TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde da população LGBT Pesquisa

Por:   •  17/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 9

Saúde da População LGBT, Gays, Lésbicas e Bissexuais

Percepção do público LGBT, Gays, Lésbicas e Bissexuais em relação ao serviço de saúde do município de Araruama

1.Resumo

            Considerando que o princípio de que a saúde é um direito de todos e dever do estado, Este trabalho teve como principais objetivos: verificar a percepção dos participantes da pesquisa membros da População LGBT, em relação à assistência oferecida nos serviços de saúde da rede pública e privada do Município de Araruama  à população LGBT; levantar quais as principais dificuldades enfrentadas pela população em questão, quando busca atendimento nos serviços de saúde; e identificar o conhecimento dos participantes sobre seus direitos no acesso aos serviços de saúde no Município de Araruama RJ e sobre os programas desenvolvidos pelo Ministério da Saúde que trata dos direitos de LGBT. Participaram da pesquisa 30 pessoas maiores de 18 anos integrantes da população LGBT.

2.Justificativa

              Segundo BARBOSA, FACCHINI, 2009, o enfrentamento das questões ligadas à homossexualidade e especificamente à sua relação com a saúde, enquanto campo de reivindicação de direitos, emerge no Brasil apenas recentemente, na virada do século XX para o XXI. Ao Longo dos anos, políticas públicas de saúde que contemplem as necessidades do grupo populacional vêm ganhando o apoio de gestores e técnicos de agências governamentais nas suas diferentes esferas, federal, estadual e municipal.

             Essas políticas partem do conceito ampliado de saúde e do princípio da Organização Mundial de saúde (OMS), que considera:

[...] a proteção do direito à livre orientação sexual e identidade de gênero não é apenas uma questão de segurança pública, mas envolve também, de maneira significativa, questões pertinentes à saúde mental e a atenção a outras vulnerabilidades atinentes a esses segmentos. (BRASIL, 2008)

             Em uma perspectiva de atendimento integral à saúde devem ser considerado, ainda, os agravos decorrentes dos estigmas, dos processos discriminatórios e de exclusão social, que violam seus direitos humanos, entre os quais, o direito à saúde (BRASIL, 2004).

           Este trabalho teve como principais objetivos: verificar a percepção dos participantes da pesquisa membros da comunidade LGBT, em relação à assistência oferecida nos serviços de saúde da rede pública e privada do Município de Araruama à população LGBT; levantar quais as principais dificuldades enfrentadas pela população em questão, quando busca atendimento nos serviços de saúde; e identificar o conhecimento dos participantes sobre seus direitos no acesso aos serviços de saúde no Município de Araruama e sobre os programas desenvolvidos pelo Ministério da Saúde que trata dos direitos de LGBT.

3.Ações            

                 Trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou um breve questionário, com questões fechadas e abertas. O questionário permitiu a análise e a classificação dos dados obtidos. Foi selecionado uma formas  para a aplicação individual e anônimo dos questionários. Foi criado uma enquete ON LINE, em um site desenvolvido para pesquisa online, divulgada entre amigos de redes sociais que se enquadram  no grupo LGBT que utilizam o serviço de saúde do município, tanto da rede pública ou privada.  Foram respondidos 30 questionários.

               O presente questionário, foi verificado aspectos sociodemográficos dos participantes, como: idade, gênero (masculino, feminino), união estável, grau de escolaridade, profissão e renda mensal. Para descrever a identidade sexual dos participantes, foi solicitado que assinalassem como se autodefiniam: gay, lésbica, bissexual, transexual ou travesti. Em seguida, havia questões relacionadas à percepção dos (as) participantes em relação aos serviços de saúde no Município de Araruama. A coleta de dados envolveu participantes na faixa etária de 18 a 60 anos, com média de 34 anos de idade, de um universo de indivíduos que se autodefinem como lésbicas, gays, bissexuais.

4.Resultados

            Observou-se a partir dos dados demográficos obtidos (Fugura 1 a 7) que a população entrevistada atingiu a faixa etária predominante de 18 a 30 anos, gênero feminino prevalecente com 91,7% do total da amostra, dos quais 50% não vivenciam uma união estável. A autodefinição em relação à identidade sexual dos participantes apresenta variações, com concentração maior entre gays e lésbicas, atingindo 8,3% e 83,3% do total de entrevistados respectivamente; para os que se autodefinem como bissexuais houve uma representação de 8,3%. No que diz respeito aos transexuais e travestis, consideramos que não tivemos uma amostra adequada, mesmo considerando que este é um estudo preliminar. O grau de escolaridade concentra-se em nível superior incompleto e 2º grau completo apresentando respectivamente 41,7% e 33,3% do total. As profissões dos participantes são diversificadas, apresentando um índice de 66,7% de empregados, com índice de 33,33% de desempregados. A renda mensal dos participantes concentra-se entre 1 e 3 salários mínimos. O grau de escolaridade concentra-se em nível superior incompleto e ensino médio completo apresentando 41,7% e 33,3%, respectivamente. As profissões dos participantes são diversificadas apresentando percentual de 66,7% de empregados. A renda mensal dos participantes concentra-se entre 1 a 3 salários mínimos com 50%.

Figura 1 a 7 - Caracterização sociodemográfica da população

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

               Os dados de como os participantes acessaram os serviços de saúde do Município de Araruama (Tabela 8 a 11), mostram que 75% já utilizaram os serviços de saúde pública do Município de Araruama com uma demanda de 80,3% para posto de saúde; 83,3% utilizaram o serviço da rede privada com uma demanda de 66,6% para consultas médicas.

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

                Quanto ao grau de acessibilidade e satisfação da população LGB em relação aos serviços de saúde no DF, 45,5% julgaram tais serviços inacessíveis, apresentando percentual de insatisfação com serviços da rede pública de 18,2% e de 40% com os serviços da rede privada (Tabela 12 a 13).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (900.8 Kb)   docx (718.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com