TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAUDE MATERNO-INFANTIL

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 2- Saúde Materno Infantil

  1. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso. (6,0 cada sentença vale 0,5)

a) ( V ) A fase puerperal tem seu inicio de uma a duas horas após a saída da placenta, já o seu término não pode ser definido pois varia de mulher para mulher mas todas devem passar pelas fases do puerpério: imediato, tardio e remoto.

b) ( V ) A alimentação é um item relevante a ser cuidado pela gestante, temos uma dieta padrão em que deve ser ingerido diariamente alimentos energéticos, construtores e reguladores.

c) ( F ) O pré-natal é considerado uma etapa importante durante a gestação pois é o momento em que monitora-se o binômio mãe e feto e tenta-se mantê-los saudáveis, para isso, de acordo com o SUS é necessário sempre uma consulta a cada quatro semanas.

d) ( F ) Depois da confirmação da gestação através de exames laboratoriais ainda devem ser considerados três sinais positivos de gestação: visualizar o feto através de exame de imagem, aumento de volume abdominal  e identificação dos movimentos fetais.

e) ( V ) Parto normal é aquele que tem inicio espontâneo, sem nenhum fator de risco associado e que se encerra com o nascimento; já o parto cesáreo é um procedimento cirúrgico que exige cuidados clínicos, técnicos e anestésicos.

f) ( F ) Após iniciarem os sintomas da gravidez o inicio do pré natal deve ser imediato.

g) ( V) O curativo do coto umbilical é um dos cuidados mais importantes como recém nascido que deve ser feito com álcool 70% em movimentos circular de cima para baixo.

h) ( V ) Alguns fatores de risco podem ser desenvolvidos durante a gestação como a diabete gestacional, hipertensão, carências nutricionais como a falta de ácido fólico, que pode levar a problemas no sistema nervoso do bebê.

I) ( F ) A Portaria 2.428 de dezembro de 2005 traz um beneficio para as gestantes garantindo que no momento do parto e pós-parto as mulheres podem ter um acompanhante.

O número da Portaria é 2418.

j) ( V ) Pode-se citar como características que fazem com que algumas mulheres ao engravidar já se tornem gestante de risco o fato da idade menor de 17 ou maior de 35 anos e história reprodutiva anterior desfavorável com episódios de abortos, prematuridade e má formação.

l) ( F  ) Segurar o bebê de bruços e flexionar as perninhas sobre a barriga são técnicas utilizadas para amenizar as regurgitações.

m) ( F ) Para diagnosticar a gravidez os exames de sangue e de urina são os mais usados  assim o hormônio IGG (gonadotrofina coriônica) deve estar presente nos exames para se considerar o resultado positivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com