TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtorno de Personalidade Borderline

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  1.865 Visualizações

Página 1 de 4

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE

Isabela Cristina da Silva¹

Resumo: O presente artigo de revisão trata-se sobre o “Transtorno de Personalidade Borderline”, serão abordados brevemente o conceito da doença, o sofrimento de quem a tem, sintomas, medicamentoterapia, terapias e a vida social do portador.

Abstract: This review article it is about " Borderline Personality Disorder " , the concept of the disease will be addressed, the suffering of those who have symptoms , medicamentoterapia , therapies and social life carrier .

Palavras chave: Pesquisa, Psiquiatria, Transtorno de Personalidade Borderline.                                                                                                                              Área do conhecimento: Saúde Mental.

Introdução

O Transtorno de Personalidade Borderline ou Sindrome de Borderline, envolve todo o psicológico do ser humano, é uma condição mental grave. Por um lado, chamamos assim de “lado bom” é que o portador pode levar uma vida normal desde que faça seu tratamento da maneira correta com acompanhamento regular médico, e o “lado ruim”, chamamos assim pois o indivíduo terá de conviver com a doença para o resto de sua vida. (DOS SANTOS, 2013)

O indivíduo Borderline sofre constantemente, de pessoa para pessoa há variações sim, claro, porém muito parecidas. O sentimento dessas pessoas pode variar muito em apenas algumas horas, são muito instáveis, podem invadir o indivíduo de modo súbito, caótico, avassalador e desenfreado. (SIMÕES, 2012)

Esse tipo de transtorno compreende um padrão de instabilidade das relações interpessoais, da auto imagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge por volta do começo da vida adulta e está presente em vários contextos. (COSTA, 2013)

Antigamente, por volta do ano de 1884, surgiu o primeiro conceito do que é chamado hoje “Borderline”, originalmente designava um grupo de pacientes que viviam no limite da sanidade (termo: Limítrofe), ou seja, “Borda, Borderline”, entre a neurose e a psicose. (BARBOSA, 2015)

As causas contribuem de fatores com predisposição genética até as experiências emocionais precoces e para fatores ambientais, os fatores traumáticos e situações de abuso e negligência. Envolvendo assim; Os fatores genéticos e a instabilidade familiar. (REIS, 2013)

Os Borderlines se caracterizam por terem grande instabilidade emocional, desregulação afetiva excessiva, sentimentos polarizados do tipo “tudo ótimo, tudo péssimo” ou “eu te adoro, eu te odeio”, angustia de abandono, dentre outros que originam comportamentos impulsivos perigosos, sendo comum a presença recorrente de autolesivos, tentativas de suicídio e sentimentos profundos de vazio e tédio. (NETO, 2011)

Pessoas com esse transtorno, são verdadeiros vulcões, prestes a explodir a qualquer momento, apresentam também alterações súbitas de humor, suas relações interpessoais são intensas e instáveis ao mesmo tempo, tornando assim muito difícil o convívio próximo delas. (NETO, 2011)

Metodologia

Foi utilizado o método qualitativo e também revisões bibliográficas do site SCIELO e BIREME. Foram feitas pesquisas em livros acadêmicos e uma entrevista com um portador.

Resultados

O diagnóstico desse tipo de doença é feito por uma minuciosa avaliação psiquiátrica feita por um profissional qualificado, ou seja, especializado na área. O método de envolver o paciente no diagnóstico e ir perguntando com qual ele se caracteriza melhor ajuda muito o paciente a aceitar melhor a doença. Por outro lado há profissionais que preferem não dizer o diagnóstico já de primeira instancia, prefere esperar pela estigma do paciente e por antigamente, o transtorno ter sido dado como intratável. É importante lembrar que o diagnostico é feito por uma série de coleção de traços, não por somente o que o paciente relata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com