TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS AMÉRICAS - FAM MARKETING

Por:   •  29/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS AMÉRICAS - FAM

MARKETING

MANOELA DA SILVA SANTOS

00339958 

PROJETO INTERDISCIPLINAR

Estratégias empresariais & Meio ambiente, Sociedade e Governança (ESG)

Projeto interdisciplinar apresentado para obtenção parcial da nota A2 da disciplina Administração Moderna e Pós-Moderna.

Professora Dra. Cristina Espinheira

São Paulo

2021.2

  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos, fatores ambientais, sociais e de governança – conhecidos como ESG: Environmental, Social and Governance – tornaram-se relevantes nas estratégias empresariais. Este conceito fez com que estratégias socioambientais virassem assunto da alta administração, visto que é possível fazer empresas aumentarem sua competitividade enquanto, sincronicamente, provocam avanços às condições socioeconômicas da comunidade na qual a mesma atua. Dessa forma, o ESG é importante para impulsionar as empresas a ampliarem a produtividade de seus recursos com inovações que reduzem o impacto ambiental, convertendo investimentos socioambientais em vantagens competitivas, uma vez que investidores evitam investir em ativos que não assume esse compromisso.        

  1. ANÁLISE

Ao mergulhar nesse tema, é impossível não ponderar que o âmbito corporativo se apodera de termos e conceitos que, ainda que estejamos habituados com seus manuseios, constantemente não pensamos o que de fato significa. Não foi diferente com o ESG, antes de estudá-lo, eu sabia de forma vaga e indireta o que tal termo tratava, mas era complexo determinar seu sentido concreto e pensar em como emprega-lo. Portanto, ao analisar as respostas do formulário constatei que muitos gestores de empresas não se preocupam ou simplesmente não sabem a importância de manipular estratégias empresarias junto ao ESG.

A seguir, disponibilizarei uma comparação da minha percepção e da percepção dos respondentes, a respeito do tema em estudo:

  1. Estratégias de Responsabilidade Ambiental (Environmental)

Averiguando as respostas do formulário disponibilizado, fica claro que mesmo após o debate da COP-26 que ocorreu neste ano, as empresas ainda tem um total descaso acerca das ações sustentáveis que deveriam ser praticadas. É revoltante saber que, segundo o questionário, aproximadamente 70% dos entrevistados demonstraram que em suas companhias não há implementação de gestão de resíduos e 10% nem sabem o que é isto, o que é coerente com a realidade, já que estas empresas não chegam a promover educação ambiental entre seus colaboradores.

Em relação à Gestão Ambiental da minha entidade, posso garantir que desempenhamos um papel importante para o meio ambiente. No meu ateliê, além de produzirmos Ecobags a partir de um tecido 100% natural (algodão cru) e que leva apenas 6 meses para se decompor, também utilizamos as redes sociais para proporcionar conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a conservação da natureza.

   

  1. Estratégias de Responsabilidade social (Social)

Os dados recolhidos dessa amostra indicam valores discrepantes. No aspecto de diversidade e inclusão, por exemplo, nota-se que mais da metade da amostra estudada expõe que suas empresas não possuem uma política que adote tal prática, e apenas 11% dos respondentes declaram que possuem. Quando não há essa inclusão, a organização perde a possibilidade de promover um ambiente de trabalho saudável, bem como incentivar a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais e criar maior senso de pertencimento.
Uma prova que confirma a minha percepção, é o resultado do terceiro questionamento, na qual atesta que 8 de 9 entrevistados alegam não trabalhar em um ambiente agradável, acessível e inclusivo. No ateliê, por sua vez, a diversidade simboliza nossa responsabilidade social em criar um ambiente corporativo onde cada colaborador tem acesso às mesmas oportunidades, espaço e respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (61.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com