TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento: Magda Soares

Artigos Científicos: Letramento: Magda Soares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  1.026 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE I- NOÇOES DE LETRAMENTO E LETRAMENTO ACADÊMICO

PARTE II

Ao refletir sobre minha familiarização com a palavra letramento, chego à conclusão de que esta não me é estranha. Despois de muito pensar sobre em qual situação fui apresentada a esta palavra lembrei como um estalo na mente. Certa feita, a diretora-chefe da escola onde eu estudava, estava insatisfeita com os resultados dos alunos em algumas disciplinas. Eram as disciplinas chamadas pelos alunos de disciplinas secundárias. Dentro dessas ``Disciplinas Secundárias`` estavam a disciplina de oficina da imaginação para abordar, de outras maneiras, assuntos comuns do dia-dia, Produção de textos, Relações Interpessoais e mais algumas outras disciplinas que não me recordo. Recordo-me vagamente do discurso feito pela diretora, porem sua frase final foi fixada pela minha memória . Ela disse ´´ Vocês precisam sair daqui letrados, já são terceiro ano do ensino médio! ``.

No momento talvez pela minha imaturidade pensei o quanto tola ela estava sendo. Apesar de não saber o real significado da palavra letramento, utilizei de maneira errônea a etimologia da palavra, associando a mesma como o estudo da letra. Ligando a palavra letramento apenas as disciplina de Português, Redação e por tabela a produção de textos. Pensando desta forma, a diretora-chefe, que já tinha um histórico de não ter coesão em seus discursos, errava mais uma vez e isto não seria nenhuma novidade. O que a disciplina de imaginação ou de Relações Interpessoais teria haver com o tal letramento? Mal sabia eu o quanto julgava aquela mulher de forma equivocada. Quem estava sendo tola e ignorante era eu. Estava tudo relacionado desde a associação dela à preocupação com o fato de sairmos do ensino médio sem um bom nível de letramento. Só vim realmente descobrir a real definição de letramento no 2º semestre da faculdade, onde um mundo de ideias se abriu e vários outros paradigmas caíram por terra. Dias antes de ser `` apresentada ´´ ao letramento ouvia e julgava pessoas pelo nível de alfabetização, se falavam ´´certo´´ ou ´´ errado´´. Entender o que era o letramento me auxiliou e muito a entender todas as variantes da língua , entre outras coisas mais . Mas apenas entender a teoria não me era suficiente, foi preciso vivenciar o letramento na forma prática para internalizar ainda mais a sua teoria. Mesmo conhecendo a prática e a teoria do letramento ainda sinto como se fosse pouco já que este é um assunto extremamente amplo.

O ato de letrar ou de ser letrado, as formas de letramento e os níveis do letramento são só algumas vertentes e formas de abordagem. Foram inúmeros textos que li, diálogos que ouvi, vídeos sobre o assunto, livros e acredite toda esta minha base é só a ponta do iceberg. O poder que o letramento tem de nos surpreender é inigualável.

Para exemplificar tudo isto que foi transcrito acima, vou analisar mediante ao questionário, elaborado pela Claudia Lemos Vóvio em sua tese (2007), os eventos de letramento na rotina de 3 pessoas. Sendo que estas pessoas serão eu, um(a) colega de classe e por fim um outro entrevistado. O questionário de Vóvio(2007), se divide em quatro etapas. Na primeira etapa se pergunta quais as atividades que a pessoa costuma fazer relacionadas ao letramento. Nesta etapa verifiquei nas minhas respostas a influência da tecnologia e da modernidade. Questões como enviar cartas, ler bulas de remédios, consultar catálogo de telefone e outras foram excluídas do meu dia-dia. A segunda etapa analisa os materiais impressos, relacionados ao letramento, existentes na residência dos entrevistados. Refletindo sobre as minhas respostas nesta etapa chego à conclusão de que estas respostas refletem, em sua grande maioria, um passado e não o presente. Materiais como enciclopédias, listas telefônicas e livros de receitas existem na minha residência pelo fato de terem sido compradas em um tempo onde era essencial a presença deles, exemplo básico disto é a lista telefônica que hoje fica jogada ao canto. Na terceira etapa o intuito do pergunta é analisar o indicie de atividades referente ao letramento que são realizadas pelo entrevistado. De novo em minhas repostas verifiquei a influência da tecnologia. Nas outras etapas a quantidade de atividades assinaladas chegaram em média a 70%, já nesta etapa o índice foi de 100% de números assinalados. E por fim, na quarta etapa é sugerido analisar o nível de frequência de algumas atividades como ira a cinemas, shows, teatros..., aos entrevistados. Nas minhas respostas identifiquei que o rádio foi totalmente excluído e atividades como o uso da Tevê tornou-se rara. Atribuo este fato talvez pela internet condensar todos estes outros meios em um só suprindo assim todas as minhas necessidades. Ao comparar minhas respostas com as respostas de uma colega de uma colega de classe, ví que existia uma diferença muito pequena, quase nula, dentre ambas as respostas que foram dadas. E isto me norteou sobre qual tipo de entrevistado eu deveria procurar. Seria interessante tentar buscar um entrevistado que resultasse em uma disparidade maior entre as respostas. Por isso, aproveitei a oportunidade de uma viagem em família para o interior da Bahia e fui em busca do meu entrevistado.

Era uma pequena cidade da zona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com