TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese (Higiene das mãos, limpeza da unidade e arrumação dos leitos

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 5

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

NOME DO ALUNO

1179088

JAQUELINE MEDEIROS VINHORTE

HIGIÊNE DAS MÃOS, LIMPEZA DA UNIDADE E ARRUMAÇÕES DOS LEITOS.

POLO. BOA VISTA, RR

2015

INTRODUÇÃO

Visita feita no bloco C oncologia de um hospital considerado médio e grande porte totalizando 234 leitos de diferentes tipos de especialidades e assistência divididos por bloco A,B,C,D e E. Sendo realizados procedimentos de media e alta complexidade. O objetivo dessa visita foi observar as medidas tomadas por esses profissionais para evitar infecção que esteja relacionada diretamente com os cuidados da enfermagem. O bloco escolhido para avaliação foi o Bloco “C”.

Esse bloco C é dividido em duas especialidades sendo prestados os cuidados do lado direito de psiquiatria e do lado esquerdo a oncologia (bloco escolhido para avaliar os cuidados tomados para a prevenção de infecção e contaminação).

O bloco da oncologia é composto por duas enfermarias, sendo uma masculina e outra feminina ( divisão importante para preservar a privacidade dos pacientes já que trata-se de se tratar com diferença os desiguais) cada uma com a ocupação de 8 leitos e também com um isolamento com 2 leitos(totalizando 18 leitos para tratamentos oncológicos) posto de enfermagem,sala de presquição, sala de medicação e etc...

Mas como o objetivo maior dessa visita foi descrever as técnicas tomadas por esses profissionais para prevenção de infecção e contaminação dando ênfase a ‘HIGIÊNIZAÇÃO DAS MAÕS, LIMPEZA DA UNIDADE e ARRUMAÇÃO DOS LEITOS’, vamos lá.

DESENVOLVIMENTO

Na sala de medicação, pode-se observar grande parte do trabalho desses profissionais como, na manipulação de medicamentos, preparação de materiais, lavagem das mãos com mais frequência ao sair e ao entrar. A equipe é composta por um chefe de enfermagem e os demais técnicos e auxiliares de enfermagem OBS( sendo que 50% desses técnicos é formado em enfermeiros mais ainda atuam como técnicos).

TÉCNICA USADA PARA A LAVAGEM DAS MÃOS.

A técnica ultilizada para lavagem das mãos na grande maioria foi apenas (molhar, ensaboar e friccionar uma mão na outra, ou seja, “sem utilizar a técnica que é considerada eficiente para a redução dos micro- organismos, não chegando a duração dessa lavagem a 15 segundos, sabendo-se que a duração correta e de 40 a 60 segundos ou mais dependendo da sujidade . Já em uma média de 30% desses profissionais utiliza a técnica correta ( maioria enfermeiros que trabalham como técnicos ultizavam a técnica correta , talvez porquê isso foi cobrado mais no curso superior. Interessante!) molhar as mãos, ensaboar com sabão neutro liquido, friccionar uma palma na outra , friccionar uma palma da mão no dorso da outra mão com os dedos entre abertos, friccionar uma palma das mãos na palma da outra mão com os dedos entre abertos, lavar os polegares abraçando com a outra mão em movimentos circulares, lavar a palma das mãos com os dorsos dos dedos fechados, lavar os pulsos , juntar os dedos da outra mão e fricciona-las na outra mão e enxaguar ( obs. deixaram a desejar na hora de fechar a torneira sem fazer o uso do papel toalha para fecha-la e no usos de adornos como anéis, relógio, etc.). (obs. todos usam álcool com frequência nas mãos) É importante salientar que os profissionais dessa unidade não realizam curativos porque existem equipes que fazem SOMENTE esse trabalho o que já diminuiu a contaminação segundo a CCIH de 60% para 20% ( todos com EPIS).

LIMPEZA DA UNIDADE

A limpeza concorrente da unidade (paredes, tetos, chão e banheiros como também resgate de lixos e perfuro é feita com frequência por serviços terceirizados ou quando à necessidade de uma limpeza imediata. Já a limpeza terminal( limpeza feita após alta, óbito ou transferência do paciente é chamada uma equipe de higienização que fica responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com