TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha SAE- Capitulo Diagnóstico de Enfermagem

Por:   •  12/10/2020  •  Resenha  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE SANTO AMARO

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Raciocínio Clínico e Pensamento Crítico na Enfermagem

Prof.ª Roseli de Lana Moreira

Nome: Renan Felipe Santos       RA: 4185528

Turma: 4º   Período: Manhã

Resenha do livro SAE (sistematização de assistência em enfermagem), capítulo: Diagnóstico de enfermagem

Antes de tudo o livro em si é destinado para a atividade privativa do enfermeiro com o intuito de facilitar, otimizar e reduzir as complicações durante o tratamento e prestação de atendimento ao paciente.

Para começarmos falar de diagnóstico de enfermagem, primeiramente é preciso diferenciar o diagnóstico médico para o diagnóstico de enfermagem, pois é comum que as pessoas não saibam a diferença entre eles. O diagnóstico médico ele tem o propósito de descobrir a patologia (doença) do paciente a partir dos dados coletados e dos  exames laboratoriais, já o diagnóstico de enfermagem ele é estipulado para  o cuidado, sempre idealizando o melhor para aquele tipo de problema, seja ele problemas reais ou potenciais, que podem ocorrer durante a prestação do cuidado.

  Para que tenhamos um diagnóstico precisamos em primeiro lugar de uma causa, então antes dessa etapa é preciso fazer o levantamento dos problemas que o cliente tem através da anamnese e o exame físico, a partir dos dados levantados o enfermeiro irá estipular alguns diagnósticos.

  Quando se trata de diagnostico a Enfermagem "fala" um idioma só, que é a NANDA e para aprender esse idioma é preciso categorizar.

  A NANDA surgiu na década de 70 precisamente nos anos de 1973, onde enfermeiros e pesquisadores dos estados unidos perceberam  que  enfermeiros assistencialista estavam diagnosticando e tratando algo diferente do diagnostico medico, essa fato estimulou a criação de uma taxonomia própria para os diagnósticos de enfermagem, então surgiu a NANDA que em português significa Associação Norte Americana de Diagnóstico de Enfermagem que é usada no mundo inteiro.

 A taxonomia é uma forma de classificar ou ordenar coisas em categorias; é um esquema de classificação hierárquica de grupos principais, subgrupos e itens, a taxonomia da NANDA oferece uma maneira de classificar e categorizar áreas de preocupação de um enfermeiro, ela possui 244 diagnósticos de enfermagem, agrupados em 13 domínios e 47 classes e os diagnósticos.

 Existe quatro tipos de diagnósticos de enfermagem, sendo eles diagnóstico Reais (ou atuais), Diagnóstico de Risco, Diagnóstico de Promoção da saúde e diagnostico do bem-estar.

  • Diagnóstico Real- é um julgamento clínico a respeito de uma resposta humana indesejada a uma condição de saúde/processo da vida que existe em um indivíduo, família, grupo ou comunidade. Exemplo- Débito cardíaco diminuído
  • Diagnóstico de risco- Um julgamento clínico a respeito da suscetibilidade de um indivíduo, família, grupo ou comunidade para o desenvolvimento de uma resposta humana indesejável a uma condição de saúde/processo da vida. Exemplo: Risco de lesão por pressão
  • Diagnósticos de bem-estar- comportamento de busca de saúde relacionado a autoestima elevada, evidenciando por desejos expresso de buscar um nível mais elevado de bem-estar.
  • Diagnóstico de promoção a saúde- O paciente expressa um desejo de aumentar seu bem-estar e alcançar um potencial humano de saúde, essas respostas são expressas por uma disposição para melhorar seu comportamento específico, podendo ser usado em qualquer estado de saúde. Exemplo: disposição para controle da saúde melhorado

CONCLUSÃO 

para que o enfermeiro realizar um diagnóstico de maneira exemplar ele deve fazer uma boa anamnese e exame físico, ele  deve extrair do paciente dados objetivos através do exame físico e dados subjetivos através da anamnese é importante salientar que o enfermeiro deve ter como base alguma teoria de enfermagem, como por exemplo a teoria ambientalista de Florence, teoria das necessidades humanas básicas de Wanda Horta, teoria da adaptação de Callista Roy, Teoria do Autocuidado de Orem e diversas outras teorias. Então teremos um processo de enfermagem e uma Sistematização de assistência de enfermagem (SAE), todas com base em uma grande teoria de enfermagem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com