TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soares a Enferamgem

Por:   •  21/5/2016  •  Artigo  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 9

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL

O método antropométrico utilizado na avaliação nutricional consiste no estudo de medidas do corpo humano. Tem sido usado há mais de cem anos para avaliação do tamanho e das proporções dos vários segmentos do corpo. É um método não invasivo, de fácil execução, rápido e de baixo custo (Heyward & Stolarczyk, 1996; Onis & Habicht, 1996). As medidas são realizadas por meio de balanças, fitas métricas, antropometrias, compassos, réguas antropométricas e exigem avaliadores treinados.

As técnicas antropométricas incluem as medidas de peso, estatura, circunferências (cintura quadril, braço), diâmetros e dobras cutâneas. Em muitos países, inúmeras pesquisas têm produzido informações antropométricas e gerado diversas curvas de crescimento e percentis de medidas. As mesmas são construídas a partir de estudos populacionais e utilizadas para monitorar o crescimento individual, o nível de saúde da população e a avaliação nutricional (Guedes, 1994; Onis & Habicht, 1996, Ulijaszek, 1997).

MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS

PESO

Essa medida deve ser realizada em balança com estabilidade e precisão. A balança mecânica do tipo Filizola precisa ser tarada a cada peso e sua base deve estar sob uma superfície completamente plana. Atualmente, a maioria das balanças é digital, tanto as de base como as portáteis. Essas balanças funcionam a bateria, e por isso é prudente pesar os pacientes duas vezes antes de se considerar o peso definitivo, pois, se o peso variar de uma medida para outra, isto pode estar indicando bateria fraca.

O peso corporal é obtido e interpretado usando-se vários métodos, incluindo IMC, peso normal e peso real. O peso ideal (ANEXO1)para os padrões de referência de altura tais como os das Tabelas do Metropolitan Life Insurance de 1959 a 1983 ou os percentis da National Health and Nutrition Examination Survey não é mais utilizado. Um método comumente utilizado para se determinar o peso corporal ideal é a equação Hamwi (Hamwi, 1964). Ela não se ajusta a idade, raça ou tamanho da estrutura, e sua validade é questionável. Não obstante, seu uso está disseminado entre os clínicos como um método rápido de estimativa:

  • Homens: 48 quilos para os primeiros 1,52 metro de altura e 2,72 quilos por 2,5 cm para mais de 1,52 metros; ou 2,72 quilos subtraídos para cada 2,5 cm com menos de 1,52 metros.
  • Mulheres: 45 quilos para os primeiros 1,52 metro de altura e 2,72 quilos por 2,5 cm para mais de 1,52 metros; ou 2,26 quilos subtraídos para cada 2,5 cm com menos de 1,52 metros.

O peso corporal real é a medida de peso obtida no memento de exame. Essa medida pode ser influenciada por alterações no estado de fluidos do indivíduo. A perda de peso pode refletir a desidratação, mas também podem refletir uma incapacidade imediata de atingir as necessidades nutricionais; isso pode indicar risco nutricional. A porcentagem de perda de peso é altamente indicativa da extensão e da severidade da enfermidade de um indivíduo. A fórmula de Blackburn (1977) é útil para a determinação da porcentagem da perda de peso recente:

Perda de peso significativa: perda de 5% em 1 mês, perda de 7,5% em 3 meses, perda de 10% em 6 meses. Perda de peso severa: perda de peso > 5% em 1 mês, perda de peso > 7,5% em 3 meses, perda de peso > 10% em 6 meses.

Outro método para a avaliação da porcentagem de perda de peso é calcular o peso atual de um indivíduo como uma porcentagem do peso usual. É a soma de todos os componentes corporais:

[pic 1][pic 2]

ESTATURA

Diferentemente da criança e do adolescente, a medida de altura no adulto pode ser feita somente uma vez. Entretanto, para que a medição seja o mais preciso possível, é importante que o profissional tenha disponível estadiômetro adequado.

É medida utilizando-se o estadiômetro ou o antropometria. O indivíduo deve ficar em pé, descalço, com os calcanhares juntos, costas retas e braços estendidos ao longo do corpo. Algumas técnicas alternativas para estimativa da estatura de indivíduos podem ser utilizadas caso seja impossível utilizar a técnica convencional.

  • Altura do joelho: o individuo deve estar em posição supina ou sentado próximo à extremidade da cadeira, com o joelho esquerdo flexionado em ângulo de 90º. O comprimento entre o calcanhar e o joelho é medido com uma régua ou calibrador específico. Utilizam-se, então, as equações matemáticas de Chumlea para estimar a estrutura do indivíduo.

[pic 3][pic 4]

Equações de Chumlea para estimativa da estatura a partir da altura do joelho conforme o gênero do indivíduo:

  • Masc.: [64,19 – (0;04 x idade em anos) + (2,02 x altura do joelho em cm)]
  • Fem.: [84,88 – (0,24 x idade em anos) + (1,83 x altura do joelho em cm)]
  • Envergadura: com os membros superiores abduzidos e formando um ângulo de 90º com o tronco, mede-se a distância entre a extremidade dos dedos médios. Essa medida obtida corresponde à estatura do indivíduo.

[pic 5]

MEDIDAS DE CIRCUNFERÊNCIA

Se forem necessárias informações mais completas sobre a composição corporal real, podem ser obtidas medidas adicionais. Por exemplo, no estabelecimento de cuidado agudo onde o paciente passa por alterações fisiopatológicas mais agudas tais como alterações diárias de fluidos, medidas de circunferência do braço e medidas de DCT não são normalmente realizadas. Porém, no estabelecimento de cuidado em longo prazo, clínica de esportes ou ambiente caseiro, essas medidas podem ser acompanhadas com o decorrer do tempo (ex., mensalmente ou trimestralmente) para fornecer informação valiosa sobre o estado nutricional geral.

Como a distribuição de gordura é um indicador de risco, as medidas de circunferências ou de cintura podem ser utilizadas. A presença de gordura corporal em excesso ao redor do abdome além da proporção com a gordura corporal total é um fator de risco para doenças crônicas associadas à obesidade e à síndrome metabólica.

Proporção de circunferência entre cintura e quadril (PCQ): é utilizada para detectar possíveis sinais de deposição de gordura em excesso (lipodistrofia) naqueles indivíduos infectados por HIV. Ela também detecta o risco cardiovascular um pouco melhor do que o IMC(Elsayed et al., 2008). Uma proporção de 0,8 ou maior indica risco em mulheres e 1 ou mais indica risco em homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com