TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições Teoria Ambientalista de Florence Nightingale nos Dias de Hoje

Por:   •  6/2/2017  •  Resenha  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  3.457 Visualizações

Página 1 de 3

CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA AMBIENTALISTA DE FLORENCE NITHTINGALE PARA A ENFERMAGEM NOS DIAS DE HOJE

A teoria ambientalista de Florence Nightingale dá maior importância ao ambiente físico do que aos ambientes psicológico e social (estes aspectos são englobados pelo primeiro).

        O foco principal da teoria afirma que o homem é um individuo cujas defesas naturais são influenciadas por um ambiente saudável ou não; que a saúde é um processo reparador; que o ambiente são condições externas capazes de prevenir doenças, suprimi-las ou contribuir para elas; que a enfermagem pode modificar os aspectos não saudáveis do ambiente a fim de colocar o paciente na melhor condição para ação da natureza.

        Florence Nightingale contribui em sua época, para a melhoria da saúde, mantendo-se até os dias de hoje, como exemplo inspirador para pesquisa de estudiosos do mundo todo. Algumas de suas práticas de observação, pesquisa, experiência e arte estão começando a ser redescobertas, com a finalidade de utilizar os mesmos princípios na prática de enfermagem na atualidade, o que inclui o respeito ao ser humano,

        Ela afirma na sua teoria que a enfermeira deve cuidar da higiene do quarto, que deve estar sempre limpo, a própria enfermeira deve estar sempre limpa e ter o cuidado de lavar as mãos freqüentemente, cuidar da ventilação no sentido de manter o ar fresco, sem correntes de ar; a iluminação é necessária para a recuperação do paciente; deve observar o paciente para evitar que ele se resfrie, prevenindo a perda de calor vital, que é essencial para a recuperação; a alimentação é essencial para o processo de cura; os ruídos devem ser controlados; os odores devem removidos do corpo e evitar o ar proveniente de esgoto.

        O que se deve fazer é tornar o ambiente mais acolhedor para o doente, auxiliando no seu processo de recuperação e cura colocando o paciente em suas melhores condições para que a natureza possa agir sobre ele.

         A enfermagem deve focar na pessoa e não na doença de um órgão ou na fisiologia da pessoa como o faz a medicina. Deve-se, portanto valorizar as práticas tais como: a observação, a experiência e o registro de dados que são essenciais para desenvolver uma metodologia de trabalho que acentue a possibilidade de resolução.

        Para Florence Nightingale o cuidado de enfermagem deve valorizar a relação entre seres humanos e seu ambiente, faz com que se reflita sobre os aspectos éticos e morais da enfermagem, o que permite que os acadêmicos de hoje possam usar o exemplo de Nightingale para moldar o futuro da profissão.

O importante é o cuidado prestado e não só aplicar a técnica de forma correta, mas também praticar ações que garantam ao paciente um tratamento digno e respeitoso sugerido pelos valores morais e pelos princípios éticos de um excelente profissional da área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com