TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - O Monge E O Executivo

Trabalho Universitário: Resenha - O Monge E O Executivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 3

O Monge e o Executivo

O livro “O Monge e o Executivo”, escrito por James C. Hunter, nos da uma visão da essência da liderança, mostrando como deve ser a nossa relação pessoal em praticamente todas as áreas de nossas vidas, e apresentando o líder como alguém que serve, ou seja, Líder Servidor.

O livro relata a história de John, um grande e bem sucedido gerente-geral de uma importante empresa. Apesar de encontrar-se em um estado de glória e conforto, acaba passando por algumas dificuldades com seu casamento, o mau relacionamento com seus filhos, os conflitos relacionados à sua forma de gerenciamento da empresa onde trabalhava e até mesmo a situação ruim do seu time de baseball, onde era treinador.

No meio de tantos conflitos, John acaba indo para um mosteiro, por solicitação de sua esposa Raquel, para refletir e colocar ordem na sua vida.

Inicialmente o autor nos apresenta uma definição para liderança, que diferente de poder, no caso mandar por causa de força ou status em que se encontra, ele enfoca que a liderança dá-se pela técnica de fazer as pessoas trabalharem pela admiração apaixonada de querer atingir suas metas, seus objetivos, trabalhando para um bem comum e entendendo a importância que possuem (individualmente) para a empresa, ou seja, deve-se liderar pela autoridade e não pelo poder.

Outro ponto interessante tratado pelo autor são os paradigmas, fazendo uma comparação entre o velho paradigma e o novo paradigma. O velho paradigma tratava o cliente como um “inimigo”, enquanto todo o foco de uma produção era em atender as necessidades de um Diretor-Presidente, toda a visão era voltada ao principal nível hierárquico, embora devesse voltar-se ao cliente. O novo paradigma já tem o entendimento que toda a empresa deve-se voltar para o cliente, pois ele é o mais importante.

Com relação ao modelo de liderança o livro se referencia como exemplo Jesus Cristo, que foi o maior líder, e como princípio da liderança tinha a servidão. “Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir” – Jesus Cristo. São essas as palavras indicadas como a base para liderar, o líder precisa atender as necessidades das pessoas, pois elas rendem mais quando estão felizes, precisa liderar com autoridade, vontade e amor.

Segundo o autor, a liderança está estritamente ligada ao amor, é se colocar a disposição das pessoas, se preocupando com elas. O tratamento digno e respeitoso, a bondade, humildade, respeito, compromisso e honestidade estão diretamente relacionados ao sucesso da organização.

James Hunter também apresenta que mesmo o líder obtendo essas qualidades, ele tem a responsabilidade de construir um ambiente saudável para as pessoas, já que elas necessitam disso. Deve criar as condições adequadas para as pessoas estabelecendo “normas de comportamento” para manter a ordem no ambiente. A tarefa de liderar não é fácil na prática, é necessária muita força de vontade e dedicação.

Mais adiante, Hunter fala sobre o comportamento, e uma frase interessante citada é “não há pelotões fracos, mas líderes fracos”, mostrando claramente que o líder exerce influências sobre seus liderados. Nosso comportamento tem influências nos nossos sentimentos e nos nossos pensamentos, se dedicarmos tempo, esforços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com