TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Ambientalista

Por:   •  12/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  1.152 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

 FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA

CURSO ENFERMAGEM

ALIDIANA MERCEDES AQUINO

CHIRLES FERREIRA LUIZ

DANIEL ALEXANDRE CAMPELO

FERNANDA CRISTINA LOEBLEIN

TAINARA JESUS DA COSTA NASCIMENTO

TEORIA AMBIENTALISTA DE FLORENCE NIGHTINGALE.

PORTO VELHO/RO

2016

ALIDIANA MERCEDES AQUINO

CHIRLES FERREIRA LUIZ

DANIEL ALEXANDRE CAMPELO

FERNANDA CRISTINA LOEBLEIN

TAINARA JESUS DA COSTA NASCIMENTO

TEORIA AMBIENTALISTA DE FLORENCE NIGHTINGALE.

Trabalho realizado para obtenção de nota N1 da disciplina de Teorias e Processos de Enfermagem, do Curso de Enfermagem pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA.

Orientador: Prof. Dra. Camila Monique Souza de Oliveira Aramalo.

PORTO VELHO/RO

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 FLORENCE NIGHTINGALE        04

3 TEORIA AMBIENTALISTA        05

3.1 AMBIENTE FÍSICO        07

3.2 AMBIENTE PSICOLÓGICO        07

3.3 AMBIENTE SOCIAL        07

4 CONCLUSÃO        09

REFERÊNCIAS        10

        

1 INTRODUÇÃO

        Os enfermeiros desde a antiguidade se destacavam pela sua dedicação e organização na realização dos cuidados com seus pacientes, sempre envolvendo disciplina e conhecimento científico. Essas ações atualmente exercidas por enfermeiros, técnicos e auxiliares existem desde bem antes de haver a teoria para a formação desses profissionais. Os conceitos de cuidado como prática profissional da enfermagem tiveram início com Florence Nightingale, na Inglaterra em 1860, onde iniciou-se a divisão das tarefas relacionadas ao cuidado e a categorização da equipe de enfermagem. Segundo Florence, "a disciplina é a essência do treinamento'', e a mesma deu início nos conceitos dessa profissão. A Teoria Ambientalista de Florence foi de suma importância e teve resultados significativos na diminuição de mortes e na melhor evolução dos pacientes. Durante grande parte do tempo o foco da enfermagem era principalmente nas tarefas e procedimentos, sem se preocupar em obter maior conhecimento intelectual, essa situação permanece até em torno de 1950, onde a enfermagem começou a buscar princípios científicos, e a dividir o trabalho em equipe. Com o passar do tempo a enfermagem passou a construir os seus conhecimentos, de acordo com as suas teorias para embasar sua prática.

2 FLORENCE NIGHTINGALE  

Florence Nightingale nasceu no dia 12 de maio de 1820, em Florença, na Itália, e cresceu na Grã-Bretanha. Devido as boas condições financeiras de sua família, Florence tinha uma vida confortável, estudou diversos idiomas, história e matemática com seu pai, em casa.

A mesma começou a estudar enfermagem em 1850, na época não era uma profissão respeitada, porém Nightingale sentia muita vontade de exercer essa profissão. Em 1854, quando começou a Guerra da Crimeia, entre os russos e uma aliança formada por turcos, franceses e ingleses, Florence viajou para a Turquia para cuidar dos soldados ingleses feridos.

O hospital militar onde se encontravam milhares de soldados estava em péssimas condições, dentre os principais problemas haviam poucos suprimentos hospitalares, não havia lugar para acomodar os feridos, e todo o ambiente estava muito sujo, escuro, fétido, úmido, cheio de ratos e muitos insetos.

Ao chegar e se deparar com o ambiente Florence não aceitou que aqueles soldados permanecessem naquela situação, além de toda a sujeira e mal acomodamento havia muitos gritos de dor e o ambiente cada vez se tornava mais difícil de estar. Foi então que Florence assumiu o controle da situação e depois de muita insistência com os coronéis ela conseguiu permissão para adaptar as coisas da melhor forma que poderiam ser feitas no momento.

Florence se esforçou muito e logo estava dirigindo o hospital. Passava noites em claro cumprindo suas funções de enfermeira, e os soldados chamavam ela de “Dama do Lâmpada”, por sempre estar cuidando dos soldados durante as noites. Esses pensamentos foram influenciando várias moças da época que se inspiraram na dedicação dela para também desenvolverem o cuidado a doentes.

O amor e a dedicação por cuidar de Florence institui um modelo de enfermeira que passou a ser seguido na época, com reflexos até os dias de hoje. Segundo Souza (2006):

Sua maior realização foi o estabelecimento do conceito da preparação formal para a prática de enfermagem; a profissão de enfermeiro, assim, teve início com sua promessa de cuidar dos doentes. Sua fama espalhou-se com rapidez após seu trabalho, e o de um grupo de mulheres dedicadas, de cuidar dos doentes, durante a Guerra da Criméia.

Após a guerra devido ao esforço de Florence os ingleses passaram a considerá-la uma heroína, ela provocou uma revolução no conceito de enfermeira da época, vindo a formar o que hoje denominamos de Enfermagem Moderna.

Diante de todos os feitos de Nigthingale foi criado uma identidade profissional singular e simbiótica em termos de rituais e simbologia, disciplina e poder. De acordo com a sua mais difundida obra, o livro "Notas Sobre Enfermagem: o que é e o que não é", escrita em 1859, traduzida para o português em 1989, a preocupação primordial de todo o seu empreendimento na Enfermagem foi como fazer a administração de hospitais, a formação da enfermeira e a educação em serviço.

Em 1857, Florence adoeceu. Desde então passou quase todo o resto da vida em casa, mas continuou a trabalhar. Em 1860, fundou a Escola para Formação de Enfermeiras Nightingale, que foi a primeira escola em todo o mundo a treinar mulheres para se tornar enfermeiras profissionais. Florence faleceu no dia 13 de agosto de 1910, em Londres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (257.1 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com