TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Aprendizagem: Higiene e Segurança do Trabalho

Por:   •  1/5/2017  •  Artigo  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  1.085 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Higiene e Segurança do Trabalho 

Curso: Tecnologia em Gastronomia                            Professor:  Valnei Carlos Denardin

Nome do aluno: Lucas Brum Sica Porciuncula

Data: 30/04/2017

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Acesse o EVA e clique na ferramenta Biblioteca Virtual 3.0, localizada no canto esquerdo inferior da página ou acesse a base de dados através da página da Biblioteca UNISUL, ao fazer login no “Meu Pergamum”.  Ao acessar a base de dados, no campo de busca, digite o nome do livro: “Remuneração, Benefícios e Relações de Trabalho”, da autoria de Idalberto Chiavenato.  Realize a leitura das páginas 134 a 156, referente a uma parte do capítulo 4, “Higiene e Segurança do Trabalho”.  

Após a leitura, responda as questões de 1 a 4:

Questão 1: De acordo com a leitura indicada e com o que você estudou até agora, que conteúdos deve envolver um plano de Higiene e Segurança do Trabalho? Comente 3 aspectos que você considera importantes em um texto de aproximadamente 10 linhas. (1,5) pontos.

     O plano de higiene e segurança do trabalho está ligado ao diagnóstico e a prevenção das doenças ocupacionais a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho. Ela tem caráter preventivo por promover a saúde e o conforto do funcionário evitando que ele adoeça e se ausente do trabalho.

 O plano deve conter os seguintes itens para o seu desenvolvimento: prevenção de riscos a saúde, devido a riscos químicos (intoxicações, dermatoses industriais etc.), riscos físicos (ruídos, temperaturas extremas, radiações etc.) e risco biológico, (microorganismos patogênicos); Serviços adicionais como parte do investimento organizacional sobre a saúde do funcionário e da comunidade, incluindo programas informativos para melhorar os hábitos de vida e esclarecer sobre assuntos de higiene e de saúde; Serviço médico adequado, envolvendo dispensário de emergência e primeiros socorros e incluindo, também, exames médicos de admissão, demissão e ambulatório para consulta médica do trabalhador.

Questão 2: A higiene do trabalho tem como caráter a prevenção, pois objetiva a saúde e o conforto dos trabalhadores. Desta forma, cite 3 objetivos da higiene do trabalho, explicando sua importância em uma empresa do setor turístico ou de sua profissão (1,5) pontos.

 Os três objetivos são:

  1. Eliminação das causas das doenças profissionais.
  2. Manutenção das doenças dos funcionários e aumento da produtividade por meio do controle do ambiente de trabalho.
  3. Prevenção do agravamento de doenças e de lesões.

Elas são fundamentais no ambiente de trabalho da minha profissão, pois na cozinha há diversos perigos físicos, químicos e/ou biológicos que com a ação da higiene e segurança do trabalho acaba por prevenir esses riscos.  

Questão 3: Sobre as condições de trabalho, observamos que existem vários fatores ambientais que podem ocasionar problemas laborais se não observados os limites aceitáveis e prescritos nas Normas Regulamentadoras (NRs).  Desta forma, escolha um dos fatores ambientais estudados e descreva como pode ser observado o controle (ou falta de controle) em um dos diversos setores do Turismo, através de uma exemplificação. (1,5) pontos.

Ruído: O ruído é considerado um som ou barulho indesejável. O som tem duas características principais a freqüência e a intensidade. O efeito desagradável dos ruídos depende de vários aspectos, tais como intensidade do som, variação dos ritmos e freqüência ou tom dos ruídos. Nos setores de turismo pode atrapalhar passeios com som alto demais, o próprio barulho do ônibus se estiver acima do permitido, causa danos a saúde não só do motorista como dos passageiros. O controle seria o uso de EPI’s (protetor auricular).

Questão 4: Observe a figura a seguir, sobre o processo gerador de estresse em um ambiente de trabalho, e após analise quais seriam as variáveis envolvidas, os estressores, o estresse, os efeitos possíveis e as prevenções possíveis nos casos apresentados a seguir: (1,5) pontos.

[pic 4][pic 5]

  1. Agente de viagem trabalhando em escritório em um Shopping:

A variável envolvida é de cunho organizacional, pois trata-se da estrutura (trabalho em escritório). Os fatores estressores seriam tensões interpessoais (trabalhar com o publico). A prevenção seria a tentativa de eliminar ou reduzir as fontes de estresse no local de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (437 Kb)   docx (617.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com