TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Cicatrização de Feridas

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Curativos e Feridas

1 Pele

É o maior órgão do corpo humano, possuindo características: impermeável, elástica, áspera e regenerativa. Possui função protetora, termorregulação e síntese hormonal (vit. D).

A pele ainda se divide em três camadas:

-Epiderme: é a camada mais externa, com espessura de 0,04 mm. Subdivide-se em 5 camadas: córnea, lúcida, granulosa, espinhosa e basal.

- Derme: com espessura de 1 a 4 mm é nesta camada que se encontram s vasos sanguíneos, linfáticos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas, pelos e terminações nervosas além de células como: fibroblastos, monócitos, mastócitos, macrófagos, plasmócitos, entre outros.

-Hipoderme: Panículo adiposos ou tecido areolar ou tecido celular subcutâneo. Absorve choques e funciona como isolante térmico e reserva energética.

2 Ferida

Ferida é uma ruptura na pele, na membrana mucosa ou em qualquer outra estrutura do corpo causada por um agente físico, químico ou biológico em tecido vivo. Os tipos podem ser abertas quando a superfície da pele ou da mucosa não se encontra mais intacta, ou fechada quando não há abertura da pele ou da mucosa. Dentre as causa podemos citar trauma intencional, isquemia e pressão.

Quando uma lesão ocorre, imediatamente iniciam-se fenômenos dinâmicos definidos como cicatrização que é uma consequência da interação dos mais variados tipos de células para reestabelecer a integridade dos tecidos. Na sequencia da cicatrização ocorre 3 fases distintas:

- Fase Inflamatória: Ocorre imediatamente após o trauma e manifesta-se pelos sinais e sintomas inflamatórios, durando de 3 a 7 dias. Nessa fase o objetivo é hemostasia e destruição e remoção de detritos celular, extracelulares e patógenos.

-Fase Proliferativa: tem duração de 4 a 12 dias, nesse período novas células preenchem e vedam a ferida, ocorre o surgimento de tecido de granulação que possui coloração rosada brilhante e avermelhada, devido a extensa projeção de capilares no local.

-Fase de Maturação: Inicia-se 3 semanas após o trauma e pode permanecer até alguns anos nas feridas crônicas. Ocorre o fortalecimento e remodelagem das fibras de colágeno, caracterizando-se por diminuição da cicatriz e hipopigmentação do leito da lesão.

As feridas podem atingir a epiderme, a derme, tecido subcutâneo, fáscia muscular, chegando a expor estruturas profundas. Sendo assim podem ser classificadas de acordo com o tempo da existência e com a condição.

De acordo com o tempo as feridas podem ser agudas com previsão de uma curta duração, já as que ultrapassam o previsto são denominadas crônicas. Como exemplo de feridas crônicas incluem leões por pressão, arteriais, venosas e diabéticas.

Nos níveis de contaminação temos a subdivisão em três grupos: limpa, feita em condições assépticas e isenta de micro-organismos, como as feridas cirúrgicas; limpa-contaminada, lesão com 6 horas entre trauma e atendimento e sem contaminação significativa; contaminada, lesão que ocorre quebra da assepsia; infectadas, possuem evidencia de infecção como secreção purulenta ou tecido necrótico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com