasionalmente, porem, seria possível inferir que a prevenção ocorre de forma similar a outras doenças crônicas. Além disso, o aumento do nível de atividade física pode colaborar com a diminuição de gordura no fígado e prevenir o aparecimento do quadro de EH em qualquer fase da vida. Importante frisar que outros hábitos na vida diária poderiam se associar a EH, destacando neste caso, o consumo de bebidas alcoólicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com