TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio curricular de tecnico em enfermagem

Por:   •  5/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 6

        SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

COMPONENTE CURRICULAR: SAÚDE COLETIVA

RAYANA ALCANTARA SILVA

REGIVANIA DOS SANTOS NASCIMENTO

RELATÓRIO DE PRÁTICA SUPERVISIONADA EM ENFERMAGEM

São Luís

2015

RAYANA ALCANTARA SILVA

REGIVANIA DOS SANTOS NASCIMENTO

RELATÓRIO DE PRÁTICA SUPERVISIONADA EM ENFERMAGEM

Relatório apresentado ao Componente     curricular de SaúdeColetiva do Curso de Técnico de Enfermagem, do Serviço Nacional de Aprendizagem para conclusão do estágio.

Supervisor de estágio: Diego RaÍ

São Luis

2015

AGRADECIMENTO

Primeiramente a Deus pelo dom da vida, a minha família pela ajuda e compreensão, ao Prof.ª Enfermeiro Diego Raí, por grande paciência, e dedicação ao ensino, ao acolhimento da comunidade, e da equipe da unidade em especial ao diretor que nos cedeu o local com total confiança para colocarmos em prática os conhecimentos absorvidos em sala de aula.


SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO..........................................................................................................5

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................6

2.1 Campo de Estágio..................................................................................................7

2.2 Atividades Desenvolvidas.......................................................................................7

3 CRONOGRAMA........................................................................................................8

4 CONCLUSÃO............................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

ANEXOS.....................................................................................................................11

 ANEXO A – Ficha Técnica........................................................................................12

ANEXO B – Fotos .....................................................................................................13


05

INTRODUÇÃO

A Organização mundial da saúde (OMS) define:” saúde e o estado de mais completo bem estar físico, social, mental, psicossocial, e espiritual não apenas ausência de doença”. Existe,portanto, um processo entre a saúde e a enfermidade. E é nele que se pode intervir, por meio da prevenção (Ikuno, 2014).

Segundo Winslow, em 1920,conceituou saúde pública: “É a ciência e a arte de evitar a doença, prolongar a vida e promover a saúde física e mental,e a eficiência, através de esforços organizados da comunidade, visando o saneamento do meio, e controle das infecções comunitárias, a educação do indivíduo nos princípios da higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e o tratamento da doença, e o desenvolvimento dos mecanismos sociais que assegurarão a cada pessoa na comunidade o padrão de vida adequado para manutenção da saúde”.

No Brasil até 1808, os serviços de saúde eram insuficientes e precários, as primeiras e únicas instituições que os ofereciam eram as Santas Casas, onde o atendimento era feito por religiosos. Após a vinda de D. João VI, os primeiros médicos chegaram de Portugal, e a primeira escola de medicina foi fundada no país. Com o desenvolvimento das cidades alterações nas estruturas sociais, aumentaram como problemas psíquicos, pessoas com tuberculose, febre amarela, varíola, e outra doenças transmissíveis, na busca pela solução o governo criou o Departamento Nacional de Saúde e nomeou Oswaldo Cruz seu diretor iniciando o combate as endemias. E então em 1948 a saúde foi incorporada as prioridades nacionais e em 1953, o então ministério da educação e saúde criado em 1930, foi, subdividido, surgindo o ministério da saúde. Apesar das limitações orçamentarias identificou-se uma política de saúde em dois setores distintos: o da Saúde Pública ou Coletiva e o da Medicina Previdenciária ou individual. Tem início aí a divisão que se perpetuou até a atualidade(Ikuno, 2014).

06

2.1Campo de Estagio

Unidade de Saúde Dr. Expedito Alves de Melo

O posto de Saúde Expedito Alves de Melo localizado no ponto final da Alexandra Tavares, foi construídoháum ano e seis mesesdevido à necessidade da população. Atendendo as seguintes comunidades: Alexandra Tavares, Maria Aragão I e II, Res. Tiradentes I e II e Região da Bacia; com o primeiro atendimento realizado no dia 13 de abril de 2015, formado por uma equipe de funcionários bem qualificados constituída por duas Enfermeiras, duasTécnicas de Enfermagem, uma Médica, uma Secretária, um Diretor Geral, e três atendentes no SAME sendo duas pela manhã e uma à tarde, e dois vigilantes, porém até o presente momento ainda não foi implantado no posto o programa de Estratégia da Família, pois o posto ainda não estár com suas estruturas totalmente finalizadas.

A estrutura do posto é composta por cinco consultórios, uma sala de vacina, uma sala de curativos, uma farmácia, um almoxarifado, uma sala de nebulização, uma sala de administração, uma copa, dois banheiros exclusivos para pacientes e os outros dois aos funcionários. Porém, a população não fica sem atendimento.

        

2.2 Atividades Desenvolvidas

As atividades desenvolvidas por nós estagiarias no estagio de saúde coletiva foram supervisionadas pelo enfermeiro Diego Raí, e teve auxílio das demais enfermeiras Raiane Prazeres, Rosana Moraes, de uma técnica de enfermagem, e demais funcionários  da unidade de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (399 Kb)   docx (319.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com