TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO HISTOLOGIA DO SIS. ENDÓCRINO

Por:   •  3/11/2018  •  Resenha  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 7

Histologia  endócrina -> 08/08/18 PARTE 1

Eixo Hipotálamo – Hipófise e histologia da glândula pineal

Glândulas endócrinas[pic 1]

Secretam seus produtos (Moléculas biologicamente ativas)[pic 2]

Hormônios[pic 3]

Corrente sanguínea/órgãos alvos

        

Células exócrinas: Produzem secreções/substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna. Esse tipo de glândula não despeja sua secreções na corrente sanguínea, mas em outros órgãos ativos, através de canais.

Glândulas endócrinas: Secreta substâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas. Irão secretar hormônios, que são transportados pela corrente sanguínea em direção dos tecidos alvos. Ex: Glândula pineal, hipófise, tireoide, timo (órgão linfoide, mas que também exerce função endócrina), paratireoide, supra-renais, pâncreas, e gônadas.

  • HIPOTÁLAMO E HIPÓFISE FORMAM UMA UNIDADE: O eixo hipotalâmico-hipofisário

- Vai controlar as funções de várias glândulas endócrinas. Seja do eixo hipotalâmico ou hipofisário!

  • ANATOMIA DO HIPOTÁLAMO

- Diencéfalo: Localiza-se entre o tronco encefálico e o cérebro. Que consiste em tálamo, hipotálamo, glândula pineal e glândula hipófise.

- A glândula pineal se origina de uma evaginação do teto da porção dorso-caudal, do teto do diencéfalo.

- A hipófise se origina do assoalho do diencéfalo, que é comprimido pelo hipotálamo.

- Hipotálamo: Corresponde ao assoalho do diencéfalo e forma parte das paredes do terceiro ventrículo.

- O hipotálamo limita o quiasma óptico, e caudalmente limita os corpos mamilares e lateralmente com o tálamo.

O hipotálamo se divide em duas metades : Hipotálamo anterior e hipotálamo posterior.

O hipotálamo anterior tem influência do lobo posterior da hipófise, e o hipotálamo posterior tem influência do lobo anterior da hipófise.

        Composição histológica do hipotálamo: Consiste em aglomerados de neurônios, chamados “núcleos” (Lembrando que núcleos são do SNC e gânglios é do SNP), alguns dos quais secretam hormônios. Dois desses núcleos são: Núcleo supra-óptico e núcleo paraventricular.[pic 4]

Esses dois núcleos são formados por neurônios maiores chamado de sistema magnocelular.

        O núcleo supra-óptico e núcleo paraventricular secretam e produzem 2 hormônios: VASOPRESSINA (ADH) e a OCITOCINA.[pic 5]

- O núcleo supra-óptico produz mais vasopressina do que ocitocina. E o paraventricular produz mais ocitocina do que vasopressina.

Função do hipotálamo: Manutenção da homeostase. Ou seja, ele capta sinais provenientes do ambiente externo, de outras regiões do SNC e das vísceras, e com isso envia respostas através da hipófise, controlando várias funções; Ex: Ingestão alimentar, gasto energético, peso corporal, ingestão e balanço de fluidos, pressão arterial, temperatura corporal, sono, reprodução, crescimento e desenvolvimento.

  • HIPÓFISE

- Também conhecida como glândula pituitária. Encontra-se na base do cérebro.

- Possui cerca de 1cm de diâmetro.

- Tem influência de diferentes glândulas e sobre o tecido, regulando as atividades das outras glândulas endócrinas.

- Está localizada em uma pequena depressão do osso esfenoide, que faz parte da base do crânio, onde é na altura dos olhos. Essa depressão é chamada de “sela turca”.

- O infundíbulo que conecta a hipófise ao diencéfalo. O infundíbulo é dividido em processo infundibular e eminência.

- Todas as glândulas têm um parênquima e um estroma. O estroma é um tecido de tec. conjuntivo e é um tecido de sustentação estrutural para o parênquima, que é a parte fundamental da glândula. Porque são células que irão formar a glândula em si. Mas o estroma também é importante, porque além de dá sustentação, ele dá suprimento sanguíneo para essas células.

  • EIXO HIPOTÁLAMO - HIPÓFISE

- No hipotálamo anterior é possível encontrar os dois núcleos: Núcleo paraventricular e o núcleo supra-óptico ( em cima do quiasma óptico, por isso têm esse nome ).

- A hipófise se divide em: Adeno-hipófise e neuro-hipófise.

- A adeno-hipófise é a que tem origem epitelial. Pois durante o desenvolvimento embrionário, ela se origina de uma evaginação do ectoderma, do teto da cavidade bucal primitiva, que é chamada de estomodeu. A evaginação acontece no assoalho do diencéfalo, aonde encontrará com o infundíbulo.  

- A adeno-hipófise perde contato com o teto da cavidade bucal primitiva, mas a neuro-hipófise mantém a conexão com o diencéfalo, através do infundíbulo.

- A neuro-hipófise se origina no assoalho do diencéfalo.

- A neuro-hipófise é dividida em dois: O infundíbulo, e a parte nervosa. Que forma o lobo neural/posterior.

- O lobo neural/posterior contém axônios de neurônios que se estendem do hipotálamo com o qual está conectado pelo talo hipofisário.

- A ocitocina e vasopressina são produzidos no corpo celular, mas serão transportados para a parte nervosa através dos axônios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com