TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de enfermagem

Por:   •  4/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.484 Palavras (10 Páginas)  •  3.310 Visualizações

Página 1 de 10

ESCOLA PROFISSIONALIZANTE CATARINA DE SIENA

KADJA TEREZA COUTINHO DE MELO

RELATÓRIO:

A VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA NA UNIDADE BÁSICA SAÚDE:

CENTRO DE SAÚDE DONA LAURA

PAU DOS FERROS-RN

2016

KADJA TEREZA COUTINHO DE MELO

RELATÓRIO:

A VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA NA UNIDADE BÁSICA SAÚDE:

CENTRO DE SAÚDE DONA LAURA

Trabalho de Conclusão de Curso destinado à Escola Catarina de Siena, ao Curso de Técnico de Enfermagem como um dos pré-requisitos para obtenção do título de técnico de enfermagem.

Orientadora: Profª. Enfª. Mª. Juliete Maia Gomes Ribeiro.

PAU DOS FERROS-RN

2016

RESUMO

Trata-se de um relato de vivencia e experiência de práticas realizadas no estagio de técnico em enfermagem da Escola Profissionalizante Catarina de Siena em uma Unidade Básica de Saúde e tem como objetivo principal fornecer informações para critérios de avaliação, neste relato está descrito as principais atividades realizadas no transcorrer do estágio, destacando a importância principal que é a área da enfermagem no cuidado ao usuário que vai muito mais além de um simples atendimento básico ao paciente, os profissionais devem esta envolvidos literalmente com o compromisso, o autocuidado, assistência à vida, a autoestima, por que é nesse momento de saúde e doença que o paciente e a família estão mais fragilizados sendo de suma importância que a enfermagem desenvolva uma forma que engloba todas essas fragilidades em apenas um ponto chave como as atividades de promoção e proteção da saúde, prevenção e recuperação da doença.

Palavras-chaves: Unidade Básica de Saúde, Atenção Primaria, Assistência em Saúde.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        5

2- OBJETIVOS:        6

2.1- OBJETIVOS GERAIS        6

2.2- OBJETIVOS ESPECIFICOS        6

3- REFERENCIAL TEÓRICO        7

3.1 ACOLHIMENTO        7

3.2CONSULTA DE ENFERMAGEM        7

3.3 VISITA DOMICILIAR        7

4 DESENVOLVIMENTO        9

4.1 FUNCIONAMENTO GERAL DO SETOR        9

4.2 ÁREA FÍSICA        9

4.3 RECURSOS HUMANOS        10

  1. RECURSOS MATERIAIS        10

4.5 RELACIONAMENTOS EQUIPE-ALUNO        10

4.6 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        11

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS         13

6 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14


  1. INTRODUÇÃO

 Apresenta-se este relatório, como requisito para conclusão do curso técnico em enfermagem, cujo tema é a vivencia e experiência na unidade básica Centro Dona Laura, Visando que as Unidades Básicas de Saúde estão sendo a porta de entrada para o crescimento progresso, tratamento, Desenvolvimento da comunidade, promoção, prevenção e recuperação da saúde dos usuários que precisam do sistema único de saúde (SUS).

Segundo Bertussi et al. (2001), As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são locais baseados na atenção primária, com o intuito de constituir a principal porta de acesso para aqueles que necessitam do Sistema de Saúde (SUS), atendendo de forma integral a comunidade. O compromisso das unidades básicas de saúde para com a comunidade é muito maior que simplesmente atender problemas de saúde de menor complexidade, e sim a forte demanda que deve ser atendida de forma universal e integrada; propondo resolutividade das intercorrências, fazendo o encaminhando para serviços mais especializados e aplicando o mecanismo de referência e contra referência entre as instituições, com garantia de atendimento continuado de forma eficiente.

Este relato apresenta a experiência de aprendizado vivenciada por uma estagiaria do curso de técnico em enfermagem da escola profissionalizante Catarina de Siena, o referido estagio teve inicio dia 20 de junho, ate o dia 20 de setembro de 2016 totalizando uma carga horaria de 300 horas e foi desenvolvida na unidade básica de saúde Centro Dona Laura, localizada na zona urbana, na Rua Desembargador Licurgo Nunes, S/N, bairro Centro, Cidade de Marcelino Vieira, Rio Grande do Norte.

Este trabalho se justifica em mostrar o desenvolvimento da prática de assistência, as vivencias e experiências de esta se tornando um técnico de enfermagem e de poder está ajudando as pessoas no que elas necessitam, dando impulso a promoção e proteção da saúde publica a atenção em relação a danos ao bem-estar, os diagnósticos, o tratamento, a reabilitação, a diminuição de agravos e a sustentação da saúde com alvo de expandir a atenção integral que impacte na condição da saúde e da autonomia dos usuários que é de suma importância no trabalho com toda comunidade.

  1. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer, Refletir, discutir e orientar, quais as experiências e vivencias de uma unidade básica de saúde com o olhar profissional e pessoal, como funciona, e de como é a atuação da equipe de enfermagem no cuidado ao paciente.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Ajudar e vivenciar as diversas pratica oferecido pela unidade básica;
  • Apropria-se das atividades e competências técnicas desenvolvidas na unidade básica de saúde;
  • Observação de realização sobre consultas de enfermagem;
  • Realização de procedimentos de enfermagem como: curativos, aplicações de Medicações, etc.;
  • Preenchimento de fichas;
  • Administração de unidade, sendo esta uma Unidade Básica de Saúde;

  1.  REFERENCIAL TEÓRICO

Segue Abaixo alguns conceitos básicos sobre a atenção primária que puderam      ser compreendidos ao longo do estagio realizado na UBS centro de saúde Dona Laura.

3.1 ACOLHIMENTO

Ao acolher, cria-se um vínculo entre a família/paciente e profissionais de saúde gerando entre quem cuida e quem é cuidado uma relação humanizada. O acolhimento visa à identificação das necessidades do paciente/família, a valorização das suas queixas, o respeito às diferenças, tornando-se assim imprescindível no cuidado em saúde e objeto da prática de toda a equipe. (GARANHANI et al., 2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com