TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica sobre A História da Enfermagem

Por:   •  21/12/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

TÉCNICO EM ENFERMAGEM - CAMPUS JANUÁRIA

MELISSA PEREIRA SARAIVA

RESENHA CRÍTICA 

A importância de Florence Nightingale e Ana Nery para a enfermagem

JANUÁRIA/MG

 OUTUBRO/2021

RESENHA CRÍTICA

A importância de Florence Nightingale e Ana Nery para a enfermagem

Resenha Crítica sobre: HERÓIS da Humanidade - Florence Nightingale. Despertar. YouTube, 31 de ago. de 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=19eHk9jlCSc>. Acesso em: 02 de out. de 2021.;

DIA Internacional dos Enfermeiros: A história de Florence Nightingale. The History Channel Brasil. YouTube, 12 de maio de 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=L0m94DdJvwM>. Acesso em: 02 de out. de 2021.;

ANA Neri - A Primeira Enfermeira do Brasil. JBO Ciência. YouTube, 04 de maio de 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HmsOkJ21T-8>. Acesso em: 02 de out. de 2021.;

A história da Enfermagem no Brasil - Interdisciplinar Fametro. Rodrigo Lima. YouTube, 12 de abr. de 2017. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=sILQqok_UUQ>. Acesso em: 02 de out. de 2021.

por: Melissa Pereira Saraiva.

Em todo o percurso exposto nas obras “Heróis da Humanidade - Florence Nightingale” e “Dia Internacional dos Enfermeiros: A história de Florence Nightingale”.  Mostra que desde sua infância Nightingale tinha um olhar com mais sensibilidade a quem necessitava de humanização em prol do cuidado. Retrata que mesmo sendo de uma família nobre, e tendo seu futuro sendo planejado pelos pais, voltado em apenas se casar e tornar-se dona de casa, ela não aceitou esse destino.

Em meados de 1850 ela nega o pedido de casamento do seu até então amor, para se tornar chefe de um hospital em Londres, seguindo seu próprio destino e contrariando os pais, planificando seu desejo individual. Este pensamento a levou até a guerra da Criméia, o que enriqueceu o seu propósito de sucesso ao brilhantismo. A sua chegada no centro militar lhe causou espanto, ao se deparar com a situação precária em que os enfermos se encontravam e que não tinham nenhum leito de descanso, mesmo para aqueles que só esperavam a morte.

Desse modo, com o passar dos dias ele se reconduzia com mais vontade de mudar a qualidade do atendimento aos militares. Já com a ajuda financeira do seu pai, Florence conseguiu comprar mantimentos melhores e produtos higiênicos. Em seu esforço redobrado, dando o seu máximo, trabalhando 24 horas por dia com a sua lamparina. As curta-metragens retratam a devoção e gratidão dos soldados por ela, o seu objetivo foi alcançado e repassado pelo mundo todo, até o seu último dia de vida ela se dedicou e estava disposta a ajudar o seu verdadeiro amor, a enfermagem, a arte do cuidar.

Ao sondar os vídeos da respectiva plataforma. Em “Ana Neri - A Primeira Enfermeira do Brasil”, a vida profissional de Ana Néri é semelhante à de Florecen. Interligadas pela guerra e a compaixão em busca de zelar e cuidar dos militares. Porém, Ana carregava consigo uma responsabilidade maior, pois entre os soldados, estavam os seus três filhos. Após a morte do seu marido, o Capitão-de-Fragata Isidoro Antônio Néri, e os seus filhos serem convocados para o campo de batalha na guerra do Paraguai. Ana se encontrava em estado de dor devido a partida de seus filhos. Com o desejo de ficar mais próxima deles, Ana se voluntariou e consequentemente foi aceita, se tornando membro da equipe de enfermagem, incorporada ao Décimo Batalhão de Voluntários.

Ana Néri presenciou o caos, diversas doenças, os desastres da guerra e a precariedade do ambiente hospitalar, em seu desejo de cuidar do próximo, a curta-metragem mostra outra semelhança com o caos vivido por Florence. As duas buscavam um bom êxito para mais leitos e uma higiene mais adequada para os soldados. Em outro triste episódio da sua vida, Ana perde o seu filho e o seu sobrinho na guerra do Paraguai. Mesmo em luto durante a guerra, ela continuou salvando vidas, o que a levou à glória com seus próprios recursos. Foi reconhecida e merecida toda honra dada a ela, diante do esforço e fiel serviço a sua pátria e família com tanta paixão, o que a levou a ser a primeira enfermeira do Brasil e a primeira escola oficial de enfermagem no Brasil ser nomeado Ana Néri em sua homenagem, fundada por Carlos Chagas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (248 Kb)   docx (460.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com