TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Filme sobre SUS

Por:   •  15/10/2015  •  Resenha  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Veiga de Almeida – UVA

Aluna: Fernanda Gonçalves de Oliveira                 Matrícula: 20121103567

Professor: Márcio Moreira

RESUMO DO FILME S.O.S Saúde:

O documentário titulado como Sicko feito em 2007, pelo diretor Michel More, teve como o objetivo de mostrar a realidade do sistema de saúde americano, em relação a outros países que possuem um sistema de saúde gratuito e bastante satisfatório para a população, como por exemplo Cuba, que é um país socialista que se preocupa com a saúde, visando sempre mais conquista com a abrangência nos princípios da Saúde Pública.
Onde no Estados Unidos um país bastante desenvolvido (possui a maior economia nacional) não há sistema único de saúde pública, o que é mais prevalecido os planos de saúde, visados praticamente sempre em obter lucros e não de fato o reestabelecimento da saúde da população. Planos esses que nem todos possuem condições de pagarem para obterem esse benefício. Isso sem falar na dificuldade que é para se enquadrar em determinado perfil exigido, como a faixa etária, sexo, peso, entre outros. Além disso, para eles é imprescindível que o indivíduo não possua nenhum tipo de doença, o que soa irônico por se tratar de um plano de saúde, o que realmente deixa muito desejar.
  A universalização da saúde proposta por Hillary Clinton não foi aprovada no congresso americano devido a algumas atividades dos planos e seguros de saúde, informando que prejudicaria a atenção à saúde americana e que não seria possível. Os profissionais de saúde, como os médicos americanos posicionaram-se contra a universalização da saúde, onde haveriam modificações como aumento de carga de trabalho, a qualidade e os tratamentos piorariam. Além disso, os pacientes não poderiam escolher seus médicos. Tal ocorrência seria a “socialização” da saúde, fato ligado ao “comunismo”. Com isso, muitos médicos negligenciaram pacientes, negando-lhes atendimento e tratamento adequados.
Depois de tanto criticar os EUA e seu sistema, Michel Moore nos leva a conhecer sistemas de saúde de países como Canadá, Cuba, França e Inglaterra. 
Ao analisar o sistema de saúde de Canadá, lá você pode escolher o profissional por quem você deseja ser atendido, além de medicamentos que são disponibilizados sem pagar nada. Na Inglaterra e Londres, é interessantes os estímulos, e incentivos que são dados aos profissionais de saúde, isso sem falar na prestação de serviço para os cidadãos, que aquele que poder pagar pelo serviço prestado, pagam, os que não poderem pagar, pagam o pouco que pode, ou até mesmo não pagam. E com relação a Cuba, como tinha dito, é um dos melhores analisados, onde quanto à educação, lazer, esporte, saúde pública é um dos países onde mais se investem.
O sistema norte-americano é um sistema que pouco se investe, onde apresenta muitas falhas. Onde você paga pelo serviço e não utiliza; E ao analisar os países apresentado pode se perceber que em relação a realidade da prestação de serviços dos E.U.A não é tão diferente da nossa realidade. Porém o nosso Sistema Único de Saúde, ainda é muito invejado, e tomado como modelo por muitos países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (467.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com