TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA TEMA: ELABORAR PLANO DE LIMPEZA, DESINFECÇÃO E ESTERELIZAÇÃO DAS UNIDADES.

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.729 Palavras (11 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 11

1. AULA TEMA: ELABORAR PLANO DE LIMPEZA, DESINFECÇÃO E ESTERELIZAÇÃO DAS UNIDADES.

Nesta atividade conhecerão o papel do enfermeiro dentro do planejamento e orientação da limpeza dos setores, visando conter a expansão de possíveis fontes de infecção hospitalar.

1.1 Elencar e comentar as formas de propagação das infecções.

* Mecanismos de resistências:

Dentre inúmeras bactérias que causam as infecções hospitalares temos os bacilos cocos gran positivos e cocos gran negativos, a diferença vai ocorrer na ação do antibiótico a este agente de infecção. Alguns atuando na parede celular disseminando assim a morte da bactéria, nos hospitais os antibióticos mais usados são: antibióticos Betalactamicos, as penicilinas e as Cefalosporinas, não esquecendo também do mais potente antibiótico Vancomicina.

Mas como vemos nos hospitais as bactérias a cada dia tem ganhado força tanto no meio interno (hospitalar), como no meio externo ruas e sua propagação tem sido mais rápida devido a velocidade de sua mutação tornando se mais resistentes aos antibióticos, dificultando assim o combate com a medicação de tal bactéria.

* Infecções em Uti’s:

Nas Uti’s as bactérias mais encontradas são: bacilos Gram-negativos, como Pseudômonas aeruginosa e Acinetobacter, associadas a muita manipulação de ventiladores, cateteres, assim como as infecções urinárias pelo grande tempo de uso de SVD.

Todos os profissionais são responsáveis pela desinfecção de cateteres, sondas e limpeza de ventiladores para não se propagar a colônia de bactéria no setor, evitando com a maneira mais fácil: lavagem das mãos e desinfecção com Alcool á 70% dos mobiliários de cada paciente.

Lembrando que a infecção pode se manifestar na admissão do paciente no hospital, ou até na sua alta hospitalar fazendo que o mesmo retorne para tratar tal infecção.

* Pelas vias de contato:

Dá se pela transmissão direta: quando a bactéria é levada de um indivíduo ao outro.

Indireto: quando a bactéria é levada por um objeto: termômetro, esfigmomanômetro, etc. Objetos usados em diversos pacientes sem que haja a desinfecção do mesmo.

* Gotículas ou Aerossóis:

Quando partículas são liberadas pelo ar, podendo ser por espirro, tosse, ou fala dentre as doenças mais comuns temos a Caxumba, Gripe, Meningite etc.

* Transmissão por vetores:

Os hospitais devem ser exemplos de limpeza e organização evitando assim o acúmulo de lixo, locais inapropriados para acondicionamento de medicamentos, telas de proteção como mosqueteiros para evitar a entrada de moscas e insetos no hospital.

Desinfecção e dedetização devem ser feitas rotineiramente evitando assim o aparecimento de baratas e roedores sendo estes grandes portadores de sujeira e bactéria.

* Transmissão por fonte comum:

Esta se dá pela má manipulação de sondas, cateteres, dietas enterais e parenterais, soluções de soro e administração de hemoderivados. Neste caso se descobre o agente causador evitando assim o surto de infecção hospitalar.

1.2 Qual sua colocação a respeito dos princípios ativos dos germicidas?

O controle dos Germes é de vital importância dentro do ambiente hospitalar, e a seleção de germicidas eficazes para o combate a este é um fator que requer atenção (Saúde,Ministerio,1994).

Pra cada tipo de material um principio ativo é indicado e de ser seguido para e os objetos utilizados no hospital. Assim sendo estaremos controlado a proliferação propagação dos germes, auxiliando no controle das infecções hospitalares.

A CCIH responsável deve selecionar os produtos de acordo com a necessidade local e eficácia.

Deve haver também treinamentos e capacitações para os colaboradores que irão manipular os produtos, orientando não só quanto a utilização correta dos mesmos, quando ao tempo ,necessário para que a desinfecção e ou a esterilização seja completa dos objetos e superfície utilização de Epis durante está manipulação algo também importante.

1.3 Listar os principais germicidas utilizados e suas respectivas funções e áreas, enfatizando mecanismo de ação, concentração, vantagens e desvantagens.

Para que a limpeza atinja seus objetivos, torna-se imprescindível a utilização de produtos saneantes, como sabões e detergentes na diluição recomendada. Em locais onde há presença de matéria orgânica, torna-se necessária a utilização de outra categoria de produtos

saneantes, que são os chamados desinfetantes. Para que a desinfecção atinja seus objetivos, torna-se imprescindível a utilização das técnicas de limpeza e posteriormente, utilização de desinfetante especificado pelo SCIH. A responsabilidade na seleção, escolha e aquisição dos produtos saneantes deve ser do SCIH, conjuntamente com o Serviço de Limpeza e Desinfecção de Superfícies em Serviços de Saúde ou Hotelaria Hospitalar, assim como do representante do Setor de Compras da instituição.

Principais produtos utilizados na limpeza de superfícies:

* Sabões e detergentes:

O sabão é um produto para lavagem e limpeza doméstica, formulado à base de sais alcalinos de ácidos graxos associados ou não a outros tensoativos. É o produto da reação natural por saponificação de um álcali (hidróxido de sódio ou potássio) e uma gordura vegetal ou animal.

O detergente é um produto destinado à limpeza de superfícies e tecidos através da diminuição da tensão superficial (BRASIL, 2007). Os detergentes possuem efetivo poder de limpeza, principalmente pela presença do surfactante na sua composição. O surfactante modifica as propriedades da água, diminuindo a tensão superficial facilitando a sua penetração nas superfícies, dispersando e emulsificador a sujidade.

O detergente tem a função de remover tanto sujeiras hidrossolúveis quanto aquelas não solúveis em água. Principais produtos utilizados na desinfecção de superfícies

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com