TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO: O Livre comércio é um acordo comercial feito entre países, cuja intenção é aumentar a relação comercial entre si

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O  livre comércio é um acordo comercial feito entre países, cuja intenção é aumentar a relação comercial entre si. O objetivo deste trabalho é apresentar o significado de livre comércio entre países com base em pesquisas realizadas em diversas fontes, através de sites e artigos sobre o assunto. Apresentar quais são os benefícios, como é acordado, qual a ação na economia de um país e/ou estados. Apresentar  quais os seus principais objetivos e em quais situações são aplicadas. Observamos que, o objetivo do livre comércio é proporcionar o aumento do consumo de determinados produtos, entre vários países, com redução de custo, taxas que encarecem o produto e dificultam a comercialização do mesmo, favorecendo assim a todos os envolvidos. Formar parcerias, ou seja, um bloco econômico entre países, que estão dispostos a abrirem mão de parte do seu domínio em proveito de todos; fortalecer a ação do capitalismo internacional em diversos setores.

Palavras-chave: Consumo. Mercosul.

ABSTRACT

Free trade is a trade agreement between countries whose purpose is to increase trade relations with each other. The objective of this work is to present the meaning of free trade between countries based on research carried out in several sources, through websites and articles on the subject. Present what are the benefits, how agreed, what action in the economy of a country and / or states. Present what are your main objectives and in what situations are applied. We note that the objective of free trade is to increase the consumption of certain products, among several countries, with a reduction of costs, taxes that make the product more expensive and difficult to market, thus favoring all those involved. To form partnerships, that is, an economic bloc between countries, that are willing to give up part of their domain for the benefit of all; strengthen the action of international capitalism in various sectors.

Keywords: Consumption. Mercosul


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO8

2 O QUE SIGNIFICA “LIVRE COMÉRCIO” ENTRE PAÍSES?9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...  11

     

   REFERÊNCIAS.. 12

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o significado de “livre comércio” entre os países através de outras fontes de pesquisa.

Foi baseado em artigos de revistas on-line e sites de jornais on-line.

Esperamos ter expressado de maneira clara e objetiva o significado de livre comércio entre os países.                                                                                                                                          

2 O QUE SIGNIFICA “LIVRE COMÉRCIO” ENTRE PAÍSES?

Livre comércio significa ”banir” taxas, encargos de produtos importados e exportados entre eles.

Dá-se o nome de área livre comércio ou zona de livre comércio a um grupo de países que concordam em eliminar as tarifas, quotas e preferências que recaem sobre a maior parte dos (ou todos os) bens importados e exportados entre aqueles países.  

O propósito da área de livre comércio é estimular o comércio entre países participantes do meio da especialização, da divisão do trabalho e da vantagem comparativa.

A área de livre comércio costuma ser vista como um passo para a instituição de uma união aduaneira. Diferencia-se desta última pela inexistência de uma política comercial comum, exemplo uma tarifa externa comum, adotada por todos os países participantes e válida para as importações provenientes de fora da área.

As áreas de livre comércio são criadas por meio de acordos de livre comércio (ACLs) entre dois ou mais países. Existem diversas modalidades de Zonas Livres de Comércio, são eles:

  1. União Aduaneira: adoção de uma tarifa externa comum e a livre circulação das mercadorias oriundas dos países associados.
  2. Mercado Comum: elimina tarifas alfandegárias e permite a livre circulação de pessoas, capital e mão-de-obra entre os países membros.
  3. União Econômica e Monetária: elimina tarifas alfandegárias, permite livre circulação de cidadãos dos países membros e unifica a moeda em circulação entre os países, exemplo: União Européia.

No caso de uma união aduaneira, os países membros unificam também suas políticas comerciais, colocando em prática uma tarifa exterior comum para suas trocas com o resto do mundo.

O campo de aplicação pode variar. Uma zona de livre comércio exclui geralmente os setores sensíveis (aço, têxtil, agricultura, indústrias culturais, etc). Ao mesmo tempo, um acordo pode incluir os serviços ou os investimentos, assim como o comércio de mercadorias.

Dependendo do acordo firmado, como foi o acordo assinado em 1988, entre o Canadá e os EUA, que se aplicou na área de serviços financeiros e de informática, turismo e arquitetura e, com a sua ampliação com o México, pode englobar todos os setores econômicos.

Uma das vantagens do acordo de livre comércio, na medida em que leva a novos fluxos comerciais, é a redução de custo dos produtos. Porém, não é o caso se os estados membros são levados a fornecer a seus parceiros a preços superiores aos preços internacionais. O equilíbrio depende dos direitos de aduana impostos aos Estados exteriores à zona. A expansão do mercado, com inclusão de novos países, permite a realização de economias de escala, que são mais importantes se o nível de vida dos países for elevado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com