TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: Livro NOTAS SOBRE ENFERMAGEM

Por:   •  26/5/2015  •  Resenha  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  8.853 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

RESENHA: NOTAS SOBRE ENFERMAGEM

BRAGANÇA PAULISTA
2014

RESENHA: NOTAS SOBRE ENFERMAGEM

[pic 1]

BRAGANÇA PAULISTA
2014


O livro Notas sobre Enfermagem: O que é e o que não é, é um livro que foi escrito por Florence Nightingale fundadora da enfermagem moderna na metade do século XIX, este livro aborda os princípios e elementos essenciais da enfermagem moderna. Vimos que fica a critério da enfermagem, a ministração de medicamentos, compromissos com horários, limpeza do ambiente, exigir o silencio  no local onde encontra-se o enfermo em reabilitação, tendo seu tempo dedicado a todas as necessidades dele de forma integral , a falta desses critérios podem atrapalhar a recuperação da saúde do paciente, é válido lembrar que esse critérios são importantes não só para o indivíduo doente mais também importante para o individuo livre de doenças, assim evitando a mesma. O critério do ambiente apropriado, trata-se de um ambiente de total salubridade, O índice de mortalidade infantil também fala de que na maioria das vezes ocorre por a criança não viver em um ambiente limpo, e ela necessita disso desde os primeiros anos de vida, mais muitas mãe não compreende esse critério .

De acordo com as primeiras regras da enfermagem para com o paciente, visa “conservar o ar que ele respira tão puro quanto o ar exterior, sem deixa-lo sentir frio”, assim citado no livro, isso tem que preocupar não só com um ambiente ventilado mais também de onde vem essa ventilação, se vem de fontes livres de qualquer poluição ou não.

Importante lembrar que janelas abertas para ajudar na ventilação, não irá atrapalhar a saúde de ninguém desde que o paciente esteja agasalhado e em temperatura favorável com sigo mesmo, e que o aquecimento não seja de forma escandalosa, pois de certa maneira isso sim pode destruir a vida do paciente. Por isso que a enfermeira tende estar atenta ao seu paciente, aos cuidados a ele sabendo qual a temperatura que ele necessita, pois o ar frio pode ser confundido com ventilação, muito as vezes até lavando o individuo a um resfriado .
Até o ar noturno também é bem vindo, jamais prejudicou alguém, dormir com janelas totalmente fechadas é MITO, lembre-se, janelas foram feitas para ficarem abertas, e as portas fechadas, e quando ah lareiras no quarto, tem que haver mais cautela para que consiga alimentar o fogo com o ar evitando a formação de fumaça.

Quando o doente estiver ao ponto de liberar excretas, a enfermeira sabendo o risco de que pode trazer ao mesmo, ela com sua infinita sabedoria deve-se rapidamente remover as excreções, jamais deixar as lixeiras do quarto do enfermo destampadas, e suspender o uso de baldes para substituir a falta da lixeira. Sendo em ambiente hospitalar, e em cuidados home care.
As medias tomadas de forma sanitária trata-se de  5 pontos de limpeza AR PURO; AGUA PURA; REDE DE ESGOTO EFICIENTE; LIMPEZA E ILUMINAÇÃO. Ou seja, residir longe de lugares contaminados, consumir água tratada, conviver em ambiente longe de lixos, e casa longe de escuridão.
Uma boa administração de uma enfermeira, só é considerada boa mesmo quando ela se mantém firme mesmo na ausência da Enfermeira, se não todas as notas apresentadas serão inválidas exemplos “ pessoas estranhas no quarto do doente, o quarto do doente servindo a um única fonte de luz e ar pra arejar toda a casa, esse é um dos cuidados em que deve ser exigido pela enfermeira onde os demais sintam-se a obrigação de cumprir os cuidados, o Paciente doente nunca pode ficar muito tempo sozinho, pois tem muitos relatos em que o paciente se suicidou enquanto estava sozinho. È importante também manter o silencio no quarto do paciente, e próximo do quarto também falo dos ruídos desnecessários, porque para o enfermo qualquer barulhinho é um barulhão para ele, nunca deixe o paciente ser acordado do seu primeiro sono, evite sussurros e cochilos no quarto, principalmente conversação paralelas.

Qual quer observador, irá perceber que muitos do enfermo passam horas com fome, pela falta de atenção do enfermo, um enfermo enfraquecido necessita de insistência para comer algo sólido, pois pela sua própria vontade ele não irá se alimentar. Cabe a enfermeira atentar-se aos horários das alimentações dos pacientes, principalmente quando o mesmo encontra-se em estado de febril, pois apresenta a boca seca, e comer nesse estado é pior, quanto o desjejum do paciente, tem que ser sempre com alimentos leves e nutritivos.
Em casos de doenças crônicas, muitos pacientes morrer de fome e quando o paciente recusa o alimento não deve-se deixa-los na cabeceira da cama, na esperança de que ele aceitara o alimento depois, o alimento tem que ser servido e se for recusado tem que logo em seguida ser retirado do quarto, pois o paciente pode ficar enjoado em ver o mesmo alimento recusado por várias horas. É melhor que o paciente veja e sinta o cheiro de outras comidas, se possível ver a preparação deles. Um dos fatos mais importantes é o oferecimento de alimentos frescos sem qualquer cor, odor, saber ah não ser de suas próprias características. Um dos dois erros comuns cometidos entre senhoras e responsáveis por doentes em relações em suas dietas são de acreditar que o caldo de carne é um alimento muito nutritivo, que o ovo também é, pois a carne quando muito cozida perde suas características nutritivas, e o ovo já existem muitas pessoas que possuem intolerância a ele. O importante é servir carnes com vegetais, araruta, leite e seus derivados, a dieta dos enfermos não podem ser a mesma que de uma pessoa normal, o açúcar é um dos alimentos muito necessários na dieta, mais jamais de forma exagerada. A gelatina é um dos alimentos fáceis de qualquer um aceitar, é bem nutritivo, mas não atende todos os nutrientes essenciais. Café e chás sem conservantes,  em grãos é um ótimo alimento para o enfermo,o chocolate é recomendado com frequência, um erro quase geral nas enfermeiras está na quantidade de alimentos e especialmente das bebidas que oferecem ao doente, não se aumenta o valor nutritivo nem o poder restaurador desses elementos, aumentando o seu volume.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com