TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - FAMÍLIA E COMUNIDADE E FAMÍLIA COMO UM SISTEMA

Por:   •  1/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.901 Palavras (12 Páginas)  •  1.676 Visualizações

Página 1 de 12

Disciplina: Enfermagem da Família

Professor: Israel Lemos

CONTEÚDO 2

2. TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - FAMÍLIA E COMUNIDADE E FAMÍLIA COMO UM SISTEMA

1- Verifique a história de uma família que recebeu atendimento de um grupo de estudantes universitários de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, ano de 2004 – “adaptado”:

A família estudada é composta de quatro integrantes, sendo a mãe, de 36 anos, separada e três filhas, respectivamente com 18 anos, 10 anos e a caçula com 11meses, moradoras do bairro e usuárias da USF do Jardim Brasil.

Dentre os principais problemas levantados, destacamos a não realização da revisão puerperal da mãe, já que filha caçula encontra-se próximo de completar um ano de idade; mais de quatro anos sem realizar exame citopatológico; a não utilização de métodos contraceptivos; ser multípara com quatro gestações e cada uma com parceiro diferente, ser ex-fumante e ter a primeira gestação aos 17 anos e a última aos 34 anos, na qual desenvolveu Doença Hipertensiva da Gestação. No momento encontrava-se sem parceiro, dividindo as responsabilidades com a filha mais velha, que parou de estudar ao final da 1ª série do Ensino Médio. Ao ter conhecimento maior da realidade familiar o grupo deparou-se com a resistência da filha mais velha em realizar o exame citopatólógico, pois informou já tinha vida sexual ativa desde os 13 anos, confidenciando, inclusive, ter praticado um aborto há dois anos, custeado pelo pai da criança.

A partir da leitura deste relato, assinale a alternativa incorreta:

(D) Nesta família somente a mãe deve ser encaminhada para avaliação e assistência na Atenção Básica de Saúde.

2-Leia e analise as seguintes afirmações sobre famílias contemporâneas assinale a sequencia correta de respostas:

I- Está havendo um aumento progressivo de casais com filhos e diminuição do número de famílias chefiadas por mulheres

II- Atualmente filhos e pais assumem vários compromissos, causando um descompasso nos encontros e diálogos

III- Família estendida consiste na família nuclear mais parentes lineares ou colaterais

IV- Família reconstituída é aquela onde os pais continuam a exercer a função paterna, embora tenham encerrado um relacionamento matrimonial

(C) I-F, II-V, III-V, IV-F

3-Analise os depoimentos destas pessoas referentes à vida familiar:

“Apanhava muito dos dois maridos que tive antigamente, um me batia e o outro além de me bater ainda arrumava mulheres. Tive um filho com cada um (…) hoje sou um pouco mais alegre com meu atual.”

“Ela (a criança) vai pro colégio de manhã, todo dia eu é que vou buscar ela, pois minha mulher está trabalhando.”

“A gente (mãe e filha) mora com minha mãe e minha irmã, eu trabalho o dia todo e ela (filha) fica com a avó (…) Ela é criada mais pela tia e pela avó. Ela é mais apegada à avó que sempre faz tudo que ela quer e pode dar o carinho que eu não dou; não tenho tempo.”

Assinale a alternativa incorreta acerca dos novos arranjos familiares contemporâneos:

(C) O poder econômico do pai vem sendo enfraquecido, pois as mulheres estão reivindicando seu espaço no mercado de trabalho. Isto acontece tanto pela necessidade da família de aumentar a sua renda como pelas necessidades das mulheres de não restringirem sua vida ao âmbito do lar. O ideal de vida das mulheres atuais não inclui a realização profissional.

 4-Para o estudo da família, é importante que saibamos o conceito de COMUNIDADE. Avalie as alternativas abaixo:

I- Conjunto de indivíduos organizados num todo ou que manifestam, ger. de maneira consciente, algum traço de união

II- Conjunto de habitantes de um mesmo estado ou qualquer grupo social cujos elementos vivam numa dada área, sob um governo comum e irmanados por um mesmo legado cultural e histórico

III- Conjunto de pessoas que convivem no mesmo ambiente desenvolvendo as mesmas atividades para sobrevivência

IV- Conjunto de indivíduos que realizam atividades similares e possuem uma rotina baseado na cultura que pregam

V- Um ou mais conjuntos de pessoa que com crenças e valores diferentes, com o mesmo sobrenome e raça

Estão corretas as alternativas:

(B)I e II

5-A família vem sofrendo transformações no decorrer dos tempos e com isso seu conceito também vem sendo modificado. 

Assim, podemos dizer que o conceito de família é:

(D) Indivíduos ligados por fortes vínculos emocionais, com o sentido de posse e a inclinação a participar das vidas uns dos outros

6-O indivíduos é formado por uma tríade, sendo ela : o próprio indivíduo, a sociedade e a família. Estes sofrem influências para a construção do seu eu: Assinale  a alternativa que não condiz essas influências:

(A)Genética

7-A família pode ser considerada um sistema. Os membro dessa família baseado na rotina do seu dia a dia influenciam e sofrem influências que podem impactar diretamente na forma de enfrentamentos, rotinas e objetivos da família. 

Assinale a alternativa que não condiz com a dinâmica família = sistema.

 (C) Uma mudança em um membro da família não  afeta todos os seus membros

CONTEÚDO 3

3. POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA

1-A  PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011 está relacionada a:

  1. Aprovação da Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da atenção básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS)

2-A atenção básica de saúde é caracterizada por:

  1. Um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.

3-Em relação à ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE, assinale a alternativa que demonstra suas ações:

  1. É desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios definidos, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações.

  1. Utiliza tecnologias de cuidado complexas e variadas que devem auxiliar no manejo das demandas e necessidades de saúde de maior frequência e relevância em seu território, observando critérios de risco, vulnerabilidade, resiliência e o imperativo ético de que toda demanda, necessidade de saúde ou sofrimento devem ser acolhidos.
  2. É desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, próxima da vida das pessoas
  3. Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde
  4. Todas as alternativas são corretas

4- A atenção básica é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, próxima da vida das pessoas. Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde. Assim, deve se orientar por princípios básicos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (159.7 Kb)   docx (241.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com