TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Sarampo - Anhanguera

Por:   •  20/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIDADE OSASCO

ENFERMAGEM: HISTÓRIA E EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ENFERMAGEM

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA

SARAMPO

GRUPO:

OSASCO

2015

Introdução

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, onde o homem é o único hospedeiro natural conhecido, uma doença de distribuição universal que apresenta variação sazonal. Nos climas temperados, observa-se aumento da incidência no período compreendido entre o final do inverno e o início da primavera; nos climas tropicais, a transmissão parece aumentar depois da estação chuvosa. O comportamento endêmico-epidêmico do Sarampo varia de um local para outro e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a susceptibilidade da população, bem como da circulação do vírus na área. Atualmente, nos países que conseguem manter altos níveis de cobertura vacinal, a incidência da doença é reduzida, ocorrendo em períodos de cinco a sete anos. No entanto, quando os susceptíveis vão se acumulando e chegam a um quantitativo suficiente para sustentar uma transmissão ampla, podem ocorrer surtos explosivos que também afetam, escolares, adolescentes e adultos jovens.

A viremia causada pela infecção provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção. Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do Sarampo, particularmente em crianças desnutridas, menores de 1 ano e os que vivem nos países de menor desenvolvimento econômico.. É transmitido diretamente de pessoa a pessoa, através das secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Essa forma de transmissão é responsável pela elevada contagiosidade da doença.

 

Agente Etiológico

O vírus do Sarampo pertence ao gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae.

Sobre este virus nós temos que guardar as seguintes informações:

  • é um RNA vírus
  • tem envelope lipoproteico
  • tem diâmetro de 120 a 250 nm,
  • esférico,
  • pleomórfico,
  • não é segmentado

 

 Tratamento

Não existe tratamento específico para a infecção por Sarampo. A vacinação é a melhor forma de proteção contra o sarampo e, mesmo depois que a doença já tenha começado a se espalhar. Somente nos casos em que haja complicações será necessário utilizar um antibiótico.

É recomendável a administração da vitamina A em crianças acometidas pela doença, a fim de reduzir a ocorrência de casos graves e fatais. A OMS recomenda administrar a vitamina A para todas as crianças, no mesmo dia do diagnóstico do Sarampo, nas seguintes dosagens:

 

Menores de seis meses de idade – 50 mil UI (unidades internacionais):

•      uma dose, em aerossol, no dia do diagnóstico;

•      outra dose no dia seguinte.

 

Entre 6 e 12 meses de idade – 100 mil UI:

•      uma dose, em aerossol, no dia do diagnóstico;

•      outra dose no dia seguinte.

 

Maiores de 12 meses de idade – 200 mil UI:

•      uma dose, em aerossol ou cápsula, no dia do diagnóstico;

•      outra dose no dia seguinte.

 

Para os casos não complicados, manter a hidratação, o suporte nutricional e diminuir a hipertermia. Muitas crianças necessitam de quatro a oito semanas para recuperar o estado nutricional que apresentavam antes da doença.

Complicações como diarréia, pneumonia e otite média devem ser tratadas de acordo com normas e procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.        

História Natural da Doença

Período de Transmissibilidade

Ocorre entre 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema, e até 4 dias após. O período de maior transmissibilidade é o de 2 dias antes e 2 dias após o início do exantema.

 

Período de Incubação

Geralmente, de 10 dias (variando de 7 a 18 dias), desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (143.7 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com