TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Saúde Materno Infantil

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa discorrer sobre as questões da primeira infância e a função materna sob o olhar da psicanálise.

A psicanálise foi a primeira corrente da psicologia atribuir os primeiros anos de vida uma importância fulcral na estruturação da personalidade. Dizer que a criança é o pai do homem ilustra a importância.

Um dos conceitos mais importantes da teoria psicanalítica é a existência da sexualidade infantil dividida em fase oral, anal, fálica, latência e genital.

É importante ressaltar, que na psicanálise infância e infantil, estão remetida estruturas conceituais diversas. Enquanto a infância refere-se a um tempo da realidade histórica, o infantil é atemporal e está remetido ao conceito como pulsão, recalque e inconsciente.

A Função Materna é considerada pela Psicanálise, como função necessária para o desenvolvimento do psiquismo da criança. Esta, não precisa ser necessariamente ser exercida pela mãe real, podendo também ser exercida pelo pai, pela avó, tia, babá, entre outros.

Para realização deste trabalho, foi realizado uma entrevista com uma tia que assumiu o papel de mãe após o falecimento da mãe sanguínea. Para demonstrar como a função materna é desenvolvida segundo esses aspectos.

Winnicott (1994), nos diz que a função materna é necessária, bem mesmo antes do nascimento do bebê, através do desejo no qual o casal insere o filho. É de grande importância o contexto do lar onde a criança vai ser gerada, a harmonia e a forma de convivência do casal, que são fatores que vão influenciar nas possibilidades de exercício da função materna.

Sob o ponto de vista da psicanálise, o lugar que o filho tem ocupado no desejo dos pais é um aspecto significativo e importante para ser observado. Este lugar do filho no desejo dos pais, pode informar como a função materna se estabelece, levando em consideração o desejo consciente ou não de cada mulher que se torna mãe.

Após o nascimento, o bebê depende exclusivamente de cuidados de terceiros, para alimentação e higiene. Esses desempenham a função de proteção para com o bebê.

Portanto, a função materna é essencial para que o bebê organize e se constitua psiquicamente. Cabe a ela transmitir o desejo ao bebê, de existência primordialmente; transmitir um sentimento de pertencimento a uma história, transmitir um desejo de viver que não seja anônimo. A criança tem que experienciar o sentimento de que ocupa um lugar na vida do outro, pela via de função desempenhada pela pessoa que cuida, amamenta, olha nos olhos, ouve o que ela diz. A mãe está atenta aos sinais (orgânicos e emocionais), e ocupa-se de uma série de pequenas atividades que são de grande importância (cantar, contar histórias...).

Todas essas atitudes, permitem à criança perceber-se como um ser único, amado e desejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com