TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Academico

Por:   •  31/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 7

Referencial teórico

1.0 Planejamento em enfermagem

Planejamento segundo KURCGANT 1991, é uma parte da administração que deve ser primordial para execução das demais tarefas, pois permite organizar de maneira metodológica e cronológica as atividades futuras e assim passar pelas possíveis intercorrência sem prejuízos, para que os objetivos individuais e institucionais sejam alcançados.

Em meio aos conflitos do cotidiano, das mudanças técnicas e sócias é possível afirmar que o planejamento é uma ferramenta indispensável para a administração, uma vez que formula estratégias para se obter compreensão, a antecipação, a cooperação e a exploração das mudança. Ainda KURCGANT 1991afirma:“o planejamento envolve portanto raciocínio, reflexão e análise sobre a maneira de realizar determinadas tarefas, bem como sua abrangência”.

Já para GAMA 2010 o planejamento é o oposto da improvisação é uma ação elaborada, peça necessária para se obter a eficácia.

Com tudo administra na enfermagem inclui primeiramente o planejamento este ponto de referencia para qualquer atividade a ser desenvolvida. GAMA 2010 descreve que “o assistir depende basicamente do planejar, envolve todos os atos do enfermeiro, de forma direta e indireta para que o cuidar seja concretizado, na produção de ações individualizadas que atendam as necessita desde enfermagem, do paciente/cliente/usuário, de sua família e da comunidade”.

Esquema 1

Na enfermagem para se ter eficácia e alcançar os objetivos, tendo o cliente e a redução de custo institucionais é preciso que os enfermeiros planeje sua gerencia, sua sistematização da assistência, sua investigação, o seu ensino e todas as demais tarefas. Além de conhecer a realidade em que atua para conseguir manter ou alterar e/ ou reajustar a realidade, devendo assim sempre ser realizado o planejamento (GAMA, 2010).

Esquema 2

1. Princípios do planejamento

Para KURCGANT 1991, os princípios são alicerce para se manter as teorias, devendo estes ser aplicado, ressaltando que as modificações acontece e que não existe uma verdade absoluta, sendo o bom senso o intermediador.

São princípios básicos do planejamento: definição do objetivo, flexibilidade, participação, coordenação, integração e permanência. GAMA 2010, contextualiza que o planejamento vai além do nosso olhar ele se volta para o futuro e o enfermeiro deve sempre aplica-lo e o mesmo deve ser permanente e continuo.

1. Características do planejamento

um bom planejamento cursa por alguns adjetivos de acordo com GAMA 2010: ser claro , simples, não possuir ambiguidade, ser estável e ao mesmo tempo ser flexivo de maneira a adaptar-se quando assim for necessário, ser econômico e realista, ser analista a cerca delas atividades exercidas, ser promissor, estar sempre como o olhar no futuro, ser racional e justificável, ser antenado e atento com o ambiente organizacional.

1. Fases do planejamento

O primeiro passo para se planejar é identificar o objetivo, posteriormente formular estratégias e políticas que visam alcançar o mesmo, estabelece desta maneira uma decisão. assim é possível afirmar que o planejar é um método clínico e possui fases para serem alcançados os objetivos. Segundo KURGANT 1991, as fases se classificam em:

* Conhecimento da realidade (diagnostico) institucional: ter visão integral do paciente, da sua equipe e do seu ambiente de trabalho interno e externo;

* Determinar os objetivos: o que se espera em um determinado período de tempo, estes podem ser a curto, a médio e a longo prazo, bem como são classificados em gerais e específicos;

Esquema

* Estabelecimento de prioridade: escolha de um ou mais meios para se obter o objetivo;

* Seleção de recursos: faz-se necessário o levantamento de todos os recursos que serem utilizados para implantação do planejamento;

* Estabelecimento do plano operacional: depende da sua abrangência, podendo ser estratégico, tático e operacional;

* Desenvolvimento: as questões o que, porque, quem como e quando são colocadas em pratica. envolvendo a coordenação esta indispensável para delegar as responsabilidades de todas as partes atuantes, para que se alcance o objetivo e

* Aperfeiçoamento: se da pela avaliação e replanejamento.

1. Instrumentos aplicados no planejamento

GAMA 2010 pontua alguns instrumentos de agregação para o planeamento nos quais auxiliam a traçar as estratégias sendo eles: o cronograma, o gráfico de Gantt, a técnica de revisão e avaliação de projetos ou programas e o gerenciamento via diagrama de árvore.

Esquemas

1. tipos de planejamento

o planejamento se subdivide em três esferas segundo gama 2010 e kurcgant 1991, sendo eles o planejamento estratégico o planejamento tático e o planejamento operacional.

planejamento estratégico tático e operacional

O planejamento estratégico se organiza de maneira a definir estratégias de longo prazo nas empresas, visto que este e programado para um período de 5 a 10 anos. Para que este seja realizado e preciso inicialmente realizar um mapeamento organizacional partindo das seguintes perguntas: o que fazer?, por que fazer?, onde se quer chegar? e quais valores?. Kurcgant 1991 levanta uma questão relevante afirmando que apesar do planejamento estratégico ser criado para um longo prazo, o esmo deve ser revisado e atualizado, exemplificando como um plano estratégico na área da saúde “saúde para todos no ano 2000”.

O planejamento tático são realizados para serem empregados em médio prazo, possui ações para áreas especificas dentro das instituições atuando assim em cada área de forma individualizada, para um período previsto de 1 a 3 anos. São questões norteadoras desta estratégia: como de ser feito? Vale a pena fazer? e vai funcionar?. Kurcgant 1991 pontua como uma estratégia tática na área da saúde “II plano decenal de saúde para as Américas”.

O planejamento operacional é plano de curto período de alcance, são mais focados, elaborado para um período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com