TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão para Segunda Avaliação

Por:   •  22/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

FASAP – FACULDADE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

2º Semestre de 2018

Nota:

Revisão para Segunda Avaliação

Aluno(a):

1) As doenças cardiovasculares são as mais importantes causas de morbidade e mortalidade na sociedade ocidental. Dentro deste contexto, o conceito a seguir: “é o aumento da quantidade de sangue no interior dos vasos em um órgão ou tecido, especialmente na microcirculação”  corresponde a qual dos estados descritos abaixo:

a) Lipidemia                                

b) Proteinúria                                        

c) HIperemia                                

d) Calcemia                    

2) Quais as características Bioquímicas e metabólicas das células neopláscias malignas?

3) Na figura abaixo observamos uma drenagem venosa dificultada que pode ocorrer por em consequência de obstrução do vaso, como acontece em trombose venosa, por redução do retorno venoso sistêmico ou pulmonar, como acontece na insuficiência cardíaca, podendo estar associada com a presença de edema. Marque a alternativa abaixo que corresponde a condição patológica que apresenta as características descritas acima:

[pic 1]

a) Hiperemia Ativa Patológica                                    

b) Displasia                                

c) Trombose                                        

d) Hiperemia Passiva ou Congestão                                  

4) Descreva as principais diferenças entre as células neoplásicas benignas e malignas.

5) Hemorragia ou sangramento caracteriza-se pela saída de sangue dos vasos ou coração para o meio externo, para o interstício ou para as cavidades pré-formadas. Hemorragias podem ser internas ou externas e recebem nomes particulares. Dentro deste contexto relacione as colunas abaixo de acordo com o conceito de cada um dos diferentes tipos de hemorragias.  

(1) Hematoma                              

(2) Equimose                                  

(3) Púrpura                        

(4) Hemorragias puntiformes ou petéquias                                                                

(    ) são diminutas áreas hemorrágicas (até 3 mm de diâmetro), geralmente múltiplas. Na maioria das vezes, resultam de defeitos qualitativos ou quantitativos de plaquetas.

(    ) é a lesão superficial um pouco maior do que as petéquias, geralmente na pele, múltipla, plana ou discretamente elevada, podendo atingir até 1 cm de diâmetro.

(    ) é a hemorragia que aparece como mancha azulada ou arroxeada, mais extensa do que a púrpura e que pode provocar aumento discreto de volume tecidual local. São frequentes em traumatismos.

(    ) consiste em hemorragia em que o sangue se acumula e forma uma tumoração. É frequente após traumatismos.

6) As células neoplásicas apresentam a capacidade de formar uma nova lesão tumoral a partir da primeira, sem continuidade entre as duas. Esse processo é denominado Metástase. Descreva quais são as etapas deste processo.

7) O câncer é a segunda causa  de morte mais comum no Brasil, perdendo somente para as doenças cardiovasculares que atingem taxas mais altas. Marque verdadeiro (V)  nas alternativas abaixo que representam as principais alterações presentes nas células neoplásicas e  falso (F) nas alternativas que não representam tais alterações.

(V ) Proliferação descontrolada.

(F) Aumento da produção de proteínas celulares

(F) Perda da inervação

(V) Perda da Diferenciação

(F) Redução do Suprimento sanguíneo

(V) Inativação do controle por Apoptose

(V) Indução da Angiogênese

8) Choque é o distúrbio hemodinâmico agudo e sistêmico caracterizado por incapacidade do sistema circulatório de manter a pressão arterial em nível suficiente para garantir a perfusão sanguínea de órgãos vitais, o que resulta em hipóxia generalizada. Cite quais são os cinco tipos de choqueque podem ocorrer.

9) Processo fisiológico de controle do sangramento quando ocorre lesão vascular. A parada ou a cessação de um sangramento, pode ser feita naturalmente (hemostasia espontânea) ou artificialmente (p. ex., ligadura ou cauterização de vasos lesados). A hemostasia espontânea envolve a parede vascular, as plaquetas e o sistema de coagulação sanguínea. Na figura abaixo podemos observar a formação de um importante componente do processo de coagulação. Marque a alternativa abaixo que apresenta o nome desta estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (423.1 Kb)   docx (372.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com