TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho desafio anhanguera

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DESAFIO PROFISSIONAL

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL;

SOCIOLOGIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO

AMBIENTE.

EQUIPE:

Luciana Silva Furtado RA: 9910157507, Nayara dos S. Costa RA: 9910152848

Rosilda R. da Cruz RA: 9749437726, Gilmara Leite dos Santos RA: 9910172884

Rita de Cássia Farias RA: 9512354717

Apresentado à Universidade Anhanguera - UNIDERP, Produção de um Relatório que aproxime o Capítulo II do Código de Ética do

Assistente Social, que trata “Dos Deveres Fundamentais” da profissão, e a “Carta da Terra”, um projeto de iniciativa das Nações Unidas, contendo princípios éticos para a construção de uma sociedade justa, sustentável, pacífica no século XXI.

Orientadora: Milena Nunes

SUMÁRIO

SUMÁRIO ___________________________________________________________________________________3

INTRODUÇÃO _______________________________________________________________________________4

O QUE É A CARTA DA TERRA ________________________________________________________________4

QUAL A SUA IMPORTÂNCIA _________________________________________________________________4

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E JUSTA.______________________________________________________________________5

REFLEXAO SOBRE OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO SOCIAL DO SÉCULO XXI DESTACANDO A POSTURA DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE DOS TEMAS ECOLOGIA

SUSTEN-TÁVEL, JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA, DEMOCRACIA E PAZ_______________________6

BREVE REFLEXÃO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA QUESTÃO AGRÁRIA ___________7

REFLEXÃO SOBRE A REFORMA AGRARIA____________________________________________________8

CONSIDERAÇÕES FINAIS ____________________________________________________________________8

BIBLIOGRAFIA______________________________________________________________________________9

1.0 INTRODUÇAO

1.1 O QUE É A CARTA DA TERRA

O marco definitivo deu-se em 1992 com a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD/UNCED) que foi realizada na cidade do Rio de Janeiro (Brasil), de 3 a 14 de junho de 1992. Essa Conferência foi também chamada de “Cúpula da Terra”, pois representou o maior encontro internacional de cúpula de todos os tempos, com a participação de 175 países e 102 chefes de estado e de governo. Ela ficou conhecida como ECO-92 ou, simplesmente, RIO-92.È um documento importante que será utilizado para inúmeras atividade ambientais. Uma das missões e elaborar e manter o desenvolvimento sustentável e também criar uma ética, uma conduta para pessoas e nações, rumo a sustentabilidade onde será capaz de reprimir e eliminar a escassez extrema de alimentos, educação, oportunidades, informações e meios de sobrevivência.

Necessitamos com urgência de uma visão compartilhada de valores básicos para proporcionar um fundamento ético à comunidade mundial emergente. Portanto, juntos na esperança, afirmamos os seguintes princípios, interdependentes, visando a um modo de vida sustentável como padrão comum, através dos quais a conduta de todos os indivíduos, organizações, empresas, governos e instituições transnacionais serão dirigidos e avaliados. È um chamado para contribuirmos para uma geração de uma sociedade global num contexto critico e histórico.

1.2 QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

Hoje para a humanidade a carta da terra é de uma valiosa importância nela e encontrada todas as informações de como devemos preservar o meio ambiente e todos os seres vivos existentes no planeta terra. Estamos diante de momentos críticos na historia da terra e elas contem informações importantes para combatermos, estabelecer e proteger reservas naturais e da biosfera viáveis, incluindo terras selvagens e áreas marinhas, para proteger os sistemas de sustento à vida da Terra, manter a biodiversidade e preservar nossa herança natural. Essa informação servira também para futuras gerações, pois contem orientações que ira gerar mudanças de comportamento para o ser humano e sua forma de pensar, agir e viver em um ambiente sustentável para melhores condições de vida para evolução e sobrevivência na terra.

Os princípios da carta da terra gera para humanidade, uma construção de uma sociedade democrática onde todos participam do seu desenvolvimento capaz de suprir as necessidades, de assegurar direitos para todos os indivíduos e também proporcionar a realização de seu potencial, promover uma justiça econômica e social, tornando-o favoráveis melhores condições de vida.

2.0 A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL E JUSTA.

O Serviço Social encontra-se relacionado ao desenvolvimento sustentável, uma vez que o Desenvolvimento Sustentável está presente no contexto ambiental e configura-se como uma das múltiplas expressões da questão social; e, assim, objeto de trabalho do Serviço Social.

O Assistente Social terá grande contribuição no Desenvolvimento Sustentável, quando prepara cidadãos para uma reflexão crítica e reflexiva; e,consequentemente, para uma ação social corretiva e transformadora no seu âmbito de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com