TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro o monge e o executivo

Por:   •  22/11/2016  •  Resenha  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE JI-PARANÁ

CURSO DE ENFERMAGEM

ALINY LEOPOLDINA LOEBLEIN

                                         DIÉSSICA PATRINI SILVA SOUZA

                                        GRACE KELLY                                    

                                        JAQUELINY

                                        RENATA.F.M OLIVEIRA

                                        TAINÁ

                                        VALÉRIA CAMATA GOTTARDO

                                                   

                       

O MONGE E O EXECUTIVO: UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERNÇA

Ji-Paraná

2016

ALINY LEOPOLDINA LOEBLEIN

                                         DIÉSSICA PATRINI SILVA SOUZA

                                        GRACE KELLY ALMEIDA                                  

                                        JAQUELINY VAZ

                                        RENATA.F.M OLIVEIRA

                                        TAINÁ ARAGÃO

                                        VALÉRIA CAMATA GOTTARDO

O MONGE E O EXECUTIVO: UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERNÇA

Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina de Gerenciamento em Enfermagem, pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná. Sob orientação da professora Gisele Cristina.

Ji-Paraná/RO

O Monge Executivo – Uma História Sobre a Essência da Liderança

A história começa contanto a história do empresário renomeado e muito famoso por reerguer organizações falidas ou em colapso, no qual ele cita que o maior erro dessas organizações era a falta da liderança e apenas o exercício do poder, que deixa a desejar nas comunicações, onde o que era comunicável era apenas o dinheiro. Então ele desiste dessa vida de ser um grande empresário para ensinar a pessoas como liderar.

A princípio o livro trata-se de uma história na qual há muita semelhança com o que é ser enfermeiro, pois, trata-se de liderança, como liderar, quais as diferenças entre liderar, ser autoridade ou ter poder, dentre outras questões. Normalmente em nosso cotidiano estamos acostumados com o poder, portanto, na maioria das vezes nem sabemos diferenciar poder de autoridade, más, o livro traz o conceito que Max Weber desenvolveu sobre estes, no qual nos ensina que para sermos pessoas de sucesso, que “comandam” ou seja, lideram pessoas precisamos entender essa diferença e por que são tão diferentes.

Capítulo 2: O VELHO PARADIGMA

O capítulo tem inicio já citando um antigo paradigma chinês, que se você não mudar a direção, termina exatamente de onde partiu. E  vem mostrando que um líder deve reconhecer as mudanças que os seus liderados e o publico a ser atendido está vivendo para adaptar-se e poder exercer de forma mais abrangedora e satisfatória. Onde se possa entender e sanar os problemas antes mesmo que seja percebidos e reclamados.

Logo no inicio já demonstra que quando um líder exerce uma LIDERANÇA ele é capaz de fazer com que uma pessoa faça até o que não faria normalmente. Como o protagonista do livro que se levanta muito cedo só para ter um tempo de conversar com seu ícone de liderança.

E assim escutando seu ícone de liderança aprendeu que escutar é uma dádiva de um bom líder. O que nos faz ficar pensativos em todas as horas que já se interrompeu alguém durante a fala por achar que aquela ideia não fosse tão conivente, sem esperar até o final.

Dando o exemplo de mudança e de quebras de paradigmas falou sobre uma criança e exemplificou sobre ela ser estuprada ou não mudara a ideia dela sobre homens. A estuprada terá um paradigma errôneo sobre que não se deve confiar em nenhum homens, pois pedem lhe fazer algum mal. E na verdade apenas um lhe fez um mal que ficou gravado, e para que ela possa quebrar esse paradigma só será possível com esforço e que outros homens provem que não são do mesmo tipo. Assim também somos nos mas com outro paradigmas que devem ser quebrados para mudanças necessárias e para o bem da empresa ou do serviço realizado. Como o exemplo de que uma enfermeira injetou leite na veia de uma pessoa, para a ser um paradigma de que todos os profissionais enfermeiros não sabem diferenciar as dietas. E é um paradigma falso. Onde os enfermeiros deverão provar que sabem, e assim mudar ou quebrar o paradigma.

Capitulo 3: O Modelo

Neste capitulo é discutidos sobre a liderança e quem foi o maior líder de todos os tempos, muitos nomes foram sugeridos mais parece que não chegaram a uma conclusão de imediato Até que alguém perguntou a opinião de Simeão e como resposta ele disse Jesus Cristo. Isso causou espanto na maioria das pessoas presentes naquela reunião e alguns achou que a resposta de Simeão estava relacionado por ser um cristão.

Então com muita sabedoria Simeão rebateu, concordamos que liderança é a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente na busca dos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Não existe ninguém vivo ou morto que consiga chegar perto de Jesus Cristo.

Em seguida Simeão dirigiu ao quatro e desenhou uma pirâmide com cinco divisões no qual a palavra liderança estava no topo e sem seguida vinha a palavra autoridade. Greg definiu a liderança enquanto Kim falou sobre autoridade que consiste em levar as pessoas a realizarem a sua vontade de bom grado, por causa de sua influência pessoal.

Simeão foi completando a pirâmide a próxima palavra que surgiu foi serviço e sacrifício que foi definida pelo pregador da seguinte forma, um bocado de esforço. A quarta palavra que apareceu na pirâmide foi amor isso causou um certo desconforto pois quando se fala em amor normalmente as pessoas logo pensam em sentimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com