TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Artigo "A Definição De Processos De Software Sob O Ponto De Vista Da Gestão De Processos De Negócio"

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Artigo "A Definição De Processos De Software Sob O Ponto De Vista Da Gestão De Processos De Negócio". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Paulista - UNIP

A Definição de Processos de Software sob o ponto de vista da Gestão de Processos de Negócio

Cássio Segantin Garcia

C36513-0

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Professor: Odair Oliveira de Sá

Disciplina: Modelagem de Processos

São Paulo, 2014

O artigo trata da implementação da filosofia de processos no dia-a-dia de uma empresa de desenvolvimento de softwares, seus desafios e dificuldades, nos mostrando todos os passos dessa implementação.

O Artigo inicia relatando a identificação do escopo da implementação proposta, identificando quais processos precisam de melhoria e também uma estratégia para essa implementação. Pretendendo estabelecer metodologias, ferramentas e o aumento da produtividade no desenvolvimento e manutenção de aplicações. Desta forma melhorando a qualidade dos produtos gerados e o estabelecimento de uma cultura de trabalho seguindo esses padrões de qualidade.

Em seguida foi feita uma tentativa de compreensão do atual estado da organização e avaliação deste modelo, isto foi realizado através de entrevistas com funcionários e também através de questionários e checklists com os mesmos. A partir destas informações foi elaborado um plano de ação sobre o projeto atual de desenvolvimento de software, tal plano de ação descrevia a estrutura, o escopo do projeto e foi feita uma documentação descrevendo esses levantamentos e as conclusões obtidas.

Posteriormente, foram criados subcomitês com os funcionários da empresa cada qual com sua respectiva área de processo que seriam abordadas durante reuniões, discutindo desta forma as mudanças a serem tomadas, tendo como base sempre tornar os padrões discutidos o mais próximo possível da realidade da área de desenvolvimento da organização.

Quando cada área já tinha definido seu modelo de padrão a ser seguido, este era encaminhado ao comitê gestor para aprovação. Se aprovada esta versão se tornaria a base para a próxima fase do projeto que previa a realização de projetos piloto para utilização e teste dos padrões.

O conjunto de padrões definidos ao longo da iniciativa (políticas de qualidade, processos, procedimentos e produtos) foi incorporado à ferramenta já utilizado na empresa, com a ideia de seguir a estratégia de padronização da organização.Desta forma criando um modelo de processo de software padrão de uma área ou organização corresponderá ao seu Modelo de Negócio. Nele estarão definidos os objetivos de cada processo e sua estrutura.

Principais ideias do autor

O autor se propõe a transcrever de forma resumida a implementação da filosofia de processos no modo de trabalho de uma organização de desenvolvimento de softwares e os passos tomados durante esta iniciativa.

Conclusão:

O Artigo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com