TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre o SUS

Por:   •  11/4/2015  •  Dissertação  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

Para ofertar serviços de saúde com qualidade e cuidados aos seus usuários, o Sus necessita da construção de uma gestão democrática no serviço de saúde.

No decorrer dos anos o trabalho de saúde foi perdendo o seu foco em decorrência da inserção de tecnologias leves e leves duras, o cuidado foi deixado de lado e foco passou a ser o tratamento da doença, ou seja, os profissionais de saúde passaram a utilizar mais as máquinas e deixaram de ter um vínculo com seus clientes, essa é uma das maiores insatisfações dos usuários dos serviços de saúde.

Um dos desafios postos para o serviço de saúde é a capacidade de oferecer atenção integral a saúde das pessoas, para isso é preciso desenvolver novas tecnologias de cuidado, ampliar a capacidade de acolhimento, escuta e responsabilização dos trabalhadores de saúde como também ensina-los a lidar com a dor e o sofrimento.

Hoje em dia, todos os gestores tem o compromisso de certificar o acesso dos cidadoes a serviços de saúde com qualidade, graças a diversas ofertas de serviços de saúde e cuidados básicos que o SUS vem promovendo, assim outras profissões foram inseridas nos serviços de atenção à saúde e o campo de trabalho se tornou relevante atualmente.

A saúde suplementar (parte privada do sistema de saúde),passou a se ocupar da gestão de cuidado, eis que surge um novo campo de trabalho para os profissionais especializados em saúde coletiva, que além de trabalhar com cuidado as pessoas , também se ocupam com cuidado ao meio ambiente e da vigilância á saúde.

A vigilância a saúde inclui, vigilância epidemiologia e vigilância sanitária, um campo com grande produção de conhecimento, diversas oportunidades de trabalho nas esferas do governa em saúde e muito bem estruturado no Brasil.

A Saúde da Família, ou Programa Nacional, também vem proporcionando diversas oportunidades de trabalho, não só para médicos, enfermeiros e agentes, como para profissionais de diversas áreas como: dentistas, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas e etc.

Os hospitais quando organizam áreas de epidemiologia hospitalar, vigilância de medicamentos e etc., também oferecem oportunidade de trabalho na área de saúde coletiva.

Os profissionais de saúde coletiva também vem conquistando espaço na área de indústrias farmacêuticas, conduzindo pesquisas epidemiológica e conhecedores da legislação concernente com a pesquisa em seres humanos.

O mercado de trabalho em saúde coletiva vem crescendo em decorrência a política de saúde

que assegura atenção integral a saúde de todos os brasileiros, novas estratégias de organização de cuidado em saúde são necessárias para que haja, mais eficácia, eficiência e qualidade.

O SUS, vem apoiando diferentes estratégias de estimulo as mudanças na graduação nas profissões de saúde, que propiciam oportunidades de reconstrução a saúde coletiva e vem ampliando os pontos de contato e oportunidades de cooperação entre instituições de ensino e sistema de saúde, de modo que novas especializações sejam construídas e as instituições participem do processo permanente de educação dos trabalhadores já inseridos no sistema de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com