TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança do Paciente com Enfase a Identificação do Paciente

Por:   •  13/4/2017  •  Monografia  •  7.085 Palavras (29 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1] 

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Brasília

2016

Brasília

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Segurança do Paciente:

 Uma Assistência segura

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à faculdade Anhanguera de Brasília, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Enfermagem.

Aprovado em: __/__/____

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a DEUS pela oportunidade e pelo privilégio que nos foram dados em compartilhar tamanha experiência e, ao frequentar este curso, perceber e atentar para a relevância de temas que não faziam parte, em profundidade, das nossas vidas.

        Aos esposos e familiares por todo apoio, atenção, carinho e trabalho de superar conosco este desafio de forma integral, assumindo mais que seus papéis, mas também de amigos e companheiros fiéis nesta jornada. E principalmente por terem paciência em tolerar a nossa ausência.

Agradecemos a todos os nossos amigos e colegas que com muito entusiasmo nos incentivaram e alegraram neste momento.

Aos Professores por nos guiar para sermos profissionais competentes, comprometidas e capazes de atuar com responsabilidade. E também por contribuir na construção de experiências e aprimoramento de conhecimentos possibilitando um espaço propício a aventura que é o aprendizado e a prática. Em especial a professora Ana Lígia e nossa orientadora Cinthya Queiroz por nos direcionar e nos apoiar na realização deste trabalho.

A todos da faculdade Anhanguera, corpo docente bem como os funcionários.

A todos que acreditaram em nosso sucesso.


RESUMO

Uma das situações tratadas com fundamental importância no âmbito da saúde é a assistência segura dos pacientes, onde a identificação de pacientes, solicitações de exames, cuidado no preparo e administração das medicações requerem total atenção para não acarretar danos à saúde do paciente posteriormente. Excelência na qualidade assistencial e um risco mínimo de erros e falhas obtendo uma forma cautelosa e sistematizada de segurança é necessário para que possa oferecer o cuidado desejado aos pacientes uma vez que a cada dia que passa a sociedade está mais informada e exige mais eficiência e eficácia dos serviços oferecidos. Nossa pesquisa se propõe analisar a importância da identificação do paciente para uma assistência segura como forma de evitar eventos adversos ao paciente. Será realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de demonstrar as principais ocorrências de falhas em relação a identificação do paciente. Os instrumentos de pesquisa utilizados serão analises de pesquisas relevantes que darão suporte para uma tomada de decisões. Espera-se como resultado que as técnicas para uma assistência segura e de identificação se tornem eficazes, que seja estabelecido um sistema de identificação do paciente e que o ambiente forneça os recursos e materiais necessários para que o profissional possa exercer uma assistência integral e segura. Que os profissionais estejam cada vez mais capacitados para um serviço de qualidade, onde não ocorram erros e falhas que prejudiquem aos pacientes, suas famílias e a sociedade como um todo, buscando excelência no atendimento, passando segurança e credibilidade.  Pontuar a importância da educação continuada e capacitação da equipe garantindo a adesão das boas práticas e consequentemente a segurança do paciente.  

Palavras-chave: Assistência; Identificação; Paciente; Segurança.



ABSTRACT

        One of the situations treated with fundamental importance in the health area is the safe care of the patients, where the identification of patients, requests for exams, care in the preparation and administration of the medications require full attention not to entail damages to the patient's health afterwards. Excellence in care quality and a minimal risk of errors and failures by obtaining a cautious and systematized form of security is necessary so that it can offer the desired care to patients since each passing day society is more informed and requires more efficiency and effectiveness Of the services offered. Our research proposes to analyze the importance of identifying the patient for a safe care as a way to avoid adverse events to the patient. A bibliographic search will be carried out in order to demonstrate the main occurrences of failures in relation to patient identification. The research tools used will be analyzes of relevant research that will support decision making. As a result, it is expected that techniques for safe and identifiable care will become effective, that a patient identification system will be established, and that the environment will provide the resources and materials necessary for the practitioner to provide comprehensive and safe care. That professionals are increasingly able to provide a quality service, where there are no mistakes and failures that harm patients, their families and society as a whole, seeking excellence in care, passing security and credibility. To emphasize the importance of continuing education and the qualification of the team, ensuring compliance with good practices and consequently patient safety.

Key-words: Assistência; Identificação; Paciente; Segurança.


LISTA DE QUADROS

QUADRO 1 – CONCEITOS UTILIZADOS NA SEGURANÇA DO PACIENTE        15


LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 – CONCEITOS UTILIZADOS NA SEGURANÇA DO PACIENTE        24

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        13

1.1        Problema de Pesquisa        14

1.2        Objetivos do Trabalho        14

2        Segurança do Paciente        15

2.1        Conceitos e Indicadores na Segurança do Paciente        15

2.2        Investimentos para a Segurança do Paciente        18

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)   pdf (329.3 Kb)   docx (138.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com