TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Saúde Mental

Por:   •  17/8/2020  •  Resenha  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Trata-se de uma visita técnica realizada no Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes, na data de 14/02/2020, ás 8:00 horas, com as estudantes da 7° série do curso de Enfermagem da Universidade Potiguar de Caicó/RN. Realizou-se um reconhecimento da realidade a fim de vivenciar desde o acolhimento, procedimentos e alta hospitalar dos pacientes com sofrimento mental, a qual contamos com a presença da coordenadora do setor psiquiátrico a enf. Ully Nayane e a preceptora Taylla Dias.

No decorrer da visita foram apresentados locais dentro do próprio hospital utilizado para a interação dos pacientes, como a praça de convivência, a enfermaria localizada dentro da clínica médica e um corredor por trás das enfermarias.

OBJETIVO GERAL

Analisar a distribuição do serviço, infraestrutura, as dificuldades encontradas no setor, assim como as atribuições do Enfermeiro frente ao cuidado com os pacientes em sofrimento mental.

DESENVOLVIMENTO

O setor psiquiátrico encontra-se dentro da clínica médica e conta com duas enfermarias, sendo uma masculina com quatro leitos e uma feminina com dois leitos, também há existência de um espaço de convivência entre eles, que possibilita muitas vezes a saída deles pela clínica cirúrgica. Foi observado que possui uma infraestrutura falha, onde existe várias possibilidades de fuga inclusive pela janela da própria enfermaria dando acesso direto a saída do hospital.

A equipe do setor é composta por 1 médico, 1 psiquiatra, 1 psicólogo, 2 enfermeiros e 5 técnicos de enfermagem do plantão, na qual foi relatado que devido a deficiência de profissionais os enfermeiros dividem-se entre a clinica médica e o setor psiquiátrico, somente 1 dos 5 técnicos fica responsável pelo setor, mas quando necessário também atua na clinica médica. O psiquiatra está presente apenas uma vez por semana, assim dificultando o tratamento do paciente. O psicólogo realiza a visita diariamente, podendo retornar ao leito mais vezes de acordo com a necessidade do paciente.

Os pacientes dão entrada na urgência por meio do SAMU ou da Guarnição Policial, a maioria chega em surtos seguindo para o atendimento médico, sendo medicado, e caso necessário é realizada a contenção do paciente.  Em caso de internação ocorre uma triagem avaliando o quadro clinico, sendo feita a coleta de dados. Segundo informações colhidas, os principais transtornos atendidos são: esquizofrenia, bipolaridade e depressão em estágio agudo. A maior incidência é de esquizofrenia, tendo como público alvo homens na faixa etária de 30 anos e a depressão em estágio agudo, são jovens que tentaram suicídio decorrente a motivos emocionais.

No local é utilizado apenas o método S.O.S para estabilizar e imobilizar o paciente, na qual os principais medicamentos utilizados são sedativos e antidepressivos, tais como: haldol, fenergan, diazepam, havendo uma carência no local quanto ao fenergan. A maioria chega ao hospital sem acompanhantes e geralmente ocasiona uma piora no quadro do paciente, devido a falta de apoio familiar que é de extrema importância para evolução e alta, além de dificultar o serviço ofertado pelos profissionais tendo que redobrar a atenção da equipe para o paciente.

 Após a identificação do diagnóstico, é de suma importância que ocorra uma boa comunicação entre as Redes de Atenção à Saúde para um tratamento qualificado, buscando a integralidade do cuidado. Porém há um déficit neste quesito, sendo que, através da Assistente Social há comunicação do Hospital para o CAPS sem retorno de contrapartida, interrompendo o fluxo do tratamento que deveria ser contínuo.

Antigamente existia uma visão inadequada sobre os pacientes que chegavam em surtos, onde ocorria preconceito tanto pelos profissionais, pacientes de outros setores e familiares. Nos dias atuais, com a evolução que houve no âmbito saúde notou-se que ocorreu melhoras dos métodos de cuidados de forma humanizada para esses pacientes, tais mudanças se dá devido capacitações realizadas pela própria instituição para um melhor atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com