TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Atividades da Disciplina de Didática Aplicada a Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Por:   •  15/1/2024  •  Relatório de pesquisa  •  2.680 Palavras (11 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

JOÃO FELIPE TINTO SILVA

DIDÁTICA APLICADA A ENFERMAGEM: relatório de atividades da disciplina  

TERESINA - PI

2024

JOÃO FELIPE TINTO SILVA

[pic 3][pic 4]

DIDÁTICA APLICADA A ENFERMAGEM: relatório de atividades da disciplina  

Relatório de atividades da disciplina de Didática Aplicada a Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí como requisito para avaliação e aprovação na disciplina.

Docentes: Prof.ª Dr.ª Andreia Rodrigues Moura da Costa Valle e Prof.ª Dr.ª  Grazielle Roberta Freitas da Silva

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Rosilane de Lima Brito Magalhães

TERESINA - PI

2024

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        05

2.1 Atividades teóricas        05

2.2 Atividades práticas        06

3 CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE        07

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

ANEXOS        11

1. INTRODUÇÃO

A educação é considerada um fenômeno social, universal e indispensável à existência e o desenvolvimento de toda a sociedade. Não há sociedade sem prática educativa e tão pouco prática educativa sem sociedade. A prática educativa transcende a mera necessidade da vida em sociedade; é, ademais, o processo que propicia aos indivíduos adquirirem conhecimentos e experiências culturais, capacitando-os a participar de maneira efetiva no meio social (BARCELOS, 2019).

Conforme Piletti (2007), a aprendizagem é um processo complexo que não significa apenas adquirir conhecimentos, conteúdos ou informações, pois tudo isso é importante se forem significativos para a vida de quem os recebe, ou seja, se forem trabalhados de maneira consciente e crítica pelos sujeitos. A aprendizagem ocorre na interação entre o homem e o seu meio através do processo de ensino. Trata-se de unir as interações complexas e dinâmicas entre educadores e educandos, visando ao desenvolvimento do conhecimento (SIMON et al., 2014).

Nesse sentido, a enfermagem, enquanto profissão, desempenha um papel crucial ao oferecer orientações destinadas à promoção, prevenção e recuperação da saúde, se perpetuando ainda no processo de aprendizagem. A prática centrada no ensino requer uma base sólida em didática. Além de desempenhar o papel de educador em ações de saúde, o enfermeiro também atua como docente, desempenhando papel significativo na formação de outros profissionais e contribuindo assim para o sucesso dos futuros profissionais (SOUZA; BATISTA, 2022).

O enfermeiro quanto educador necessita de conhecimento teórico, didático e político, a fim de proporcionar uma compreensão abrangente dos propósitos da enfermagem e das exigências inerentes ao seu exercício. Sua experiência e discernimento desempenham um papel crucial na conexão entre a formação e a inserção no mercado de trabalho. Os serviços de saúde constituem um ambiente propício e desejado para o aprendizado, abrangendo não apenas a questão prática e as habilidades específicas, mas também aspectos relacionados à humanização e a ética (VENTURA et al., 2014).

Todo processo de formação docente deve incluir componentes curriculares que abordem sistematicamente o que deve ser feito na prática educativa pedagógica. Dentre esses componentes, a Didática desempenha papel relevante, ao entender a docência como prática social determinada histórica e socialmente como atividade mediadora entre o fundamento educacional e a atividade educativa (CONCEIÇÃO et al., 2021).

A disciplina de Didática Aplicada à Enfermagem assume uma função essencial no aprimoramento profissional dos futuros enfermeiros, equipando-os com as ferramentas necessárias para comunicar conhecimentos de maneira eficaz. Ao internalizarem os princípios da didática, os estudantes aprendem a conceber e implementar estratégias educacionais adaptadas às necessidades específicas da área da saúde. Outrossim, a Didática Aplicada à Enfermagem ressalta a relevância da comunicação efetiva no contexto clínico. Os futuros enfermeiros são capacitados para desenvolver habilidades comunicativas que facilitem a interação com pacientes, familiares e colegas de equipe.

Um outro ponto significativo da disciplina é a ênfase na avaliação contínua do processo educacional. Os alunos aprendem a empregar métodos avaliativos que transcendem a simples medição de conhecimentos, incorporando a avaliação de habilidades práticas e atitudes. Essa abordagem holística na avaliação contribui para a formação de profissionais de enfermagem mais competentes, capazes de aplicar seus conhecimentos de maneira ética, reflexiva e alinhada às exigências da prática clínica contemporânea.

Nesse sentido, este relatório objetiva descrever as atividades realizadas na disciplina de Didática Aplicada à Enfermagem do curso de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (PPGENF-UFPI), à nível de mestrado, sob comando das docentes: Dr.ª Andreia Rodrigues Moura da Costa Valle e Dr.ª Grazielle Roberta Freitas da Silva. Além disso, este relatório apresenta as atividades desenvolvidas por mim, João Felipe Tinto Silva, discente da disciplina, no curso de graduação em enfermagem no desenvolvimento de aulas expositivas-dialogadas, como requisito obrigatório na disciplina do programa.

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O discente, enquanto mestrando, participou de atividades previstas no plano de curso da disciplinas de Enfermagem na Atenção Primária de Saúde, sob orientação e supervisão da orientadora Prof.ª. Dr.ª Rosilane de Lima Brito Magalhães (Orientadora do Mestrando). Além disso, esteve presente na disciplina, a discente de doutorando Emanoelle Fernandes Silva, cumprindo exigências do programa no estágio em docência. As atividades desenvolvidas ocorreram no período de 11 de novembro de 2023 a 11 de dezembro de 2023, sendo cumprida a carga horária equivalente às atividades teóricas (disciplina teórica), junto aos discentes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (277.2 Kb)   docx (154.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com