TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Vigilancia

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Curso de Enfermagem – 2º Semestre

BIANCA DAMASCENO OLIVEIRA

CAROLINA TERUMI ARAÚJO SATO

GEISA SANTOS ARAUJO
KELLY RENEÉ COX

ROSIMEIRE DOS SANTOS ALENCAR BATISTA

IMPACTO DAS CONDIÇÕES DO AMBIENTE SOBRE A SAÚDE

Bragança Paulista

2017

BIANCA DAMASCENO OLIVEIRA - 001201604757
CAROLINA TERUMI ARAUJO SATO - 001201701047
GEISA SANTOS ARAUJO - 001201606305
KELLY RENEÉ COX - 001201604529
ROSIMEIRE DOS SANTOS BATISTA - 001201605771

IMPACTO DAS CONDIÇÕES DO AMBIENTE SOBRE A SAÚDE

Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Saúde Ambiental e Vigilância Sanitária, no Curso de Enfermagem, na Universidade São Francisco de Assis.  

Prof° Débora Magrini Baratella Assis.

Bragança Paulista

2017

INTRODUÇÃO

É crescente a busca, por parte do consumidor, de serviços e produtos de alimentação de fácil e rápido acesso, além da praticidade no preparo e consumo. Nessa realidade, os supermercados estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, compreendendo um tipo de estabelecimento dos mais complexos nos quais coexistem diferentes gêneros alimentícios.

A segurança alimentar é um desafio atual e visa a oferta de alimentos livres de agentes que podem por em risco a saúde do consumidor. Em razão da complexidade dos fatores, a questão deve ser analisada ao longo de toda a cadeia alimentar (VALENTE, 2014). Assim, a fiscalização da qualidade dos alimentos deve ser feita não só no produto final, mas em todas as etapas da produção, desde o abate ou colheita, passando pelo transporte, armazenamento e processamento, até a distribuição final ao consumidor.

Valente destaca que definidos como “comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, e com área de venda entre 300 e 5.000 m2”, os supermercados representam hoje o principal local de comércio de alimentos nas cidades de médio e grande porte, constituindo, portanto, setor significativo da economia brasileira e elo sensível e relevante quando se analisa a segurança alimentar. Indicativo disso é o fato de os supermercados terem sido responsáveis por parcela significativa das reclamações feitas à Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (Visa-SMS).

Neste contexto o presente relatório teve por objetivo observar, levantar problemas e colocar possíveis soluções ao local visitado.

Local Visitado: Extra Supermercado Atibaia.

Endereço: Av. Prof. Carlos Alberto de Carvalho Pinto, 210 - Alvinópolis, Atibaia - SP, 12942-530

O Extra faz parte do Grupo Pão de Açúcar e é uma rede varejista criada em 1989 e que atualmente está presente em 15 estados e no Distrito Federal, com hipermercados, supermercados, postos, drogarias e lojas. Além das lojas físicas tem também a loja online que vende todos os departamentos das lojas e muito mais. Grande parte da população de Atibaia faz compra nesse supermercado, pois oferece bons preços e por ser uma rede conhecida.

        Data da visita: 09/03/2017

RELATÓRIO

Problemas observados:

- Falta de manutenção de higiene nos banheiros;

- Lixos sem tampa;

- Falta de organização dos produtos;

- Caixas de papelão vazias jogadas próximo das frutas;

- Frutas estragadas/ Falta de organização do hortifrúti.

- Peixes exposto e sem proteção.

Situação encontrada:

Conseguimos perceber que o Extra é bem desorganizado, fomos na quinta feira no período da tarde e um dia antes aconteceu a Quarte feira extra, dia que tem muitas ofertas no departamento de hortifrúti. Na visita (Quinta) havia varias frutas podres, cestos de frutas e legumes com restos, alface fora do armazenamento correto, e o cheiro era incomodo, de ovo estragado e frutas estragadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com