TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha da Palestra Paulo Amarantes - Saúde mental e atenção Psicossocial

Por:   •  14/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estácio de Sá

Nome: Jéssica Rodrigues Leonardo Martins

Curso: Psicologia

Professora: Claudia Santana

Matricula: 201603015639

Resenha da Palestra Paulo Amarantes

Saúde mental e atenção Psicossocial

A situação da assistência psiquiátrica no Brasil foi marcada pela ineficácia dos tratamentos, pelo abandono dos pacientes perante aos seus familiares e responsáveis nos hospícios, por uma não condição mental e violação dos direitos humanos. As condições segundo Paulo Amarante eram precárias até mesmo em países desenvolvidos. Depois de muita discussão e debates sobre loucura e os efeitos que ocorriam aos pacientes após serem internados aconteceu a reforma psiquiátrica visando melhora nesse quadro que parecia mais uma instituição judiciária, pois o paciente perde todo seu direito de cidadania e esquece completamente do seu eu. Ela não é dada como pessoa ou orientada, apenas trancada e medicalizada tornando-a alienada e distante, desaprendendo tudo aquilo que já estava acostumada.

Diretor de hospital psiquiátrico, Franco Basaglia, se posiciona contra o antigo método das instituições. Ele lutava por melhores condições e cuidados. Surge então a primeira e única lei, a Antimanicomial, oferecia um tratamento digno, sem discriminação e com direito a assistência técnica. Onde era proibido também, construir novos hospícios.

A luta agora também se estica pela desmedicalização, onde não há diminuição do medicamento, mas uma orientação melhor sobre ele. Vivemos em uma atualidade que tudo se tornou muito comum e próximo. Depressão e ansiedade são conceitos que todos tem no seu dia a dia. Isso aumenta o discurso e a indústria farmacêutica ganha com isso, onde adutos tomam remédios excessivos e até mesmo crianças. É o deslocamento da ideia de poder, algo da vida como algo que é monopolizado pelo estado e não do sujeito em si. Além da reforma psiquiátrica é necessário também uma reforma de cultura, pois é ela quem demanda manicômio, exclusão e limitação do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com