TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Fundamentos da Histologia

Por:   •  1/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Professora: Janice Cortez

Assunto: Resumo Fundamentos de Histologia

Aluna: Emmily Fernandes (201401385346)

Histologia

Natal/RN

30/09/2014

Fundamentos da Histologia – Parte 1

Células Adiposas do Tecido Adiposo

Elas também são conhecidas como adipócitos, são comuns no tecido conjuntivo frouxo. Especializadas em armazenar gordura funcionando como depósito de reserva de energia e assim reduzindo a perda de calor. Uma analogia útil para reconhecer a célula adiposa numa lâmina em cortes corados com HE é a semelhança que ele tem com uma tela de galinheiro. O tecido adiposo é suprido com capilares e fibras nervosas.

Há dois subtipos do tecido adiposo, o branco (unilocular) e o pardo (multilocular). A gordura branca geralmente aparece amarela por causa de seu conteúdo em caroteno. A gordura parda as células são menores que a da gordura branca e os lipídeos são armazenados em múltiplas gotículas, seu tecido aparece marrom devido a seu extenso suprimento sanguíneo capilar e por causa de enzimas coloridas em suas abundantes mitocôndrias, sua principal função é fornecer calor ao corpo, principalmente em bebês recém-nascidos.

Plasmócitos

Foram primeiramente classificados como células do tecido conjuntivo, entretanto, eles se originam de células B de órgãos linfoides secundários e de tecido conjuntivo das mucosas. Assim são frequentemente descritos como pertencentes tanto ao tecido conjuntivo frouxo como ao tecido linfoide. São tipicamente arredondados, outro aspecto são que o seu citoplasma é marcadamente basófilo, a às vezes eles exibem uma imagem negativa do Golgi, indicadores adicionais da ativa síntese de proteínas. A importância deles é que eles são a fonte dos anticorpos circulantes (imunoglobulinas).

Implicações clínicas: desenvolver imunidade significa ficas a salvo ou isento de reinfecção. Uma macromolécula capaz de estimular respostas imunes especificas é denominada antígeno. A proteína de secreção, produzida por um plasmócito, é denominada anticorpo, conhecido mais como imunoglobulina que são transportados no plasma sanguíneo.

Mastócitos

Encontrados ao longo do trajeto de pequenos vasos sanguíneos em distensões de tecido conjuntivo frouxo. Ao contrário da heparina exógena, a forma de heparina encontrada nos mastócitos humanos é apenas fracamente anticoagulante. Vistos ao ME, os grânulos de secreção dos mastócitos presentes na maioria dos locais de tecido conjuntivo exibem padrões internos característicos semelhantes a uma grade ou treliça. Os mastócitos também são capazes de gerar vários outros mediadores inflamatórios com grande rapidez e liberá-los juntamente com seus mediadores pré-formados.

Implicações Clínicas: Mastócitos desempenham um importante papel no desenvolvimento da alergia. Eles degranulam e liberam seus mediadores se uma interação antígeno-anticorpo específica ocorrer em sua superfície celular ou em resposta ao trauma direto a estas células.

Os mastócitos se assemelham intimamente a basófilos do sangue. As principais diferenças são seus formatos nucleares respectivos e os tecidos nos quais estas células são encontradas. A liberação imunológica de seus mediadores ocorre sob condições essencialmente semelhantes, e ambos os tipos celulares se originam de progenitores mielóides. Por isso, os mastócitos do tecido conjuntivo frouxo são essencialmente células imigrantes derivadas da medula óssea.

Macrófagos

São considerados um componente normal do tecido conjuntivo frouxo e por isso são classificados como células do tecido conjuntivo. Eles também são encontrados em certos outros tecidos, notavelmente os tecidos hematopoiéticos e o fígado. São normalmente de contorno arredondado ou oval, com um núcleo excêntrico que tem o formato ovóide de feijão ou rim. Partículas englobadas são levadas para o citoplasma em fagossomas que subsequentemente se fusionam com lisossomas primários. Suas principais funções são fagocitar e eliminar microrganismos infecciosos, remover restos celulares e eliminar material particulado inalado nos pulmões. Quando estão presentes no baço eliminam células do sangue obsoletas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com