TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADEILTON SOARES SILVA

Exames: ADEILTON SOARES SILVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  3.497 Palavras (14 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

Departamento de Ciências Gerenciais

Curso de Administração

PROJETO DE EXTENSÃO

“FEIRA DO EMPREENDEDOR”

Novembro de 2011

São Paulo

Resumo: A Feira do Empreendedor, projeto criado pelo curso de Administração, da Universidade Nove de Julho, é uma atividade que busca aprofundar a percepção e a identificação do aluno com o curso, permitindo a sua atuação em atividades características dos profissionais de Administração, desenvolvidas e operacionalizadas por meio de uma exposição aberta à comunidade acadêmica, tendo por foco principal projetos voltados ao marketing de serviços.Nessa Feira o aluno tem a oportunidade de aproximar os conhecimentos teóricos, apreendidos desde o 1º semestre do curso, da prática empresarial, vivenciando, embora em um ambiente de “laboratório”, a realidade do mercado. Essa aproximação se faz por meio da elaboração de um Plano de Marketing para desenvolver um novo serviço ou customizar um serviço já existente no mercado. Esse plano necessariamente estará voltado para desenvolver e apresentar um serviço que permita ao aluno utilizar as habilidades técnicas e conceituais estudadas durante o primeiro ano do curso de bacharelado e aprimoradas no início do segundo ano. Esta experiência permite que o aluno vivencie na prática todas as etapas envolvidas na criação, desenvolvimento e lançamento de um novo serviço no mercado. O público alvo do projeto são os alunos do 3° semestre do curso de Administração.

1. Equipe do projeto

1.1 Equipe responsável

Todos os professores que lecionarem a disciplina de Marketing de Serviços no curso de Administração do Departamento de Ciências Gerenciais.

1.2 Equipe de apoio

Todos os coordenadores do curso de Administração do Departamento de Ciências Gerenciais.

Figura 1. Etapas do Projeto "Fera do Empreendedor".

7. Recursos necessários

Todos os coordenadores e professores que ministram a disciplina de Marketing de Serviços no 3º semestre do curso de Administração estarão envolvidos com a implementação do projeto "Feira do Empreendedor", exercendo as seguintes atividades

• Divulgação do Projeto.

• Gerenciamento de atividades de apoio ao projeto.

• Controle de freqüência e aproveitamento dos discentes

• Organização da exposição.

A Universidade Nove de Julho, por meio de seus departamentos, disponibilizará:

• Estrutura física para o encerramento e premiação do evento.

• Mesas – duas por grupo para os dias da exposição.

Disciplinas envolvidas:

• Marketing de Serviços (disciplina âncora)

• Todas as demais disciplinas do 3° semestre do curso de Administração, da seguinte maneira:

• ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: (1) Elaboração do Balanço Patrimonial; - Integralização do Capital definido pelos integrantes da equipe, - Contabilização dos empréstimos definidos no, projeto, - Aquisição de máquinas e equipamentos conforme projeto de investimentos, - Aquisição da sede, se assim for definido pela equipe. (2) Elaboração das Demonstrações do Resultado do Exercício: - Contabilização das receitas ( vendas ou serviços ) previstas para o período, - Contabilização dos impostos ( ICMS e ISS ), - Contabilização dos custos de aquisição de mercadorias ou de serviços, - Contabilização das despesas estimadas de vendas, administrativas e operacionais, - Apuração do resultado do exercício. (3) Elaboração dos Índices Econômico-financeiros: - Cálculo da análise vertical e horizontal, - Cálculo dos índices de liquidez, - Cálculo dos índices de estrutura, - Cálculo dos índices de rentabilidade, - Cálculo do modelo de insolvência, - Cálculo do Ciclo, Operacional e do Ciclo Financeiro. (4) Elaboração de Relatório de Desempenho da empresa:

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: definir as modalidades de propaganda; mídias utilizadas, promoção de vendas; relações públicas; venda pessoal e equipe de vendas; marketing Direto (telemarketing, vendas diretas, e.mail marketing); endomarketing; orçamento de comunicação; estruturar a comunicação visual dos stands, padronizar a apresentação dos alunos (uniformes, crachás, abordagem dos visitantes, postura de apresentação) material de comunicação na Feira, tais como: elaboração de banners, flyers, cartões de visita, folders, etc).

• DIREITO: Analisar os aspectos jurídicos da relação de consumo no serviço desenvolvido, contextualizando o negócio à proteção jurídica garantida ao consumidor, em razão da sua vulnerabilidade diante do prestador do serviço, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor. Essa análise deve observar essencialmente: os direitos básicos do consumidor (arts. 6 e 7º CDC); e as garantias legais relativas ao defeito ou vício do serviço (arts. 12 a 25 CDC).

• ECONOMIA DAS EMPRESAS: Definir os fatores que contribuem diretamente para estimular a demanda e a oferta no mercado selecionado; definir as modalidades de custos e receitas relacionados à implantação do serviço da empresa; estimar o grau de elasticidade da oferta da demanda da empresa; identificar o nível de produtividade média e marginal da empresa; determinar o break even point da empresa; identificar o tipo de estrutura de mercado na qual a empresa está inserida, analisar como a empresa irá se adequar, caso ocorram alterações na política de câmbio e juros promovidas pelo Banco Central e caso ocorram alterações diretas sobre o crédito concedido; analisar o impacto da inflação sobre a produção, custos e formação de preços praticados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com