TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário sobre câncer

Por:   •  25/5/2017  •  Resenha  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 6

CÂNCER E BIOLOGIA MOLECULAR

CONCEITO DE CÂNCER

O câncer é uma doença que envolve mudanças dinâmicas no genoma da célula. Este termo é usado para doenças onde células anormais se dividem sem controle e são capazes de invadir outros tecidos.  A palavra Câncer é empregada para descrever um complexo e heterogêneo grupo de estados patológicos no qual as células proliferam descontroladamente e invadem tecidos vizinhos. O câncer é uma enfermidade de caráter genético, na maioria dos casos é adquirida e, com freqüência, de caráter irreversível.

Este tumor pode ser:
Não invasivo: constituído por um conjunto de células que permanecem “encapsuladas” no local de origem sem produzir maiores danos aos tecidos adjacentes. Neste caso considera-se o tumor como benigno.
Invasivo:  crescimento e proliferação descontrolados de células que invadem tecidos neste caso o tumor será maligno.

Outra forma de denominação do câncer é neoplasia, que significa literalmente “novas proliferações” ou multiplicação progressiva de células.

Biológica e clinicamente a classificação mais importante dos tumores se encontra entre tumores benignos e malignos, dos quais somente estes últimos são considerados propriamente cânceres:

TUMOR BENIGMO:

- Não avança para a malignidade;
- Mantêm-se parecido com o tecido de origem;
- Nem todos os tipos de tecidos podem estar implicados.

TUMOR MALIGNO: 
Apresenta numerosas anormalidades citológicas, tais como:

- Variações na forma e tamanho;
- Aumento da densidade e tamanho do núcleo celular;
- Mitoses anormais;
- Não se “encapsulam”;
- Destroem a membrana basal invadindo vasos sangüíneos e nódulos linfáticos.

TIPOS DE CÂNCER: Herdado e Esporádico

As alterações genéticas de uma célula que formam a base para a sua malignidade podem ser herdadas (germinativas) ou adquiridas/esporádica (somáticas):

Mutações germinativas: estão presentes em todas as células do indivíduo
. Alterações genéticas transmitidas de pais para filhos.

Mutações somáticas: se localizam em um determinado número de células em um tecido específico
. Resultam de danos adquiridos através de exposições a alguns fatores. 

GENES QUE CONTRIBUEM PARA O APARECIMENTO DO CÂNCER ( NÍVEL GÊNICO)

Oncogenes

São genes normais envolvidos com o controle positivo da proliferação celular, que quando superexpressos, promovem o fenótipo maligno. Sua superexpressão pode ser causada por: mutação, amplificação gênica e rearranjos cromossômicos.
Os primeiros oncogenes foram caracterizados através dos estudos com retrovírus, os quais, durante o curso da infecção, inserem seu DNA no genoma das células hospedeiras e essas o duplicam juntamente com o seu próprio DNA.

Genes supressores de tumor (GST)

São genes normais envolvidos com o controle negativo da proliferação celular que, quando não expressos, promovem o fenótipo maligno.
Para que um GST não se expresse completamente, é necessário que, ambas as copias desses genes sejam mutadas, perdidas ou possuam suas regiões promotoras metiladas.
Sua superxpressão ou falta de expressão pode ser causada principalmente por perda de heterozigose.

Para o estabelecimento de um câncer são necessárias 6 etapas:

1. Mudança na seqüência de nucleotídeos:  substituições de pares de base
2. Mudança no número normal diplóide de cromossomos;
3. Translocações cromossomais:  troca de material cromossomal que não são contíguos 
4. Amplificações genéticas;

5. Mudanças epigenéticas:  metilação do DNA e a modificação de histonas para manter um gene inacessível a DNA polimerase;
6. Polimorfismos: são mutações germinativas que ocorrem em um gene.

Para que ocorra essas etapas o genoma deve estar instável devido ao mal-funcionamento dos genes de reparo do DNA, caso contrário, tais eventos são raros. Portanto, defeitos nos genes de reparo do DNA, levam à carcinogênese.

ONCOGÊNESE / CARCINOGÊNESE

carcinogênese, também denominada oncogênese, é o processo no qual as células normais se transformam em células cancerígenas, ou seja, o processo de formação do câncer. Em geral se dá lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere e dê origem a um tumor visível. Esse processo passa por vários estágios antes de chegar ao tumor.
São eles:

1) Estágio de iniciação
É o primeiro estágio. Nele as células sofrem o efeito dos 
agentes cancerígenos ou carcinógenos que provocam modificações em alguns de seus genes. Nesta fase as células se encontram, geneticamente alteradas, porém ainda não é possível se detectar um tumor clinicamente.

2) Estágio de promoção
É o segundo estágio. Nele, as células geneticamente alteradas, sofrem o efeito dos agentes cancerígenos classificados como oncopromotores. A célula iniciada é transformada em célula maligna, de forma lenta e gradual. Para que ocorra essa transformação, é necessário um longo e continuado contato com o agente cancerígeno promotor.

3) Estágio de progressão
É o terceiro e último estágio e se caracteriza pela multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. Nesse estágio o câncer já está instalado, evoluindo até o surgimento das primeiras manifestações clínicas da doença.

Os fatores que promovem a iniciação da carcinogênese são chamados agentes oncoaceleradores ou carcinógenos. O fumo é um agente carcinógeno completo, pois possui componentes que atuam nos três estágios da carcinogênese.

BASES CELULARES DO CÂNCER  (NÍVEL CELULAR)

O câncer se inicia quando as células de algum órgão ou tecido do corpo começam a crescer fora de controle. Em vez de morrer, as células cancerosas continuam crescendo e formando novas células anômalas. As células cancerosas também podem invadir outros tecidos, algo que as células normais não fazem. O crescimento fora de controle e invadindo outros tecidos é o que torna uma célula em cancerosa.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos é chamado de sarcoma. Outras características que diferenciam os tipos de câncer entre si são: a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástase).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com