TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho O Envelhecimento da População

Por:   •  9/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNISUL

Enfermagem

Eduardo Schramm de Freitas

Saúde do adulto e idoso: UC dual; Asilo dom Bosco Itajaí – SC

Balneário Camboriú – SC

2021

Introdução:

    A terceira idade, também conhecida como velhice, é a fase mais avançada da vida do ciclo de vida humano, no qual acontece uma série de mudanças, tanto no corpo como na mente: a pele vai ficando enrugada, os cabelos começam a embranquecer, a disposição já não é mais a mesma e alguns problemas de saúde tendem a surgir com o tempo. Considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o estágio de vida iniciado a partir dos sessenta e cinco anos, é a fase em que os indivíduos tendem a possuir muitas experiências de vida, com a tendência à repassá-las para as pessoas mais próximas e familiares.

   O envelhecimento da população se deve, principalmente, ao desenvolvimento da medicina, o que diminui os casos de mortes por doenças cardiovasculares. Com as pessoas vivendo mais, as doenças crônicas e o bem-estar na terceira idade vão se tornar uma preocupação da saúde pública global. 

   Sabemos também que é nessa fase onde algumas pessoas se sentem mais sozinhas e até mesmo abandonadas, a depressão e o abandono nessa fase da vida é algo muito recorrente em idosos institucionalizados, sendo isso causado por diversos motivos.

   A Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI - Asilo Dom Bosco, localizado na Rua Indaial nº 1299 em Itajaí - SC, é uma organização não governamental da sociedade civil, que visa promover o atendimento e institucionalização de pessoas idosas, dependentes, semi dependentes ou independentes, vulneráveis ou não de recursos econômicos financeiros e familiares, garantindo proteção integral aos mesmos, promovendo seu bem estar físico, mental e social, viabilizando acesso às políticas públicas promovendo a garantia de seus direitos sociais.

   Neste trabalho será abordado o quadro clinico de uma paciente idosa institucionalizada no ILPI Asilo Dom Bosco, e também será discorrido brevemente sobre a história da Instituição de Longa Permanência – Asilo Dom Bosco, que foi fundada em 17 de março de 1936, tendo como fundadores: João Cesário Pereira, Juvenal Fiúza Lima, José Corbeta e Claudionor Uriarte.

A Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI - Asilo Dom Bosco:

    Fundado em 17 de maço de 1936, por João Cesário Pereira, Juvenal Fiúza Lima, José Corbeta e Claudionor Uriarte, o ILPI foi inaugurado quinze anos depois, em 15 de Agosto de 1951, com uma diretoria composta por João Cesário Pereira, José Corbeta, Laércio Malburg, Rosinha de Souza, Elisabeth Malburg e Laura Korb.

   O primeiro desafio encontrado pelos fundadores foi edificar um prédio para que pudesse acolher os idosos necessitados que houvessem na cidade, por isso um dos fundadores o senhor Juvenal Fiúza Lima doou um de seus terrenos para a construção do prédio, que na época media 96m de frente e 171m de profundidade.

    A Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI - Asilo Dom Bosco, localizado na Rua Indaial nº 1299 em Itajaí - SC, é uma organização não governamental da sociedade civil, que promove o atendimento e institucionalização de pessoas idosas, dependentes, semi dependentes ou independentes, vulneráveis ou não de recursos econômicos financeiros e familiares, garantindo proteção integral aos mesmos, promovendo seu bem estar físico mental e social, viabilizando acesso às políticas públicas promovendo a garantia dos direitos sociais.

  O ILPI conta com 38 quartos para acomodar os 90 idosos institucionalizados, 2 enfermarias, 1 sala de serviço social e psicologia, refeitório, sala de TV, sala de preparo de dieta para os idosos e uma sala específica para o preparo de dieta enteral. O quadro de profissionais é composto por 30 técnicos de enfermagem divididos em 4 turnos, 2 fisioterapeutas, 2 assistentes sociais, 2 psicólogos, 1 terapeuta ocupacional, 1 nutricionista, 1 médico, 1 fonoaudiólogo e 3 enfermeiros.  

  O ILPI atualmente passa por reforma devido a passagem de um ciclone extratropical que destelhou grande parte do prédio, causando prejuízos a instituição e aos idosos residentes. Por conta disso, os idosos, e grande parte das instalações tiveram que ser remanejadas, quartos foram fechados, o refeitório principal precisou ser transformado em um único quarto que alojava vários idosos durante o processo de reconstrução do telhado, e a lavanderia assim como outras dependências tiveram que ser trocadas de lugar para que o prédio fosse reformado sem maiores prejuízos ao bem estar dos idosos que ali residem.

   A reforma embora necessária causa sempre transtornos tanto para os idosos quanto para a equipe profissional. Conforme relato de uma profissional, alguns idosos sentiram angustiados devido a realocação de seus quartos, pois cada quarto funciona como se fossem suas próprias casas, com seus objetos pessoais, recordações de família e lembranças de uma vida inteira.

   O ILPI passou grandes apuros durante a pandemia do novo coronavírus, pois grande parte dos idosos institucionalizados teve diagnóstico positivo devido à alta resistência em aderir o uso de máscaras como método de prevenção e propagação da doença.      

  Felizmente hoje todos foram vacinados e já possuem imunidade contra o coronavírus, havendo apenas três óbitos desde o início da pandemia até a data em que foi realizada a visita, dia 28 de abril de 2021.

Visita ao ILPI Asilo Dom Bosco:

   No dia 28 de Abril de 2021, eu e mais duas colegas fizemos uma visita exploratória até o ILPI Asilo Dom Bosco, com a finalidade de conhecer todas as instalações, principais problemas e os idosos que ali residem. No primeiro momento fomos recepcionados pela Enfermeira Natali Grumiché, que nos apresentou todas as dependências do prédio. Logo em seguida, no segundo momento, a enfermeira nos levou para conhecer alguns dos idosos para que pudéssemos realizar nosso estudo de caso. Cada aluno escolheu um idoso para trabalhar em cima de seu quadro clinico, buscando trazer algum tipo de melhoria durante a sua permanência no ILPI através de intervenções de Enfermagem.

[pic 2]

 *foto autorizada pela Enfermeira Natali e pelas colegas Mariza e Luciane.

Estudo de caso:

 Paciente Maura Schmidt, sexo feminino, 83 anos, dependente, responsiva, apresenta audição prejudicada, lesão por pressão na parte inferior do membro amputado, e hipertensão. Apresenta quadro de depressão por conta da amputação de seus membros inferiores causada pela Doença Arterial Obstrutiva Periférica DAOP, e por não ver mais seus familiares, pois sua filha e seu genro foram presos, e seus netos levados para um abrigo de menores. Maura não vivia em condições muito boas antes de chegar ao ILPI, a enfermeira relata que por mais que sua filha cuidasse de Maura, ela chegou ao asilo com algumas ulceras por pressão e com alguns outros edemas e feridas causadas pela falta de higiene apropriada, eliminações vesicais e intestinais presentes (SIC) faz uso de fraldas, e relata ser ex tabagista. Faz uso de medicações como: Dipirona de 500mg, AAS de 100mg, Sinvastatina de 40mg, Sulfato Ferroso de 300mg e Enalapril de 20mg.

Diagnósticos de Enfermagem:

- Baixa alta estima situacional caracterizada por sentimentos de inutilidade, relacionado à alteração na imagem corporal.

- Distúrbio na imagem corporal caracterizado por ausência de parte do corpo, relacionado à alteração do corpo.

- Distúrbio na imagem corporal caracterizado por ausência de parte do corpo, relacionado à doença.

- Integridade da pele prejudicada caracterizado por alteração na integridade da pele, relacionado á fatores mecânicos.

- Risco de lesão relacionado à extremos de idade.

- Risco de lesão relacionado á uso de fraldas.

- Risco de queda relacionado à mobilidade prejudicada.

- Risco de queda relacionado à idade superior a 65 anos.

- Risco de ulcera por pressão relacionado à pressão sob proeminência óssea.

- Risco de ulcera por pressão relacionado a extremos de idade.

- Risco de integridade da pele prejudicada relacionado à extremo de idade.

- Risco de integridade da pele prejudicada relacionado à fatores mecânicos.

- Risco de infecção relacionado à alteração na integridade da pele.

Intervenções de Enfermagem:

- Hidratar a pele da paciente diariamente.

- Aliviar a pressão sob proeminências ósseas, com o auxilio de coxins e mudança de decúbito de duas em duas horas.  

- Prevenir ulcera por pressão realizando a mudança de decúbito.

- Estimular a circulação massageando a paciente.

- Incentivar a paciente a ingesta de água e líquidos para melhora do aspecto da pele e hidratação da mesma.

- Realizar higiene intima da paciente, diariamente e sempre que necessário, para evitar lesões na região genital e possíveis doenças.

- Dar banho na paciente diariamente, para manter sua dignidade e manter a pele livre de sujidade e eventuais lesões.

- Manter as grades da cama elevadas, evitando risco de queda.

- Realizar consultas com psicólogo regularmente, para tratar e melhorar seu quadro de depressão e baixa alto estima.

- Manter a pele seca e hidratada para evitar infecções no tecido tegumentar.

- Atentar aos horários de medicação da paciente, a fim de evitar atrasos e controlar sua hipertensão arterial sistêmica.

- Verificar diariamente seus sinais vitais, dando maior atenção a aferição da PA.

- Incentivar a paciente a realizar atividades de lazer.

- Levar a paciente para passear pelas dependências do asilo e tomar banho de sol diariamente.

Conclusão:

   Concluo com esse trabalho que a finalidade da UC dual é nos aproximar cada vez mais do mercado de trabalho e das vivências na área da Enfermagem. A UC dual na matéria de Atenção Integral a Saúde do Adulto e Idoso, nos proporcionou um contato maior e direto com idosos institucionalizados, trazendo assim uma experiência rica e muito satisfatória, ainda mais em tempos de pandemia.

   As ILPI’s por vezes são lugares mal vistos, tanto para com os profissionais quanto aos idosos que ali residem, é comum o pensamento de que todos são pessoas tristes e que não possuem nenhum amparo emocional, o que não é verdade, o que vimos no asilo foi completamente o oposto disso, os profissionais que ali trabalham, trabalham com amor e vontade, a relação deles com os idosos é de muito respeito, carinho e atenção, buscando tratar todos com equidade.

   O trabalho realizado nas ILPI’s é um trabalho essencial e de amparo emocional, muitos idosos estão ali não possuem família para ofertar auxilio necessário, ou não possuem condições físicas, mentais e emocionais estruturadas para ter autonomia suficiente para o cuidado da vida.

     

Referências Bibliográficas:

- Referência: HARTMANN JÚNIOR, José Antônio Spencer; GOMES, Giliane Cordeiro. Depressão em idosos institucionalizados: as singularidades de um sofrimento visto em sua diversidade. as singularidades de um sofrimento visto em sua diversidade.2014.Disponívelem:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582014000200006. Acesso em: 10 maio 2021.

- Referência: URIARTE FILHO, Mario. Mural Histórico de Itajaí: asilo dom bosco. AsiloDomBosco.2021.Disponívelem:http://muralhistoricodeitajai.blogspot.com/2009/08/asilo-dom-bosco.html. Acesso em: 10 maio 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (202.8 Kb)   docx (129.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com