TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de estudo CMF- Sistema Tegumentar, locomotor e reprodutor

Por:   •  3/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.419 Palavras (34 Páginas)  •  1.062 Visualizações

Página 1 de 34
  1. Descreve o que é a doença de Peyronie e qual sua forma de tratamento? 

A doença de Peyronie ou induratio penis plastica descrita por François Gigot de La Peyronie em 1743, caracteriza-se pela presença de placas fibróticas na túnica albugínea, comprometendo a elasticidade do corpo cavernoso neste local, promovendo dor e curvatura anormal do pênis quando em ereção com prejuízo da penetração nas relações sexuais.

  O tratamento cirúrgico pode ser orientado da seguinte maneira:

1) Cirurgias que corrigem a curvatura:
Cirurgias que visam a compensação da curvatura peniana atuando na área diametralmente oposta à placa.
Cirurgias que promovem a incisão ou excisão de placas, com ou sem enxerto, atuando desta maneira no local da lesão.
Os melhores resultados atualmente são obtidos com as cirurgias que promovem a correção da curvatura, atuando na área oposta à placa.
2) Cirurgias que corrigem a ereção:
Nos casos em que há comprometimento da função erétil cabe a colocação de próteses penianas.

  1. Quantos ossos formam nossa coluna vertebral e como ela está dividida?

33 vértebras e é dividida em 4 partes:

Coluna cervical – Formada por 7 vértebras, é a mais flexível. Faz os movimentos do pescoço, como inclinar a cabeça. Coluna torácica – Composta por 12 vértebras. Fica no meio da coluna e atua também no processo de respiração. Coluna lombar – Formada por 5 vértebras. É a região da coluna que recebe a maior pressão nos movimentos do corpo, sendo a mais prejudicada pelas posturas erradas. Coluna sacra – Com 5 vértebras fundidas em um só osso (sacro). Este osso é seguido pelo cóccix, que é formado por 4 vértebras (unidas num só osso) e fica na porção final da coluna.

  1. Quais ossos forma as seguintes estruturas: Cintura escapular, cintura pélvica, articulação glenoumeral, articulação coxofemoral.

Cintura escapular:  cintura escapular possui dois pares de ossos: uma clavícula e uma escápula, sendo um de cada lado.

Cintura pélvica: é constituída pelo sacro - osso volumoso resultante da fusão de cinco vértebras, por um par de ossos ilíacos e pelo cóccix, formado por quatro a seis vértebras rudimentares fundidas.

Articulação glenoumeral: é formada pela cabeça do úmero e a cavidade glenóide, é uma articulação sinovial tipo esferóide (bola e soqueta), possui quatro liberdade de movimento e pouca estabilidade óssea, sua estabilização é dependente de ações musculares.

Articulação coxofemoral: é formada pela cabeça do fêmur, que roda dentro do acetábulo formado pelos ossos da bacia;, a cabeça do fêmur e o acetábulo são recobertas por uma camada de cartilagem, que ‚ uma substância branca com aproximadamente 3 milímetros de espessura. 

  1. Quais são, quantos são e quais as características dos diferentes tipos de músculos que temos no corpo humano?

Os três tipos de músculos existentes são os “músculos estriados”, os “músculos lisos” e os “músculos cardíacos

Os músculos estriados esqueléticos fixam-se aos ossos geralmente por meio de cordões fibrosos, chamados tendões. Possuem contração vigorosa e voluntária, isto é, seus movimentos obedecem a nossa vontade. Exemplos: os músculos das pernas, dos pés, dos braços e das mãos.

              O músculo estriado cardíaco é o miocárdio, o músculo do coração, que promove os                   batimentos cardíacos. Sua contração é vigorosa e involuntária.

 Os músculos lisos têm contração lenta e involuntária, isto é, os movimentos por eles gerados ocorrem independentemente da nossa vontade.Esses músculos são responsáveis, por exemplo, pela ereção dos pêlos na pele (“arrepio”) e pelos movimentos de órgãos como o esôfago, o estômago, o intestino, as veias e as artérias, ou seja, músculos associados aos movimentos peristálticos e ao fluxo de sangue no organismo.

  1. Onde está presente a medula óssea nos ossos que formam no sistema esquelético? A medula permanece para o resto da vida? Justifique sua resposta.

O interior dos ossos é preenchido pela medula óssea, que, em parte é amarela, funcionando como depósito de lipídeos, e, no restante, é vermelha e gelatinosa, constituindo o local de formação das células do sangue, ou seja, de hematopoiese. O tecido hemopoiético é popularmente conhecido por "tutano". As maiores quantidades de tecido hematopoético estão nos ossos da bacia e no esterno. Nos ossos longos, a medula óssea vermelha é encontrada principalmente nas epífises. Devido à grande necessidade de formar sangue novo na infância, a medula humana é inteiramente vermelha até os sete anos. Substituída progressivamente por tecido gorduroso, ainda pode ser encontrada na idade adulta nas vértebras, nos ossos da bacia e do peito, nas costelas, no crânio e nas extremidades dos ossos longos de pernas e braços. A medula amarela, cuja principal função é armazenar gordura, está presente nas cavidades centrais dos ossos longos e em ossos esponjosos ou cartilaginosos.
As células reticulares da medula vermelha -- eritroblastos, mieloblastos e megacariócitos -- formam vários tipos de células sangüíneas, que se precipitam nos sinusóides, veias de paredes finas localizadas no interior de canais existentes nos ossos. No homem, as células sangüíneas e plaquetas param de se desenvolver após deixarem a medula.

  1. Explique qual relação existe entre o LH e as células de Leydig e o FSH espermatogênese. Qual célula é responsável pela produção de testosterona? Desde quando ela está presente no organismo masculino. O que a testosterona faz no corpo masculino?

As células de Leydig ou células intersticiais de Leydig são células que se encontram entre os túbulos seminíferos, nos testículos. Produzem a hormona testosterona, quando estimuladas pela hormona luteinizante(LH). Possuem um núcleo vesicular e arredondado e um citoplasma granular.

As espermatogônias são encontradas nos túbulos seminíferos. Durante a puberdade o número de espermatogônias começa aumentar e sofrer várias mitoses, crescendo e sofrendo mutações, com o objetivo de se transformarem em espermatócitos primários. Este desenvolvimento é estimulado pelo hormônio folículo-estimulante (FSH). Tanto as espermatogônias como os espermatócitos primários são células diplóides.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.4 Kb)   pdf (557.7 Kb)   docx (316.4 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com